Ana Isabel Silva

Ana Isabel Pereira Pinheiro da Silva

POLITÉCNICO DE VISEU • Escola Superior de Educação • 0000-0002-5751-3902 | 7619-AD86-DEE0

PRODUÇÃO CIENTÍFICA

Livros de Edição Internacional

Não foram encontrados artigos.

Capítulos de Livro de Edição Internacional

Lúgaro, C., Araújo e Sá, M. H., Silva, A. I. (2023). Práticas plurilíngues e estratégias de leitura num programa de intercompreensão em línguas para surdos. In B. K. Limberger, P. F. P. Toassi, A. I. Klein (Eds.), BILINGUISMO E LEITURA: Contributos da psicolinguística (pp. 321-354). CAMPINAS, SÃO PAULO, Brasil: PONTES EDITORES.

Lúgaro, M. C., Sá, M.H.A. & Silva, A. I. (2021). Deafness and Multiliteracies: Paths towards Inclusion in a Plurilingual and Multimodal World. In F. Anastassiou (Ed.), Biliteracy and Multiliteracies: Building Paths to the Future (pp. 186-217). UK: Cambridge Scholars Publishing. ISBN (10): 1-5275-6820-2 ISBN (13): 978-1-5275-6820-4.

Balula, J. P., Melão, D., Silva, A. I. (2020). Formação de leitores na (e para a) complexidade. In D. Simões, M. Teixeira (Eds.), Propostas Didático-Pedagógicas para as Aulas de Português. Tomo II -Portugal (pp. 286-316). Rio de Janeiro, Brasil: Dialogarts. ISBN: 978-65-5683-015-5

Livros de Edição Nacional

Não foram encontrados artigos.

Capítulos de Livro de Edição Nacional

Silva, A.I. (2023). Caminhos para uma biblioteca inclusiva: Processos de adaptação de livros para sistemas pictográficos. In S. Felizardo, E. Ribeiro, E. Martins & R. Fernandes (Eds.), Apontamentos de Educação Especial e Inclusiva@2023 (pp. 39-50). Escola Superior de Educação de Viseu.

Matos, A. R., Ribeiro, E., Silva, A. I. (2021). Programa de intervenção para o desenvolvimento de competências facilitadoras da leitura e da escrita em contexto de educação pré-escolar. In Felizardo, S., Ribeiro, E., Martins, E., Fernandes, R.(Eds.), Apontamentos de Educação Especial e Inclusive@2021 (pp. 9-32). Viseu, Portugal: Escola Superior de Educação de Viseu (ESEV). ISBN: 978-989-53495-1-7

Freitas, A., Silva, A.I., & Amante, S. (2021). Práticas discursivas de jornalistas portugueses em tempo de COVID-19. In F.R. Cádima & I. Ferreira (Coord.), Perspectivas multidisciplinares da Comunicação em contexto de pandemia, (Vol. II, pp. 90-110). Lisboa: ICNova. https://doi.org/10.34619/4oeg-jmum. http://hdl.handle.net/10400.19/6853

Alves, S. & Silva, A.I. (2021). LGP na educação pré-escolar com crianças ouvintes: Repercussões e interferências na compreensão global de histórias. In C. Morgado (Coord.), Cadernos Pedagógicos I Da formação linguística às práticas educativas na Educação de Infância e no Ensino Básico (pp.86-102). Porto: IPP-ESE.

Amante, S., Silva, A. I. (2020). O docente que cria atividade na aula de Línguas: cenários criativos. In Ramalho, H., Cardoso, A. P., Rocha, J., Lacerda, C., Figueiredo, M. (Eds.), Aprender é Coisa Séria: Contributos para a construção do saber escolar I (pp. 81-92). Viseu, Portugal: ESEV. ISBN: 978-989-54743-0-1

Melão, D., Silva, A. I. (2018). «Por afetos e inquietações revisitadas»: Práticas de leitura e processos de supervisão na formação inicial. In Balça A., Pomar C., Costa C., Bezelga I., Moreira, L. & Magalhães, O. (Eds.), A Formação de Educador@s e Professor@s: Olhares a partir da UniverCidade de Évora. Évora: Universidade de Évora (pp. 149-177). Portugal: Universidade de Évora

Artigos em Revistas Indexadas | Scopus e/ou WoS

Macário, M. J., Silva, A. I. (2024). Análise crítica do discurso: proposta didática de abordagem com estudantes do ensino superior. Acta Scientiarum. Language and Culture, 46(1), e69372. http://dx.doi.org/10.4025/actascilangcult.v46i1.69372

Amante, S., Pereira, F., & Silva, A. I. (2024). Co-creation and Pedagogical Innovation in Higher Education: An Account of Two Trainees and Facilitators Participating in the Demola Portugal Initiative. Journal of Global Business and Technology, 20(2), 88-102.

Amante, S., Freitas, A., Silva, A. I. (2023). Representatividade do Movimento Americano #MeToo nos Media Online Portugueses. Revista Conhecimento Online, 2, 211-234. http://dx.doi.org/10.25112/rco.v2.3330

Lúgaro, C., Araújo e Sá, M. H., Silva, A. I. (2023). A leitura de textos plurilíngues por estudantes surdos a partir de uma abordagem de intercompreensão: enfoques sobre a dimensão psicológica. DELTA: Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada, 39(1), 1-29. http://dx.doi.org/10.1590/1678-460×202359804

Lúgaro, C., Araújo e Sá, M. H., Silva, A. I. (2021). Intercompreensão em línguas para surdos: uma proposta para o desenvolvimento das multiliteracias. Revista Lusófona de Educação, 54(54), 13-34. Retrieved from https://revistas.ulusofona.pt/index.php/rleducacao/article/view/8170

Artigos em Revistas

Melão, D., & Silva, A. I. (2019). Literatura, Leitura e leitores na educação básica – reflexões sobre a prática de ensino supervisionada. Revista Polyphonía, 29(2), 301-314. doi: 10.5216/rp.v29i2.57114

Melão, D., Silva, A. I., Balula, J. P. (2018). Representações da leitura de futuros educadores sociais – um estudo de caso. Indagatio Didactica, 10(5), 111-127.

PROJETOS
Projetos internos
Scroll to Top