João Manuel de Oliveira Rocha
POLITÉCNICO DE VISEU • Escola Superior de Educação • 0000-0002-0454-5038 | F214-E725-4B51
SCIENTIFIC PRODUCTION
Marques, C., Cardoso, A. P., Rocha, J., Ferreira, M., Campos, S. (2022). A interdisciplinaridade na abordagem da educação sexual no 1.º ciclo do ensino básico. In M. Ferreira, S. Campos, A. P. Cardoso (Coords.), Literacia em Saúde e Estilos de Vida em Contexto Educativo (pp. 142-163). Viseu, Portugal: Edições Esgotadas. ISBN: 978-989-9092-88-4
Rocha, J. (2020). Processos de supervisão: acompanhamento e avaliação de professores. In H. Ramalho, A. P. Cardoso, C. Lacerda, J. Rocha, M. Figueiredo (Eds.), Aprender é Coisa Séria: contributos para a construção do saber escolar I (pp. 15-25). Viseu, Portugal: Escola Superior de Educação. DOI: https://doi.org/10.34633/978-989-54743-0-1
Rocha, J. (2020). Um modelo supervisivo para a formação inicial de professores do 1.º CEB. In F. Martins, L. Mota, S. Espada (Eds.), A formação de professores e educadores: das políticas às práticas supervisionadas (pp. 24-38). Coimbra: Instituto Politécnico de Coimbra. Escola Superior de Educação.
Costa, A. S., Cardoso, A. P., Rocha, J. (2019). Conceções e práticas dos professores sobre a educação para a cidadania no 1.º ciclo do ensino básico. In M. Ferreira, S. Campos, A. P. Cardoso, C. Chaves (Eds.), Competências emocionais para a promoção do sucesso escolar: Programa de intervenção sistémica (pp. 127-140). Viseu, Portugal: Escola Superior de Educação de Viseu.
Magalhães, M., Rocha, J., Ramalho, H. (2021). Assessement tests in the 5th year of schooling – perceptions of students and teachers of portuguese and history and geography of Portugal. Millenium, 2(ed espec nº9), 271-279. DOI: doi.org/10.29352/mill029e.23740
Brown, M., McNamara, G., Cinkir, S., Fadar, J., Figueiredo, M., Vanhoof, J., O’Hara, J., Skerritt, C., O’Brien, S., Kurum, G., Ramalho, H., & Rocha, J. (2021). Exploring parent and student engagement in school self-evaluation in four European countries. European Educational Research Journal, 20(2), 159–175. DOI: https://doi.org/10.1177/1474904120961203
Ferreira, J., Cardoso, A. P., & Rocha, J. (2020). A pedagogia de John Dewey e sua pertinência no 1.º ciclo do ensino básico. Millenium, 2(ed espec nº6) 23-32. Doi: 10.29352/mill0206e.02.00346
Abreu, A., Cardoso, A. P., Rocha, J. (2019). Teachers’ perception of the head of department’s performance and of pedagogical supervision. Millenium – Journal of Education, Technologies, and Health, (3e), 47-59. doi: 10.29352/mill0203e.04.00206
Ramalho, H., Rocha, J., Lopes, A. (2020). Interações aluno-professor: Percepções sobre o feedback pedagógico. Psicologia em Pesquisa, 14(1), 76-95. Doi: 10.34019/1982-1247.2020.v14.29010
Rocha, J. (2019). Prática de ensino supervisionada: Contributos da supervisão pedagógica para o desenvolvimento profissional dos professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Investigar em Educação. Revista da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, 8 e 9(09-10), 121-134 Retrieved from http://hdl.handle.net/10400.19/6361
PROJECTS
[KA201-B8CA5CAE] 2019-1-TR01-KA201-077307 | NEW APPROACHES IN INSPECTION: A POLYCENTRIC MODEL
2017-1-IE01-KA201-025693 | DEAPS DISTRIBUTED EVALUATION AND PLANNING IN SCHOOLS