Lúcia Magueta

Lúcia Grave Magueta

POLITÉCNICO DE LEIRIA • 0000-0003-0203-571X | F214-6B4F-713B

SCIENTIFIC PRODUCTION

International Edition Books

No posts found.

International Edition Book Chapters

No posts found.

National Edition Books

No posts found.

National Edition Book Chapters

Magueta L. (2024). Pensar a formação docente em artes visuais – as partes e o todo nas práticas e na reflexão. In Lopes S. Faria S. Monteiro S. (Coords.) Metodologias e práticas educativas no ensino superior visões multidisciplinares (pp. 203-216). Coimbra Portugal: Almedina.

Magueta L. G. Cantú W. Sousa J. (2024). Cadernos de artista: repertórios signos e significados culturais. In J. Sousa M.J. Santos L. Magueta M.S.P. Lopes & L. Brites (Coord.) Emoções Artes e Intervenção: Abordagens colaborativas e participativas em contextos educativos (pp.67-81). Almedina.

Magueta L. (2023). A Criança em Risco(s) – As ideias as emoções e a expressão plástica. In Sousa J. Santos M. J. Magueta L. Lopes M. S. P. Brites. L. (Org.) Emoções Artes e Intervenção: crianças e jovens em risco (pp. 311-324). Coimbra Portugal: Edições Almedina S.A. Retrieved from https://iconline.ipleiria.pt/bitstream/10400.8/8457/1/Livro_Emo%c3%a7%c3%b5es%2c%20Artes%20e%20Interven%c3%a7%c3%a3o%20-%20Crian%c3%a7as%20e%20Jovens%20em%20risco_DL.pdf

Sousa J. Magueta L. (2023). Direitos humanos e pandemia: Reflexões sobre experiências de promoção do acesso à cultura. In S. Monteiro C. Cebola F. Veiga (Coords) Direitos humanos cidadania e desenvolvimento sustentável (pp. 315-329). Porto Portugal: Instituto Iberoamericano de Estudos Jurídicos e Instituto Jurídico Portucalense. ISBN: 978-989-35052-0-5

Magueta L. G. Cristóvão M. M. Moncayo M. Carvalho J. Teixeira S. Novo F. Dias M. Ascenso L. (2022). Projeto Dropout Mitigation Through Education – Perspetivar a intervenção dirigida a jovens NEET. In S. M. Lopes J. G. Sousa (Eds.) O lugar da educação ao longo da vida das práticas e dos intervenientes num mundo em (trans)formação (pp. 27-41). Coimbra Portugal: Almedina. ISBN 978-989-40-0790-6

Magueta L. G. Milhano S. Sousa J. G. (2022). O papel da intervenção e animação artísticas no desenvolvimento individual e coletivo. In C. Mangas J. G. Sousa (Eds.) Inclusão sociocultural e intervenção comunitária (pp. 131-142). Portugal: Almedina.

Magueta L. (2021). Cápsulas do tempo – a criação plástica enquanto experiência subjetiva com materiais e objetos. In J. Sousa M. J. Santos L. Magueta M. Lopes & L. Brites (Coord.)  Emoções Artes e Intervenção – Perspetivas Multidisciplinares (pp.91-100). Portugal: Almedina. ISBN: 978-989-40-0182-9

Magueta L.G. (2021). A linguagem plástica na intervenção educativa social e cultural: desenvolvimento da experiência de formação «Autorretrato». In Magueta L.G. Sousa J. Milhano S. & Lopes M.S. P. (Orgs.)  2º Caderno de Intervenção Cultural e Educação Artística – Pensar a ação em investigação e intervenção artística (pp. 55-64). Leiria Portugal: Escola Superior de Educação e Ciências Sociais Instituto Politécnico de Leiria. ISBN: 978-989-8797-69-8

Magueta L.G. (2021). Instalação «Tecer» – Da criação plástica à reflexão sobre processos de inclusão em contextos educativos. In N. M. Ferreira C. Nunes (Eds.) Diversidades Educação e Inclusão (pp. 333-345). Lisboa: Escola Superior de Educação Instituto Politécnico de Lisboa

Articles in Indexed Journals | Scopus and/or WoS

Cantú W. A. Milhano S. & Magueta L. (2024). Emotions arts and intervention: Trends synergies and perspectives through a bibliometric analysis. Revista Conhecimento Online 2 48-69. https://doi.org/10.25112/rco.v2.3852

Magueta L. Sousa J. Milhano S. (2023). Educação artística no ensino superior – cenários pedagógicos durante e após a pandemia. Revista Contemporânea de Educação 18(43) 1-16. http://dx.doi.org/10.20500/rce.v18i43.59270

Magueta L. (2021). Art and sustainability – plastic creation experiences carried out by teachers in training. Millenium 2(17) 89-95. DOI: doi.org/10.29352/mill0217e.23817

Journal Articles

Magueta L. & Gil Sousa J. (2024). A expressão artística na formação de profissionais de intervenção social: Uma experiência de autorretrato realizada na oficina de artes visuais. Revista Da FUNDARTE 61(61) e1456. https://doi.org/10.19179/rdf.v61i61.1456

Santos O. M. A. P. & Magueta L. G. (2024). Novos atores educativos ao serviço da comunidade alinhados com as necessidades identificadas na área – CTESP IEE. Imagens Da Educação 14(1) 1-17. https://doi.org/10.4025/imagenseduc.v14i1.68690

Magueta L. (2022). Artes Visuais no 1.º Ciclo do Ensino Básico – práticas na formação de professores. Indagatio Didactica  14(2) 55-68. DOI: https://doi.org/10.34624/id.v14i2.30624

PROJECTS
Internal Projects
Scroll to Top