PROJ/I&DI/CI&DEI/012 | RABISCO-ME – A ESCRITA QUE (IN)FLUI

Marta Fonseca

UI&D: CI&DEI

Políticas Educativas, Didáticas e Formação

O projeto Rabisco-me – A escrita que (in)flui tem dois objetivos interdependentes: promover a boa gestão das emoções/autorregulação e otimizar a produção escrita, seja de respostas curtas, críticas e criativas, seja de estruturas textuais de maior extensão. A sua implementação, em contexto escolar, 3.º ano de escolaridade, decorrerá no primeiro período do ano letivo 2023/2024, de fevereiro a março, em que serão ministrados momentos de exposição, seguidos de momentos de descoberta que funcionarão como atividades desbloqueadoras para a produção escrita e/ou para a ilustração. Num primeiro momento, a professora-aplicadora receberá formação sobre o quadro teórico, o propósito do projeto e o modus operandi em sala de aula. De seguida, pretende-se que a professora analise, planifique a aplicação do estudo, inserindo-o na sua prática pedagógica tão naturalmente quanto possível. De forma sequencial e durante um período concentrado, a aplicação do caderno deverá ter a duração de 10 horas e é esperado que os alunos desenvolvam raciocínio sobre o processo de escrita, progridam nas suas competências de escrita e de autorregulação e perceção de autoeficácia. A aplicação do projeto em sala de aula com recurso ao Caderno Escritas & Rabiscos, para além de contemplar os exercícios específicos de escrita, adequados ao ano de escolaridade dos participantes, assume um discurso positivo, incentivador, valoriza a conquista, a descoberta e o esforço, não esquecendo os exercícios sobre as emoções e a perceção de autoeficácia. Cada participante terá o seu caderno. De seguida, analisar-se-ão as diferentes produções dos participantes e a otimização da qualidade textual. Uma vez que se trata de uma investigação-ação, o Caderno de Escritas & Rabiscos será reformulado para posterior disseminação. Por último, os resultados obtidos serão apresentados em eventos científicos e publicados.