Hélia Gonçalves Pinto [coordenadora Leiria]
POLITÉCNICO DE LEIRIA • 0000-0002-7891-2523 | B211-F250-98AF
SCIENTIFIC PRODUCTION
Milhano, S., Cadima, R., Jerónimo, M., & Pinto, H. (2023). La participación de los diferentes actores en la gestión educativa de Portugal. In La participación de los diferentes actores en la Gestión Educativa en Iberoamérica (pp. 181-200). EDO – Serveis – Universitat Autònoma de Barcelona. Retrieved from https://ddd.uab.cat/record/286801
Pinto, H. (2020). Conhecimento de futuros professores do ensino básico sobre frações. Portugal: APM.
Pinto, H., Monteiro, C. (2020). Os diferentes significados da multiplicação e da divisão de números racionais no desenvolvimento do raciocínio multiplicativo. In E. Mamede, H. Pinto, C. Monteiro (Eds.), Contributos para o desenvolvimento do sentido de número racional. Portugal: APM.
Pinto, H., Ponte, J. (2020). O papel dos modelos no processo de construção dos conceitos: O caso da divisão dos números racionais. In E. Mamede, H. Pinto, C. Monteiro (Eds.), Contributos para o desenvolvimento do sentido de número racional (95-118). Portugal: APM.
Pinto, H., Rodrigues, M. (2019). Conexões matemáticas e a resolução de problemas. In D. Tavares, H. Pinto, H. Menino, I. Rochas, N. Rainho, M. Rodrigues, R. Cadima, R. Costa (Eds), Desafios Matemáticos – 20 anos de problemas para os primeiros anos (pp. 107-120). ESECS, Politécnico de Leiria. ISBN: 978-989-8797-32-2
Tavares, D., Pinto, H. (2019). As competições e o ensino e aprendizagem da matemática. In D. Tavares, H. Pinto, H. Menino, I. Rochas, N. Rainho, M. Rodrigues, R. Cadima, R. Costa (Eds), Desafios Matemáticos – 20 anos de problemas para os primeiros anos (pp. 24-32). ESECS, Politécnico de Leiria. ISBN: 978-989-8797-32-2
Duarte, N., Ponte, J. P. da, & Pinto, H. (2023). O contributo do estudo de aula na preparação e condução da discussão coletiva: Perspetivas e dificuldades de duas futuras professoras dos anos iniciais. BOLEMA, 37(77). DOI: https://doi.org/10.1590/1980-4415v37n77a13
Pinto, H., Dias, I., Duarte, N. (2023). El sentido espacial en la educación infantil: la torre de los cubos. PNA, 17(4), 347-370. DOI: https://doi.org/10.30827/pna.v17i4.26639
Duarte, N., Ponte, J. P. da, & Pinto, H. (2023). O contributo do estudo de aula na preparação e condução da discussão coletiva: Perspetivas e dificuldades de duas futuras professoras dos anos iniciais. BOLEMA, 37(77). DOI: https://doi.org/10.1590/1980-4415v37n77a13
Pinto, H., Dias, I. S., Duarte, N. (2023). El sentido espacial en la educación infantil: La torre de los cubos. PNA. Revista de Investigación en Didáctica de la Matemática, 17(4), 347-370. https://doi.org/10.30827/pna.v17i4.26639
Pinto, H., Neuza, C., Duarte, N. (2023). Fair sharing in learning rational numbers in a 5th grade class. Journal of the European Teacher Education Network, 27-41. https://etenjournal.com/2023/01/23/fair-sharing-in-learning-rational-numbers-in-a-5th-grade-class-by-helia-pinto-neuza-carlos-nicole-duarte/.
Duarte, N., Pinto, H., Ponte, J. P. (2022). O estudo de aula como promotor do desenvolvimento do conhecimento didático de uma professora do 2.º ciclo. Educação e Matemática, 163, 45-48.
Pinto, H., Mamede, E. (2019). Números racionais nos primeiros anos: Abordagem pela partilha equitativa. Educação e Matemática, 151, 19-21. https://hdl.handle.net/1822/72055
PROJECTS
PROJ/IPV/ID&I/026 | INCLUDING +: DIVERSITY AND INCLUSION IN HIGHER EDUCATION
Internal Projects
PROJ/I&DI/CI&DEI/010 | ADAPTAÇÃO E SUCESSO ACADÉMICO NO ENSINO SUPERIOR: A “VOZ” DOS ESTUDANTES