PRODUÇÃO CIENTÍFICA
Milhano, S., Cadima, R., Pinto, H., Pires, C. (2024).
Las últimas reformas educativas no universitarias de Portugal.
In J. G. Sallán, M. V. L. Guerrero (Coords.), Las últimas reformas educativas no universitarias: Fundamentos, aplicación y resultados (Cap. 9, pp. 171-189).
Red AGE Red de Apoyo a la Gestión Educativa.
Cadima, R., Milhano, S., Jerónimo, M., Pinto, H. (2024).
Experiencias y propuestas sobre la organización y gestión universitaria de la ia en portugal.
In La gestión de la inteligencia artificial en los contextos universitarios iberoamericanos, (pp. 221-237).
Barcelona, Espanha: EDO-Serveis – Universitat Autònoma de Barcelona.
Milhano, S., Cadima, R., Jerónimo, M., & Pinto, H. (2023).
La participación de los diferentes actores en la gestión educativa de Portugal.
In La participación de los diferentes actores en la Gestión Educativa en Iberoamérica (pp. 181-200).
EDO – Serveis – Universitat Autònoma de Barcelona.
Retrieved from https://ddd.uab.cat/record/286801
Pinto, H. (2020).
Conhecimento de futuros professores do ensino básico sobre frações.
Portugal: APM.
Pinto, H., & Dias, I. (2023).
Uma experiência de Role Play no Ensino Superior.
In G. Santos, S. Reis, P. Cardoso, & M. Rosa (Eds.), Projetos de Inovação Pedagógica. Skills4future: innovative practices (pp.99-103).
Instituto Politécnico de Leiria.
Pinto, H., Monteiro, C. (2020).
Os diferentes significados da multiplicação e da divisão de números racionais no desenvolvimento do raciocínio multiplicativo.
In E. Mamede, H. Pinto, C. Monteiro (Eds.), Contributos para o desenvolvimento do sentido de número racional.
Portugal: APM.
Pinto, H., Ponte, J. (2020).
O papel dos modelos no processo de construção dos conceitos: O caso da divisão dos números racionais.
In E. Mamede, H. Pinto, C. Monteiro (Eds.), Contributos para o desenvolvimento do sentido de número racional (95-118).
Portugal: APM.
Pinto, H., Rodrigues, M. (2019).
Conexões matemáticas e a resolução de problemas.
In D. Tavares, H. Pinto, H. Menino, I. Rochas, N. Rainho, M. Rodrigues, R. Cadima, R. Costa (Eds), Desafios Matemáticos – 20 anos de problemas para os primeiros anos (pp. 107-120).
ESECS, Politécnico de Leiria. ISBN: 978-989-8797-32-2
Tavares, D., Pinto, H. (2019).
As competições e o ensino e aprendizagem da matemática.
In D. Tavares, H. Pinto, H. Menino, I. Rochas, N. Rainho, M. Rodrigues, R. Cadima, R. Costa (Eds), Desafios Matemáticos – 20 anos de problemas para os primeiros anos (pp. 24-32).
ESECS, Politécnico de Leiria. ISBN: 978-989-8797-32-2
Duarte, N. G., Ponte, J. P. M. da, & Pinto, H. G. (2024).
El estudio de clases como promotor del desarrollo del conocimiento de los futuros profesores sobre la preparación de lecciones.
Avances De Investigación En Educación Matemática, (26), 21–39.
https://doi.org/10.35763/aiem26.5428
Duarte, N., Ponte, J. P. da, & Pinto, H. (2023).
O contributo do estudo de aula na preparação e condução da discussão coletiva: Perspetivas e dificuldades de duas futuras professoras dos anos iniciais.
BOLEMA, 37(77).
DOI: https://doi.org/10.1590/1980-4415v37n77a13
Pinto, H., Dias, I., Duarte, N. (2023).
El sentido espacial en la educación infantil: la torre de los cubos.
PNA, 17(4), 347-370.
DOI: https://doi.org/10.30827/pna.v17i4.26639
Brito, M., Duarte, N., Pinto, H. (2025).
O desenvolvimento do pensamento computacional de alunos do 5.º ano através da resolução de tarefas sobre álgebra.
Educação e Matemática, 176, 18-22.
Pinto, H., Neuza, C., Duarte, N. (2023).
Fair sharing in learning rational numbers in a 5th grade class.
Journal of the European Teacher Education Network, 27-41.
here.
Duarte, N., Pinto, H., Ponte, J. P. (2022).
O estudo de aula como promotor do desenvolvimento do conhecimento didático de uma professora do 2.º ciclo.
Educação e Matemática, 163, 45-48.
Pinto, H., Mamede, E. (2019).
Números racionais nos primeiros anos: Abordagem pela partilha equitativa.
Educação e Matemática, 151, 19-21.
https://hdl.handle.net/1822/72055