MISSÃO

Desenvolver investigação educacional de alta qualidade em ambientes escolares e não escolares, servindo como estrutura de apoio a projetos e intervenções socioeducativas inovadoras.

Promover atividades de investigação em rede e interdisciplinares, utilizando tecnologias digitais para facilitar a colaboração.

Responder ativamente aos desafios complexos da educação, adotando abordagens interdisciplinares e comprometendo-se com práticas que promovam o avanço da ciência e da cultura, impulsionando o desenvolvimento humano e social.

VISÃO

O CI&DEI aspira a ser um motor de transformação na educação, priorizando a sustentabilidade e a coesão territorial.

Procura ser pioneiro na promoção de uma educação holística, de alta qualidade e ao longo da vida, considerando as dimensões pedagógicas e culturais e reconhecendo as especificidades dos diferentes contextos socioeconómicos e territoriais.

Esta visão assenta num compromisso com a inovação, a diversidade e a responsabilidade social, sustentada por uma perspetiva epistemológica socioconstrutivista e uma abordagem sociocrítica, que valoriza a construção do conhecimento através da investigação interdisciplinar e da intervenção social, enraizada na experiência profissional.

PRIORIDADES ESTRATÉGICAS

Reforçar o compromisso com a qualidade da formação de professores, centrando-se no fortalecimento da ligação entre Prática e Teoria, promovendo a interdisciplinaridade e o multiculturalismo, incentivando abordagens centradas nos aprendentes, utilizando criticamente recursos digitais e Inteligência Artificial, e estimulando o desenvolvimento do pensamento crítico.

Aprofundar a integração e a coesão territorial da educação, conduzindo investigação sobre abordagens locais à aprendizagem e assimetrias territoriais no ensino.

Promover a sustentabilidade ambiental, social e cultural, através da investigação.

EIXOS ESTRATÉGICOS

Eixo estratégico A
INVESTIGAÇÃO

Investigação sobre aprendizagem ao longo da vida, holística e inclusiva, em contextos escolares e não escolares.

Eixo estratégico B
LIGAÇÃO À COMUNIDADE

Investigação educacional e de intervenção realizada em colaboração com e no seio da comunidade, gerando impactos transformadores na sua sustentabilidade, com um forte foco na equidade, na educação e saúde de qualidade e na justiça social.

Eixo estratégico C
INOVAÇÃO E FORMAÇÃO

Investigação, dentro de uma cultura de inovação, destinada a gerar um impacto transformador na formação, especialmente concebida para os intervenientes envolvidos em intervenções educativas e socioeducativas.

CONSELHO
CONSULTIVO
EXTERNO

Jose Maria Fernandez Batanero
trending_flat Universidad Sevilla, Spain

Rui Manuel Marques
trending_flat Instituto Padre António Vieira, Portugal

Joe O’Hara
trending_flat Dublin City University, Irland

Margarida Gaspar de Matos
trending_flat Universidade de Lisboa, Portugal

Petra Grell
trending_flat Technische Universität Darmstadt, Germany

Jorge Arroteia
trending_flat Universidade de Aveiro, Portugal

Carlos Alberto Vilar Estêvão
trending_flat Universidade do Minho, Portugal

O CI&DEI procura melhorar a coordenação e a gestão, bem como fomentar a interação e a sinergia entre os membros.
Os órgãos de gestão para o período 2025-2029 incluem: o coordenador científico; a direção; o conselho científico; a comissão de coordenação científica (composta pela direção e pelos coordenadores de cada linha de investigação); e o conselho consultivo externo.

Políticas Educativas, Didáticas e Formação

Visa aprofundar a investigação sobre políticas educativas e a organização dos sistemas de educação e formação em múltiplas dimensões. Simultaneamente, desenvolve investigação em Didática para uma educação transformadora e inovadora, orientada para a cidadania crítica e o desenvolvimento sustentável.

Educação para a Saúde e Qualidade de Vida

Pretende fortalecer redes de investigação e centra-se no desenvolvimento e aplicação do conhecimento em literacia digital, bem como na criação de estratégias e recursos tecnológicos para a aprendizagem presencial e a distância, tanto em contextos escolares como não escolares. Procura criar um espaço colaborativo que promova competências avançadas no uso de tecnologias emergentes na educação, como a Inteligência Artificial.

Educação, Cidadania e Inclusão

Centra-se no avanço da investigação sobre os determinantes da saúde e práticas saudáveis. Tem como objetivo promover comportamentos que melhorem a saúde e o bem-estar através de experiências de aprendizagem inovadoras, promovendo simultaneamente a equidade, a inclusão e a saúde para todos.

TIC e Multimédia na Educação

Foca-se na investigação e intervenção para fomentar a inclusão, a cidadania e a diversidade cultural. Aborda questões como discriminação, migração e adaptação cultural, dando especial ênfase ao estudo da acessibilidade e integração de pessoas com deficiência e à inclusão através do desporto. Comprometida com a educação inclusiva, procura contribuir para a compreensão dos fenómenos sociais e para a promoção de práticas educativas que favoreçam a igualdade e a participação ativa na sociedade.




2025

linhas de
investigação

2024

organização
instituição de gestão principal

→ Antonino Pereira | Instituto Politécnico de Viseu

instituições de gestão

→ Pedro Tadeu | Instituto Politécnico da Guarda
→ Hélia Pinto | Instituto Politécnico de Leiria
→ Maria João Silva | Instituto Politécnico de Lisboa

conselho consultivo externo

→ Jose Maria Fernandez Batanero | Universidad Sevilla, Spain
→ Rui Manuel Marques | Instituto Padre António Vieira, Portugal
→ Joe O’Hara | Dublin City University, Irland
→ Margarida Gaspar de Matos | Universidade de Lisboa, Portugal
→ Petra Grell | Technische Universität Darmstadt, Germany
→ Jorge Arroteia | Universidade de Aveiro, Portugal
→ Carlos Alberto Vilar Estêvão | Universidade do Minho, Portugal

2023

coordenador
científico
nomeação do
coordenador científico

→ Antonino Pereira

2022

linhas de
investigação
redefinição

→ Políticas Educativas, Didáticas e Formação
→ Educação para a Saúde e Qualidade de Vida
→ Educação, Cidadania e Inclusão
Educação para o Empreendedorismo e Sustentabilidade
→ TIC e Multimédia na Educação

2020

avaliação FCT

BOM

conselho consultivo externo

→ Jorge Adelino da Costa | Universidade de Aveiro, Portugal
→ José Jesús Gásquez Linares | Universidad Almería, Spain
→ José Maria Fernández Batanero | Universidad Sevilla, Spain
→ Júlio Pedrosa de Jesus | Universidade de Aveiro, Portugal
→ María Cruz Sánchez Gómez | Universidad Salamanca, Spain
→ Rui Manuel Marques | Instituto Padre António Vieira, Portugal

2018

criação
organização
instituição de gestão principal

→ Ana Paula Cardoso | Instituto Politécnico de Viseu

instituições de gestão

→ Pedro Tadeu | Instituto Politécnico da Guarda
→ Hélia Pinto | Instituto Politécnico de Leiria

linhas de investigação

→ Didática e Formação de Professores
→ Educação em Contexto Não Formais
→ Educação Inclusiva
→ Educação para o Empreendedorismo

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