Maria João Sousa Pinto dos Santos
POLITÉCNICO DE LEIRIA • 0000-0003-2159-3135 | D111-476F-3EB9
PRODUÇÃO CIENTÍFICA
Santos, M. J. (2022). Todas as imagens. Brasil: Quarteto Editora. ISBN: 5609989000473
Santos, M. J., Barbeiro, L., Amaro, S. (2022). O papel da motivação na aprendizagem da leitura e escrita em alunos com necessidades específicas. In G. Casal (Ed.), International Handbook of Clinical Psychology (Vol. 1). Canadá: Thomson Reuters Aranzadi. ISBN: 978-84-1390-874-8
Santos, M., Batalha, D. (2022). Percepciones sobre la educación del alumnado sobredotado. In A. M. Porto, J. Mosteiro, B. García (Eds.), Diversidad e Inclusión. Una mirada desde la educación (pp. 91-109). Berlim, Alemanha: Peter Lang GmbH. ISBN: 9783631884300
Henriques, S., Santos, M. (2024). As crianças devem ser ouvidas — estudo sobre a participação ativa das crianças num projeto escolar. Em torno do imaginário «Do Lapedo a Santa Eufémia» — experiências criativas com a comunidade. In Emoções, artes e intervenção – abordagens colaborativas e participação em espaços educativos (pp. 155-176). Coimbra, Portugal: Almedina.
Santos, M., Sousa, J.,Magueta, L., Lopes, M., Brites, L. (2022). O risco de sobreviver ao risco uma leitura sobre a resiliência de crianças e jovens multidesafiados a partir da revisão da literatura. In J. Sousa, M. J. Santos, L. Magueta, M. Lopes (Org.), Livro de atas da 3.ª Conferência Internacional Emoções, Artes e Intervenção: crianças e jovens em risco (pp. 101-114). Coimbra, Portugal: Edições Almedina, S.A. Retrieved from https://iconline.ipleiria.pt/bitstream/10400.8/8457
Santos, M. J. (2022). Formação profissional para pessoas com deficiência ou incapacidade: uma oferta de educação e formação. In S. M. Lopes, J. Sousa (Coord.), O lugar da Educação ao Longo da Vida – das práticas e dos intervenientes num mundo em (trans)formação (pp. 177-190). Coimbra, Portugal: Grupo Almedina. ISBN 978-989-40-0790-6
Santos, M. J. (2022). Formação profissional para pessoas com deficiência ou incapacidade: uma oferta de educação e formação ao longo da vida. In S. M. Lopes, J. Sousa (Coords.), O lugar da educação ao longo da vida das práticas e dos intervenientes num mundo em (trans)formação (pp. 177-190). Almedina.
Sousa, L., Cardoso, A. P., Santos, M. J., Campos, S. & Paiva T. (2021). Ensino politécnico: Contextos sociais, motivações de acesso e competências emocionais. In Competências emocionais e prevenção do abandono no ensino superior (pp. 20-35). Viseu, Portugal: Edições Esgotadas.
Santos, M.G. (2021). Nota breve sobre Emoções e outras Aprendizagens. In L. G. Magueta, J. Sousa, S. Milhano, M. S. P. Lopes (Orgs.), 2º Caderno de Intervenção Cultural e Educação Artística – Pensar a ação em investigação e intervenção artística (pp. 45-54). Leiria, Portugal: Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Instituto Politécnico de Leiria. ISBN: 978-989-8797-69-8
Santos, M.J. (2021). Ver é saber, sentir é conhecer – um olhar sobre ansiedade, medo e a dor. In J. Sousa, M. J. Santos, L. Magueta, M. Lopes, L. Brites (Coord.), Emoções, Artes e Intervenção – Perspetivas Multidisciplinares (pp. 265-276). Coimbra, Portugal: Almedina. ISBN: 978-989-40-0182-9
Silva, M. S. da C., Santos, M. J. S., & Barbeiro, L. F. (2024). Era uma vez. A escrita criativa em crianças referenciadas para diagnóstico de sobredotação. Revista Conhecimento Online, 2. https://doi.org/10.25112/rco.v2.3854
Lisboa, P., Santos, M. J. S. P., Menino, H. A. (2023). Os estereótipos de género numa turma do 1º ano de escolaridade. Revista Conhecimento Online, 2, 3–21. DOI: https://doi.org/10.25112/rco.v2.3390
Moura, E. P. G., Santos, M. J. S., Stein, M. E. K. (2024). A percepção de adolescente sobre a aprendizagem escolar durante o isolamento social da COVID-19. Ensino Em Re-Vista, 31(Contínua), 1–22. https://doi.org/10.14393/ER-v31e2024-26