Maria João de Jesus Duarte Silva [coordenadora Lisboa]
INSTITUTO POLITÉCNICO DE LISBOA • Escola Superior de Educação • 0000-0003-1017-8315 | 5D1E-8C69-29D5
SCIENTIFIC PRODUCTION
Silva M. J. Valente B. Sarreira P. (2024). Avaliação de um protótipo de alta-fidelidade de uma ferramenta de apoio à pesquisa das aprendizagens essenciais. In Aprendizagens essenciais: mapear para promover a integração curricular (106-124) Instituto Politécnico de Lisboa. https://doi.org/10.34629/ipl.eselx.cap.livros.178
Silva M. J. Cavadas B. Linhares E. Simões H. Ferreira S. (2023). Atividades estratégias e aprendizagens na educação em ciências em tempos de restrições ao ensino presencial. In M. J. Silva N. Branco A. M. Pessoa (Coords.) Do ensino remoto de emergência à inovação pedagógica em três Escolas Superiores de Educação em Portugal (pp. 38-66). Escola Superior de Educação Instituto Politécnico de Lisboa.
Caseiro A. Estrela A. Silva M. J. (2022). Aprendizagem móvel e corporizada: sensores e robôs em educação básica numa perspetiva interdisciplinar. In Dias A. Loureiro C. Práticas de Integração Curricular nos 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico. (pp. 27-59). Escola Superior de Educação de Lisboa Instituto Politécnico de Lisboa. https://doi.org/10.34629/ipl.eselx.cap.livros.158
Ferreira E. Silva M. J. Simões. J. A. Doretto J. (2018). Jovens e Internet: riscos e potencialidades. In M. J. L. Carvalho A. Salgueiro (Coord.) Pensar o acolhimento residencial de crianças e jovens (pp. 279-286). Lisboa: Fundação Gulbenkian. Retrieved from http://www.dgsi.pt/bpjl.nsf/585dea57ef154656802569030064d624/b7780a92766553cf802582dd0051e08a?OpenDocument
Silva M. J. Rodrigues M. Tempera T. (2024). Framework for a Research-Based and Interdisciplinary Use of Sensors in Elementary Teacher Education. Sensors 24(17) 5482. https://doi.org/10.3390/s24175482
Silva M. J. Gouveia C. Gomes C. A. (2023). The Use of Mobile Sensors by Children: A Review of Two Decades of Environmental Education Projects. Sensors 23(18) 7677. DOI: http://dx.doi.org/10.3390/s23187677
Silva M. J. (2022). A didactic model to support the use of senses and sensors in environmental education problem solving. Australian Journal of Environmental Education 39(1) 1-17. DOI: http://dx.doi.org/10.1017/aee.2022.22
Silva M. J. (2020). Children using electronic sensors to create and use knowledge on environmental health. First Monday 25(3). Retrieved from https://firstmonday.org/ojs/index.php/fm/issue/view/640
Silva M. J. (2020). Children’s practices with electronic sensors to understand and mitigate sound pollution in primary school. Research in Science & Technological Education 41(1) 107-122. doi: https://doi.org/10.1080/02635143.2020.1841150
Silva M. J. Valente B. & Caseiro A. (2019). Eco-sensores como recursos de participação em saúde ambiental nas escolas. Da Investigação às Práticas: Estudos De Natureza Educacional 9(1) 129-139. DOI: https://doi.org/10.25757/invep.v9i1.170
Gomes C. A. Abrantes I. Novais A. Silva M. J. Dias L. Dinis D. E. (2019). O projeto Eco-sensors4Health: explorando a integração significativa das TIC nas práticas letivas da formação inicial de professores. Investigar em Educação 9-10 167-181. Retrieved from http://pages.ie.uminho.pt/inved/index.php/ie/article/view/164
Silva M. J. Ferreira E. Souza A. Alves A. R. Rito P. Gomes C. (2019). Conceção e Desenvolvimento de uma Plataforma para a Participação das Crianças na Saúde Ambiental das suas Escolas. IE Comunicaciones: Revista Iberoamericana de Informática Educativa 29 42-53. Retrieved from http://161.67.140.29/iecom/index.php/IECom/article/view/311/310
Silva M. Ferreira E. Souza A. Alves A. R. Batista S. (2018). Using Eco-Sensors to Support Children’s Participation in Environmental Health. International Journal of Digital Literacy and Digital Competence 9(4). DOI: http://dx.doi.org/10.4018/ijdldc.2018100103
Silva M. J. Caseiro A. Rodrigues M. Valente B. Melo N. Almeida A. Nunes C. (2018). Utilizar eco-sensores na exploração da saúde ambiental: Das salas de aula ao espaço exterior na formação docente. IE Comunicaciones: Revista Iberoamericana de Informática Educativa 27(1) 30-42. Retrieved from http://161.67.140.29/iecom/index.php/IECom/article/view/306
PROJECTS
PTDC/MHC-CED/0588/2014 | [TEL@FTELab] Technology Enhanced Learning @ Future-Teacher E-ducation Lab