Lúcia Magueta

Lúcia Grave Magueta

POLITÉCNICO DE LEIRIA • 0000-0003-0203-571X | F214-6B4F-713B

PRODUÇÃO CIENTÍFICA

Livros de Edição Internacional

Não foram encontrados artigos.

Capítulos de Livro de Edição Internacional

Não foram encontrados artigos.

Livros de Edição Nacional

Não foram encontrados artigos.

Capítulos de Livro de Edição Nacional

Magueta, L. (2024). Pensar a formação docente em artes visuais – as partes e o todo nas práticas e na reflexão. In Lopes, S. Faria, S. Monteiro, S. (Coords.), Metodologias e práticas educativas no ensino superior visões multidisciplinares (pp. 203-216). Coimbra, Portugal: Almedina.

Magueta, L. G., Cantú, W., Sousa, J. (2024). Cadernos de artista: repertórios, signos e significados culturais. In J. Sousa, M.J. Santos, L. Magueta, M.S.P. Lopes & L. Brites (Coord.), Emoções Artes e Intervenção: Abordagens colaborativas e participativas em contextos educativos (pp.67-81). Almedina.

Magueta, L. (2023). A Criança em Risco(s) – As ideias, as emoções e a expressão plástica. In Sousa, J., Santos, M. J., Magueta, L., Lopes, M. S. P., Brites. L. (Org.), Emoções, Artes e Intervenção: crianças e jovens em risco (pp. 311-324). Coimbra, Portugal: Edições Almedina, S.A. Retrieved from https://iconline.ipleiria.pt/bitstream/10400.8/8457/1/Livro_Emo%c3%a7%c3%b5es%2c%20Artes%20e%20Interven%c3%a7%c3%a3o%20-%20Crian%c3%a7as%20e%20Jovens%20em%20risco_DL.pdf

Sousa, J., Magueta, L. (2023). Direitos humanos e pandemia: Reflexões sobre experiências de promoção do acesso à cultura. In S. Monteiro, C. Cebola, F. Veiga (Coords), Direitos humanos, cidadania e desenvolvimento sustentável (pp. 315-329). Porto, Portugal: Instituto Iberoamericano de Estudos Jurídicos e Instituto Jurídico Portucalense. ISBN: 978-989-35052-0-5

Magueta, L. G., Cristóvão, M. M., Moncayo, M., Carvalho, J., Teixeira, S., Novo, F., Dias, M., Ascenso, L. (2022). Projeto Dropout Mitigation Through Education – Perspetivar a intervenção dirigida a jovens NEET. In S. M. Lopes, J. G. Sousa (Eds.), O lugar da educação ao longo da vida, das práticas e dos intervenientes num mundo em (trans)formação (pp. 27-41). Coimbra, Portugal: Almedina. ISBN 978-989-40-0790-6

Magueta, L. G., Milhano, S., Sousa, J. G. (2022). O papel da intervenção e animação artísticas no desenvolvimento individual e coletivo. In C. Mangas, J. G. Sousa (Eds.), Inclusão sociocultural e intervenção comunitária (pp. 131-142). Portugal: Almedina.

Magueta, L. (2021). Cápsulas do tempo – a criação plástica enquanto experiência subjetiva com materiais e objetos. In J. Sousa, M. J. Santos, L. Magueta, M. Lopes & L. Brites (Coord.), Emoções, Artes e Intervenção – Perspetivas Multidisciplinares (pp.91-100). Portugal: Almedina. ISBN: 978-989-40-0182-9

Magueta, L.G. (2021). A linguagem plástica na intervenção educativa, social e cultural: desenvolvimento da experiência de formação «Autorretrato». In Magueta, L.G., Sousa, J., Milhano, S. & Lopes, M.S. P. (Orgs.), 2º Caderno de Intervenção Cultural e Educação Artística – Pensar a ação em investigação e intervenção artística (pp. 55-64). Leiria, Portugal: Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Instituto Politécnico de Leiria. ISBN: 978-989-8797-69-8

Magueta, L.G. (2021). Instalação «Tecer» – Da criação plástica à reflexão sobre processos de inclusão em contextos educativos. In N. M. Ferreira, C. Nunes (Eds.), Diversidades, Educação e Inclusão (pp. 333-345). Lisboa: Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Lisboa

Artigos em Revistas Indexadas | Scopus e/ou WoS

Cantú, W. A., Milhano , S., & Magueta, L. (2024). Emotions, arts and intervention: Trends, synergies and perspectives through a bibliometric analysis. Revista Conhecimento Online, 2, 48-69. https://doi.org/10.25112/rco.v2.3852

Magueta, L., Sousa, J., Milhano, S. (2023). Educação artística no ensino superior – cenários pedagógicos durante e após a pandemia. Revista Contemporânea de Educação, 18(43), 1-16. http://dx.doi.org/10.20500/rce.v18i43.59270

Magueta, L. (2021). Art and sustainability – plastic creation experiences carried out by teachers in training. Millenium, 2(17), 89-95. DOI: doi.org/10.29352/mill0217e.23817

Artigos em Revistas

Magueta, L., & Gil Sousa, J. (2024). A expressão artística na formação de profissionais de intervenção social: Uma experiência de autorretrato realizada na oficina de artes visuais. Revista Da FUNDARTE, 61(61), e1456. https://doi.org/10.19179/rdf.v61i61.1456

Santos, O. M. A. P., & Magueta, L. G. (2024). Novos atores educativos ao serviço da comunidade alinhados com as necessidades identificadas na área – CTESP IEE. Imagens Da Educação, 14(1), 1-17. https://doi.org/10.4025/imagenseduc.v14i1.68690

Magueta, L. (2022). Artes Visuais no 1.º Ciclo do Ensino Básico – práticas na formação de professores. Indagatio Didactica, 14(2), 55-68. DOI: https://doi.org/10.34624/id.v14i2.30624

PROJETOS
Projetos internos
Scroll to Top