SCIENTIFIC PRODUCTION
Cadima, R., Milhano, S., Jerónimo, M., Pinto, H. (2024).
Experiencias y propuestas sobre la organización y gestión universitaria de la ia en portugal.
In La gestión de la inteligencia artificial en los contextos universitarios iberoamericanos, (pp. 221-237).
Barcelona, Espanha: EDO-Serveis – Universitat Autònoma de Barcelona.
Milhano, S., Cadima, R., Jerónimo, M., & Pinto, H. (2023).
La participación de los diferentes actores en la gestión educativa de Portugal.
In La participación de los diferentes actores en la Gestión Educativa en Iberoamérica (pp. 181-200).
EDO – Serveis – Universitat Autònoma de Barcelona.
Retrieved from https://ddd.uab.cat/record/286801
Pinto, H. (2020).
Conhecimento de futuros professores do ensino básico sobre frações.
Portugal: APM.
Pinto, H., & Dias, I. (2023).
Uma experiência de Role Play no Ensino Superior.
In G. Santos, S. Reis, P. Cardoso, & M. Rosa (Eds.), Projetos de Inovação Pedagógica. Skills4future: innovative practices (pp.99-103).
Instituto Politécnico de Leiria.
Pinto, H., Monteiro, C. (2020).
Os diferentes significados da multiplicação e da divisão de números racionais no desenvolvimento do raciocínio multiplicativo.
In E. Mamede, H. Pinto, C. Monteiro (Eds.), Contributos para o desenvolvimento do sentido de número racional.
Portugal: APM.
Pinto, H., Ponte, J. (2020).
O papel dos modelos no processo de construção dos conceitos: O caso da divisão dos números racionais.
In E. Mamede, H. Pinto, C. Monteiro (Eds.), Contributos para o desenvolvimento do sentido de número racional (95-118).
Portugal: APM.
Pinto, H., Rodrigues, M. (2019).
Conexões matemáticas e a resolução de problemas.
In D. Tavares, H. Pinto, H. Menino, I. Rochas, N. Rainho, M. Rodrigues, R. Cadima, R. Costa (Eds), Desafios Matemáticos – 20 anos de problemas para os primeiros anos (pp. 107-120).
ESECS, Politécnico de Leiria. ISBN: 978-989-8797-32-2
Tavares, D., Pinto, H. (2019).
As competições e o ensino e aprendizagem da matemática.
In D. Tavares, H. Pinto, H. Menino, I. Rochas, N. Rainho, M. Rodrigues, R. Cadima, R. Costa (Eds), Desafios Matemáticos – 20 anos de problemas para os primeiros anos (pp. 24-32).
ESECS, Politécnico de Leiria. ISBN: 978-989-8797-32-2
Duarte, N. G., Ponte, J. P. M. da, & Pinto, H. G. (2024).
El estudio de clases como promotor del desarrollo del conocimiento de los futuros profesores sobre la preparación de lecciones.
Avances De Investigación En Educación Matemática, (26), 21–39.
https://doi.org/10.35763/aiem26.5428
Duarte, N., Ponte, J. P. da, & Pinto, H. (2023).
O contributo do estudo de aula na preparação e condução da discussão coletiva: Perspetivas e dificuldades de duas futuras professoras dos anos iniciais.
BOLEMA, 37(77).
DOI: https://doi.org/10.1590/1980-4415v37n77a13
Pinto, H., Dias, I., Duarte, N. (2023).
El sentido espacial en la educación infantil: la torre de los cubos.
PNA, 17(4), 347-370.
DOI: https://doi.org/10.30827/pna.v17i4.26639
Pinto, H., Neuza, C., Duarte, N. (2023).
Fair sharing in learning rational numbers in a 5th grade class.
Journal of the European Teacher Education Network, 27-41.
here.
Duarte, N., Pinto, H., Ponte, J. P. (2022).
O estudo de aula como promotor do desenvolvimento do conhecimento didático de uma professora do 2.º ciclo.
Educação e Matemática, 163, 45-48.
Pinto, H., Mamede, E. (2019). Números racionais nos primeiros anos: Abordagem pela partilha equitativa. Educação e Matemática, 151, 19-21. https://hdl.handle.net/1822/72055