missão
Desenvolver investigação em educação, em ambientes escolarizados e não escolarizados, funcionando como uma estrutura de suporte vital para projetos e intervenções socioeducativas inovadoras.
Promover atividades interdisciplinares de pesquisa em rede, aproveitando as tecnologias digitais para fomentar a colaboração e cooperação entre investigadores.
Intervir diretamente nos desafios complexos da educação contemporânea, utilizando para isso abordagens interdisciplinares e um compromisso com práticas baseadas na promoção da ciência e cultura para impulsionar o desenvolvimento humano e social.
visão
O CI&DEI pretende ser um catalisador do impacto transformador na educação, com foco na sustentabilidade e coesão territorial.
Procura ser líder na promoção de uma educação holística de qualidade, ao longo da vida, considerando as dimensões pedagógicas e culturais em múltiplos contextos socioeconómicos e territoriais.
Esta visão é alimentada por uma cultura de inovação, diversidade e responsabilidade social, apoiada numa base epistemológica socioconstrutivista e numa abordagem sociocrítica que valoriza a construção do conhecimento com investigação e intervenção social, interdisciplinares e ancoradas no saber profissional.
prioridades estratégicas
Reforçar o compromisso com a qualidade da formação de professores, centrando-se no fortalecimento da ligação entre Prática e Teoria, promovendo a interdisciplinaridade e o multiculturalismo, incentivando abordagens centradas nos aprendentes, utilizando criticamente recursos digitais e Inteligência Artificial, e estimulando o desenvolvimento do pensamento crítico.
Aprofundar a integração e a coesão territorial da educação, conduzindo investigação sobre abordagens locais à aprendizagem e assimetrias territoriais no ensino.
Promover a sustentabilidade ambiental, social e cultural, através da investigação.
Os órgãos de gestão para o período 2025-2029 incluem: o coordenador científico; a direção; o conselho científico; a comissão de coordenação científica (composta pela direção e pelos coordenadores de cada linha de investigação); e o conselho consultivo externo.

CONSELHO
CONSULTIVO
EXTERNO
Jose Maria Fernandez Batanero
trending_flat Universidad Sevilla, Spain
Rui Manuel Marques
trending_flat Instituto Padre António Vieira, Portugal
Joe O’Hara
trending_flat Dublin City University, Irland
Margarida Gaspar de Matos
trending_flat Universidade de Lisboa, Portugal
Petra Grell
trending_flat Technische Universität Darmstadt, Germany
Jorge Arroteia
trending_flat Universidade de Aveiro, Portugal
Carlos Alberto Vilar Estêvão
trending_flat Universidade do Minho, Portugal
Políticas Educativas, Didáticas e Formação
Visa aprofundar a investigação sobre políticas educativas e a organização dos sistemas de educação e formação em múltiplas dimensões. Simultaneamente, desenvolve investigação em Didática para uma educação transformadora e inovadora, orientada para a cidadania crítica e o desenvolvimento sustentável.
Educação para a Saúde e Qualidade de Vida
Centra-se no avanço da investigação sobre os determinantes da saúde e práticas saudáveis. Tem como objetivo promover comportamentos que melhorem a saúde e o bem-estar através de experiências de aprendizagem inovadoras, promovendo simultaneamente a equidade, a inclusão e a saúde para todos.
Educação, Cidadania e Inclusão
Foca-se na investigação e intervenção para fomentar a inclusão, a cidadania e a diversidade cultural. Aborda questões como discriminação, migração e adaptação cultural, dando especial ênfase ao estudo da acessibilidade e integração de pessoas com deficiência e à inclusão através do desporto. Comprometida com a educação inclusiva, procura contribuir para a compreensão dos fenómenos sociais e para a promoção de práticas educativas que favoreçam a igualdade e a participação ativa na sociedade.
TIC e Multimédia na Educação
Pretende fortalecer redes de investigação e centra-se no desenvolvimento e aplicação do conhecimento em literacia digital, bem como na criação de estratégias e recursos tecnológicos para a aprendizagem presencial e a distância, tanto em contextos escolares como não escolares. Procura criar um espaço colaborativo que promova competências avançadas no uso de tecnologias emergentes na educação, como a Inteligência Artificial.
integrados
colaboradores
integrados
colaboradores
integrados
colaboradores
integrados
colaboradores
2025
linhas de
investigação
organização
instituições de gestão
→ Sandrina Milhano | Instituto Politécnico de Leiria
→ Tiago Almeida | Instituto Politécnico de Lisboa
redefinição
→ Políticas Educativas, Didáticas e Formação
→ Educação para a Saúde e Qualidade de Vida
→ Educação, Cidadania e Inclusão
→ TIC e Multimédia na Educação
2024
organização
instituição de gestão principal
→ Antonino Pereira | Instituto Politécnico de Viseu
instituições de gestão
→ Pedro Tadeu | Instituto Politécnico da Guarda
→ Hélia Pinto | Instituto Politécnico de Leiria
→ Maria João Silva | Instituto Politécnico de Lisboa
conselho consultivo externo
→ Jose Maria Fernandez Batanero | Universidad Sevilla, Spain
→ Rui Manuel Marques | Instituto Padre António Vieira, Portugal
→ Joe O’Hara | Dublin City University, Irland
→ Margarida Gaspar de Matos | Universidade de Lisboa, Portugal
→ Petra Grell | Technische Universität Darmstadt, Germany
→ Jorge Arroteia | Universidade de Aveiro, Portugal
→ Carlos Alberto Vilar Estêvão | Universidade do Minho, Portugal
2023
coordenador
científico
nomeação do
coordenador científico
→ Antonino Pereira
2022
linhas de
investigação
redefinição
→ Políticas Educativas, Didáticas e Formação
→ Educação para a Saúde e Qualidade de Vida
→ Educação, Cidadania e Inclusão
→ Educação para o Empreendedorismo e Sustentabilidade
→ TIC e Multimédia na Educação
2020
avaliação FCT
BOM
conselho consultivo externo
→ Jorge Adelino da Costa | Universidade de Aveiro, Portugal
→ José Jesús Gásquez Linares | Universidad Almería, Spain
→ José Maria Fernández Batanero | Universidad Sevilla, Spain
→ Júlio Pedrosa de Jesus | Universidade de Aveiro, Portugal
→ María Cruz Sánchez Gómez | Universidad Salamanca, Spain
→ Rui Manuel Marques | Instituto Padre António Vieira, Portugal
2018
criação
organização
instituição de gestão principal
→ Ana Paula Cardoso | Instituto Politécnico de Viseu
instituições de gestão
→ Pedro Tadeu | Instituto Politécnico da Guarda
→ Hélia Pinto | Instituto Politécnico de Leiria
linhas de investigação
→ Didática e Formação de Professores
→ Educação em Contexto Não Formais
→ Educação Inclusiva
→ Educação para o Empreendedorismo