Ana Isabel Pereira Pinheiro da Silva
POLITÉCNICO DE VISEU • Escola Superior de Educação • 0000-0002-5751-3902 | 7619-AD86-DEE0
SCIENTIFIC PRODUCTION
Balula J. P. Melão D. Silva A. I. (2020). Formação de leitores na (e para a) complexidade. In D. Simões M. Teixeira (Eds.) Propostas Didático-Pedagógicas para as Aulas de Português. Tomo II -Portugal (pp. 286-316). Rio de Janeiro Brasil: Dialogarts. ISBN: 978-65-5683-015-5
Silva A.I. (2023). Caminhos para uma biblioteca inclusiva: Processos de adaptação de livros para sistemas pictográficos. In S. Felizardo E. Ribeiro E. Martins & R. Fernandes (Eds.) Apontamentos de Educação Especial e Inclusiva@2023 (pp. 39-50). Escola Superior de Educação de Viseu.
Matos A. R. Ribeiro E. Silva A. I. (2021). Programa de intervenção para o desenvolvimento de competências facilitadoras da leitura e da escrita em contexto de educação pré-escolar. In Felizardo S. Ribeiro E. Martins E. Fernandes R.(Eds.) Apontamentos de Educação Especial e Inclusive@2021 (pp. 9-32). Viseu Portugal: Escola Superior de Educação de Viseu (ESEV). ISBN: 978-989-53495-1-7
Freitas A. Silva A.I. & Amante S. (2021). Práticas discursivas de jornalistas portugueses em tempo de COVID-19. In F.R. Cádima & I. Ferreira (Coord.) Perspectivas multidisciplinares da Comunicação em contexto de pandemia (Vol. II pp. 90-110). Lisboa: ICNova. https://doi.org/10.34619/4oeg-jmum. http://hdl.handle.net/10400.19/6853
Alves S. & Silva A.I. (2021). LGP na educação pré-escolar com crianças ouvintes: Repercussões e interferências na compreensão global de histórias. In C. Morgado (Coord.) Cadernos Pedagógicos I Da formação linguística às práticas educativas na Educação de Infância e no Ensino Básico (pp.86-102). Porto: IPP-ESE.
Amante S. Silva A. I. (2020). O docente que cria atividade na aula de Línguas: cenários criativos. In Ramalho H. Cardoso A. P. Rocha J. Lacerda C. Figueiredo M. (Eds.) Aprender é Coisa Séria: Contributos para a construção do saber escolar I (pp. 81-92). Viseu Portugal: ESEV. ISBN: 978-989-54743-0-1
Melão D. Silva A. I. (2018). «Por afetos e inquietações revisitadas»: Práticas de leitura e processos de supervisão na formação inicial. In Balça A. Pomar C. Costa C. Bezelga I. Moreira L. & Magalhães O. (Eds.) A Formação de Educador@s e Professor@s: Olhares a partir da UniverCidade de Évora. Évora: Universidade de Évora (pp. 149-177). Portugal: Universidade de Évora
Macário M. J. Silva A. I. (2024). Análise crítica do discurso: proposta didática de abordagem com estudantes do ensino superior. Acta Scientiarum. Language and Culture 46(1) e69372. http://dx.doi.org/10.4025/actascilangcult.v46i1.69372
Amante S. Pereira F. & Silva A. I. (2024). Co-creation and Pedagogical Innovation in Higher Education: An Account of Two Trainees and Facilitators Participating in the Demola Portugal Initiative. Journal of Global Business and Technology 20(2) 88-102.
Amante S. Freitas A. Silva A. I. (2023). Representatividade do Movimento Americano #MeToo nos Media Online Portugueses. Revista Conhecimento Online 2 211-234. http://dx.doi.org/10.25112/rco.v2.3330
Lúgaro C. Araújo e Sá M. H. Silva A. I. (2023). A leitura de textos plurilíngues por estudantes surdos a partir de uma abordagem de intercompreensão: enfoques sobre a dimensão psicológica. DELTA: Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada 39(1) 1-29. http://dx.doi.org/10.1590/1678-460×202359804
Lúgaro C. Araújo e Sá M. H. Silva A. I. (2021). Intercompreensão em línguas para surdos: uma proposta para o desenvolvimento das multiliteracias. Revista Lusófona de Educação 54(54) 13-34. Retrieved from https://revistas.ulusofona.pt/index.php/rleducacao/article/view/8170
Melão D. & Silva A. I. (2019). Literatura Leitura e leitores na educação básica – reflexões sobre a prática de ensino supervisionada. Revista Polyphonía 29(2) 301-314. doi: 10.5216/rp.v29i2.57114
Melão D. Silva A. I. Balula J. P. (2018). Representações da leitura de futuros educadores sociais – um estudo de caso. Indagatio Didactica 10(5) 111-127.
PROJECTS
PROJ/IPV/ID&I/026 | INCLUDING +: DIVERSITY AND INCLUSION IN HIGHER EDUCATION