formação
avançada

→ Doutoramento

2022

Philippe Marracho
Bullying no Contexto Desportivo na região de Trás-os-Montes e Alto Douro.
Researcher: Antonino Pereira
Ciências do Desporto | Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Escola de Ciências da Vida e do Ambiente, Portugal
http://hdl.handle.net/10348/11245

2021

Eduardo Jorge Lima
A excelência no desporto adaptado: estudo a partir história de vida do atleta brasileiro de natação paralímpica.
Researcher: Antonino Pereira
Ciências do Desporto | Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal

Francisco Clineu Queiroz França
A excelência no vôlei de praia. Histórias de vida de uma dupla de sucesso mundial.
Researcher: Antonino Pereira
Ciências do Desporto | Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal

2020

A Função da Arte no Processo Criativo nos Cursos de Engenharia da UTFPR como Fator de Inovação Tecnológica.
Researcher: Antonino Pereira
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Escola de Ciências da Vida e do Ambiente, Portugal

Cátia Sofia Nunes Rodrigues
Discussão matemática no ensino e aprendizagem da álgebra.
Researcher: Luís Menezes
Educação (Didática da Matemática) | Universidade de Lisboa, Instituto de Educação | http://hdl.handle.net/10451/45292

O percurso evolutivo da Educação Física no Estado do Ceará, Brasil: O contributo do associativismo para a valorização profissional.
Researcher: Antonino Pereira
Ciências do Desporto | Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Escola de Ciências da Vida e do Ambiente

2019

Cláudio Delunardo Severino
A percepção dos professores sobre o ensino do basquetebol, a participação das meninas e o uso das TICs nas aulas de Educação física.
Researcher: Francisco Gonçalves
Desenvolvimento Humano e Tecnologias | Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Instituto de Biociências | http://hdl.handle.net/11449/191395

Leandro Ricardo Nogueira Cavadas
Performance, Educação e Interculturalidade. Descrição de uma prática artística no Ensino Superior Politécnico.
Researcher: Maria Pacheco Figueiredo
Educação, especialidade Interculturalidade | Universidade Aberta | http://hdl.handle.net/10400.2/8040

→ Mestrado

2022

Alexandra Cristina Almeida Lopes
Estratégias pedagógicas para a inclusão de crianças com necessidades de saúde específicas: perspetivas dos professores
Researcher: Ana Paula Cardoso
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Educação Especial
http://hdl.handle.net/10400.19/7234

Ana Carolina Fortes das Neves Dias Ferreira
(Re)significar a educação de infância e primeiro ciclo do ensino básico: a resolução de problemas no desenvolvimento do sentido de número
Researcher: Hélia Pinto
Instituto Politécnico de Leiria - Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
http://hdl.handle.net/10400.8/7002

Ana Isabel Ferreira Ramalho Silva
Inclusão Escolar de Alunos com Necessidades de Saúde Especiais no Ensino Básico
Researcher: Sara Felizardo
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Educação Especial
http://hdl.handle.net/10400.19/7390

Ana Margarida Areias Guerreiro
Percurso de experiências e aprendizagens em contexto de Educação de Infância e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. O espaço exterior como potenciador de aprendizagem: conceções e práticas educativas dos educadores de infância e dos professores de 1.º CEB.
Researcher: Hélia Pinto
Instituto Politécnico de Leiria - Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
http://hdl.handle.net/10400.8/7027

Ana Paula Cordeiro Luís
Prática de Ensino Supervisionada – Educação em ciências e desenvolvimento do pensamento crítico
Researcher: Ilda Freire-Ribeiro
Instituto Politécnico da Guarda Escola Superior de Educação Comunicação e Desporto, Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
http://hdl.handle.net/10198/26429

Ana Raquel de Pinho Soares
Percurso formativo em Educação Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico: descobrir e aprender em família
Researcher: Maria Pacheco Figueiredo
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
http://hdl.handle.net/10400.19/7238

Ana Sofia Ferreira da Graça
Uma Prática Pedagógica reflexiva para aprender a ensinar. O contributo do teste escrito em duas fases no processo de ensino e aprendizagem
Researcher: Hélia Pinto
Instituto Politécnico de Leiria - Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Ensino do 1º ciclo do Ensino básico e de Matemática e Ciências Naturais do 2º ciclo de Ensino básico
http://hdl.handle.net/10400.8/7827

André Filipe Afonso Gomes
O Referencial de Educação para o Desenvolvimento (RED) como Elemento Promotor de Cidadania e Valores
Researcher: Elisabete Brito
Instituto Politécnico da Guarda - Escola Superior de Educação, Comunicação e Desporto, Educação Pré-escolar e Ensino do 1ºCiclo do Ensino Básico
http://hdl.handle.net/10314/6127

António Carlos Soares Paulino
Utilização de Assistentes Virtuais para promoção da autonomia em jovens e adultos com incapacidades intelectuais em processo de transição para a vida ativa
Researcher: Belmiro Rego
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Educação Especial
http://hdl.handle.net/10400.19/7385

Ariana Rocha
Sentidos emergentes da educação num cenário pandémico: das práticas às competências reflexivas e investigativas
Researcher: Maria Pacheco Figueiredo
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico

Armanda Filipa Lopes Branquinha
Relatório Final de Estágio na CPCJ de Viseu
Researcher: Paula Xavier
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Intervenção Psicossocial com Crianças e Jovens em Risco

Bárbara Figueiredo Marques
O ensino à distância e o seu impacto na prática supervisionada do 1.º CEB na perspetiva dos estudantes
Researcher: Ana Paula Cardoso
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
http://hdl.handle.net/10400.19/7392

Carla Susana Ferreira Vaz
A importância da implementação de uma gestão estratégica nas organizações socias: análise às IPSS do distrito de Vila Real
Researcher: Susana Rebelo da Fonseca
Instituto Politécnico de Viseu, Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Lamego, Gestão de Organizações Sociais
http://hdl.handle.net/10400.19/7190

Carlos Elói Ramos da Silva
Perspetivas sobre jogos digitais nas competências de comunicação e interação social de crianças e jovens com Perturbação do Espetro do Autismo
Researcher: Sara Felizardo
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Educação Especial
http://hdl.handle.net/10400.19/7396

Carlos Miguel dos Santos Sequeira
A viabilidade de implementação e certificação do sistema de gestão de qualidade: aplicação da ISO 9001:2015, na Esprodouro - ASDOURO
Researcher: Susana Rebelo da Fonseca
Instituto Politécnico de Viseu, Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Lamego, Gestão de Organizações Sociais
http://hdl.handle.net/10400.19/7435

Carolina Alexandra Andrade dos Santos
Inovação Pedagógica no 1.º Ciclo do Ensino Básico: processos de inclusão numa Escola da periferia de Viseu
Researcher: Ana Paula Cardoso
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
http://hdl.handle.net/10400.19/7379

Carolina Alexandra Andrade dos Santos
Inovação Pedagógica no 1.º Ciclo do Ensino Básico: processos de inclusão numa Escola da periferia de Viseu
Researcher: João Rocha
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
http://hdl.handle.net/10400.19/7379

Carolina Alves Cabral
A inclusão na multideficiência: Uma intervenção educativa promotora de funcionalidade
Researcher: Rosina Fernandes | José António Sargento
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Educação Especial
http://hdl.handle.net/10400.19/7389

Carolina Contente Bernardino
Refletindo e investigando a Prática Pedagógica na Educação de Infância: ler e construir narrativas com a família
Researcher: Maria José Gamboa
Instituto Politécnico de Leiria - Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Educação Pré-escolar
http://hdl.handle.net/10400.8/7719

Carolina da Rosa
Perspetivas dos professores sobre os efeitos da (não) -retenção escolar na aprendizagem dos alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico
Researcher: Henrique Ramalho
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
http://hdl.handle.net/10400.19/7394

Carolina da Rosa
Perspetivas dos professores sobre os efeitos da (não) -retenção escolar na aprendizagem dos alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico
Researcher: João Rocha
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
http://hdl.handle.net/10400.19/7394

Cristiana Isabel Almeida Teixeira
Prática de Ensino Supervisionada e Educação para os Valores: Propostas de atividades para o 1.º ciclo do Ensino Básico
Researcher: Ana Paula Cardoso
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
http://hdl.handle.net/10400.19/7239

Daniela Cristina Trabulo Rodrigues
Recursos Educativos Abertos no ensino, na aprendizagem e na avaliação: perceção dos professores de Matemática do 2.º e do 3.º ciclo do Ensino Básico
Researcher: Marta Fonseca
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Ciências da Educação - Especialização em Utilização Pedagógica das TIC

Daniela Sofia Marques Lourenço
Prática de ensino supervisionada e práticas de leitura em família
Researcher: Ana Isabel Silva
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
http://hdl.handle.net/10400.19/7387

Diana Filipa da Costa Martins
Refletindo e investigando sobre as Histórias Infantis e a Resolução de Problemas na Educação Pré-Escolar
Researcher: Hugo Menino
Instituto Politécnico de Leiria - Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Educação Pré-escolar
https://iconline.ipleiria.pt/handle/10400.8/7132

Diana Filipa da Costa Martins
Refletindo e investigando sobre as Histórias Infantis e a Resolução de Problemas na Educação Pré-Escolar
Researcher: Maria José Gamboa
Instituto Politécnico de Leiria - Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Educação Pré-escolar
https://iconline.ipleiria.pt/handle/10400.8/7132

Diana Heloísa Amaral Almeida
Linguagem Oral e Abordagem à Escrita na Educação Pré-Escolar: a importância das histórias
Researcher: Ana Isabel Silva
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
http://hdl.handle.net/10400.19/7327

Elisa Maria Sá Ribeiro
Prática de Ensino Supervisionada - A construção de valores em contexto educativo
Researcher: Ilda Freire-Ribeiro
Instituto Politécnico da Guarda Escola Superior de Educação Comunicação e Desporto, Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
http://hdl.handle.net/10198/26435

Elisangela Gomes
Crenças, preconceitos e as expectativas das famílias de crianças com PEA em relação ao processo Ensino Aprendizagem das suas crianças para a vida ativa
Researcher: Henrique Ramalho
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Educação Especial
http://hdl.handle.net/10400.19/7328

Elsa de Jesus Jorge Ramos
Ensinar e Aprender em Educação Visual no 2º CEB – O desafio do digital
Researcher: Lúcia Magueta
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Utilização pedagógica das TIC
http://hdl.handle.net/10400.8/7741

Elsa Virgínia Coutinho Eloio Botas Videira
A comunicação entre professor e aluno na sala de aula do futuro e na educação a distância – um estudo de caso múltiplo
Researcher: Lúcia Magueta
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Comunicação Acessível
http://hdl.handle.net/10400.8/7745

Flávia Paola Guatura Costa da Silva
Perceção dos professores do ensino secundário face à inclusão dos alunos com Necessidades de Saúde Especiais no contexto de ensino regular
Researcher: Sara Felizardo
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Educação Especial
http://hdl.handle.net/10400.19/7371

Helena Sofia Gonçalves Cardoso
Prática de Ensino Supervisionada – Conceções das crianças sobre a água e a sua importância
Researcher: Ilda Freire-Ribeiro
Instituto Politécnico da Guarda Escola Superior de Educação Comunicação e Desporto, Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
http://hdl.handle.net/10198/26436

Isaura João Valente Antunes
Viagens literárias: uma estratégia pedagógica com o Google Earth Web2
Researcher: Marta Fonseca
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Ciências da Educação - Especialização em Utilização Pedagógica das TIC
http://hdl.handle.net/10400.8/8008

Jéssica Filipa Albuquerque Fernandes
(Con)Viver com a Demência:O papel e a gestão emocional dos cuidadores formais em Estruturas Residenciais para Pessoas Idosas no Concelho de Viseu
Researcher: Susana Rebelo da Fonseca
Instituto Politécnico de Viseu, Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Lamego, Gestão de Organizações Sociais
http://hdl.handle.net/10400.19/7191

Joana Moleiro de Melo
Percepções de um, de um só e de um todo.
Researcher: Sandrina Milhano
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Intervenção e Animação Artísticas

Joana Silva Alves
A influência da Incapacidade Intelectual na articulação verbal em crianças do 1º CEB
Researcher: Fernando Alexandre | Ana Isabel Silva
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Educação Especial
http://hdl.handle.net/10400.19/7388

Laura Marcelino Carvalho
A utilização de Podcast como ferramenta pedagógica inovadora no 1º Ciclo do Ensino Básico
Researcher: Marta Fonseca
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Ciências da Educação - Especialização em Utilização Pedagógica das TIC
http://hdl.handle.net/10400.8/8056

Liliana Inês Batista Ferreira
A disciplina de TIC de 9º ano e as competências do aluno do séc. XXI
Researcher: Carla Freire
Instituto Politécnico de Leiria - Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Utilização Pedagógica das TIC
http://hdl.handle.net/10400.8/7783

Luana Raymundo Corrêa
Audiodescrição inserida nos textos dos telejornais: um caminho possível
Researcher: Carla Freire | Marta Fonseca
Instituto Politécnico de Leiria - Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Comunicação Acessível
https://iconline.ipleiria.pt/handle/10400.8/6792

Márcia Cristina da Costa Simões Neto
Dinâmicas relacionais e ajustamento parental em famílias de crianças com Perturbação do Espectro do Autismo: contributos de um estudo de caso
Researcher: Sara Felizardo Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Educação Especial
http://hdl.handle.net/10400.19/7378

Marco António da Assunção Santos
AS TECNOLOGIAS DIGITAIS NA AVALIAÇÃO DAS ATIVIDADES PRÁTICAS DOS ALUNOS DO 5.º ANO DE ESCOLARIDADE NA DISCIPLINA DE EDUCAÇÃO MUSICAL
Researcher: Sandrina Milhano
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Utilização Pedagógica das TIC

Mariana Baptista Domingos
Inovação pedagógica na Educação Pré-Escolar: processos de inclusão num jardim de infância do concelho de Viseu
Researcher: João Rocha
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
http://hdl.handle.net/10400.19/7386

Mariana Baptista Domingos
Inovação pedagógica na Educação Pré-Escolar: processos de inclusão num jardim de infância do concelho de Viseu
Researcher: Ana Paula Cardoso
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
http://hdl.handle.net/10400.19/7386

Mariana Neves Lourenço
Ansiedade e autoconceito em crianças com dislexia
Researcher: Marta Fonseca
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Educação Especial - Domínio Cognitivo-Motor
http://hdl.handle.net/10400.8/7096

Nádia Dias Coutinho
Prática de Ensino Supervisionada de Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, Perturbação do Espectro do Autismo e Recursos Tecnológicos
Researcher: Belmiro Rego
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
http://hdl.handle.net/10400.19/7575

Nádia Dias Coutinho
Prática de Ensino Supervisionada de Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, Perturbação do Espectro do Autismo e Recursos Tecnológicos
Researcher: Sara Felizardo
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
http://hdl.handle.net/10400.19/7575

Nádia Lourenço Silva
Contributos da prática musical na inclusão de alunos do 1.º CEB
Researcher: Sandrina Milhano
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Educação Especial

Nídia Alexandra Pereira Mesquita
Ouvir e brincar com histórias: Práticas de jogo dramático em Educação Pré-escolar
Researcher: Maria José Gamboa
Instituto Politécnico de Leiria - Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Educação Pré-escolar
http://hdl.handle.net/10400.8/7155

Patrícia Alexandra Marques Domingues
Refletindo sobre a Prática Pedagógica em Educação de Infância e Ensino do 1.º CEB - interações em contexto de creche
Researcher: Lúcia Magueta
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
http://hdl.handle.net/10400.8/7154

Patrícia Raquel Miranda Santos
Importância das competências socioemocionais no contexto da educação especial e inclusiva: Perceções de professores e educadores
Researcher: Maria João Amante
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Educação Especial
http://hdl.handle.net/10400.19/7372

Patrícia Raquel Miranda Santos
Importância das competências socioemocionais no contexto da educação especial e inclusiva: Perceções de professores e educadores
Researcher: Susana Barros Fonseca Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Educação Especial
http://hdl.handle.net/10400.19/7372

Patrick Fernandes Pereira
O envolvimento da família na motivação para a leitura
Researcher: Dulce Melão
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
http://hdl.handle.net/10400.19/7381

Patrick Fernandes Pereira
O envolvimento da família na motivação para a leitura
Researcher: Luís Menezes
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
http://hdl.handle.net/10400.19/7381

Paula Cristina do Amaral Pereira
Perceções em torno das vivências do acolhimento residencial de crianças e jovens em risco
Researcher: Maria João Amante
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Intervenção Psicossocial com Crianças e Jovens em Risco
http://hdl.handle.net/10400.19/7356

Priscila Eduardo de Oliveira Nogueira
Caminhos trilhados pelos estudantes egressos com altas habilidades/superdotação do distrito federal, após o atendimento educacional especializado.
Researcher: Olga Santos
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Educação Especial, Área de Especialização Domínio Cognitivo e Motor
http://hdl.handle.net/10400.8/7060

Rosália Lopes de Almeida
SAAC: Promoção da comunicação (e inclusão) em crianças com PEA
Researcher: Ana Paula Cardoso | Ana Isabel Silva
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Educação Especial
http://hdl.handle.net/10400.19/7391

Sara Filipa Moreira do Olival
A Música enquanto Recurso Pedagógico para Auxiliar Crianças com Dislexia da Intervenção ao Estudo de Caso
Researcher: Sandrina Milhano
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Educação Especial
http://hdl.handle.net/10400.8/7212

Sarah Fernandes Marques
Refletindo e investigando a Prática Pedagógica em Educação de Infância: O contributo da Filosofia para Crianças na Educação Pré-Escolar
Researcher: Maria José Gamboa
Instituto Politécnico de Leiria - Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Educação Pré-escolar
http://hdl.handle.net/10400.8/7824

Sérgio Paulo Brás Fernandes
Arte: participar para envlver ou envolver para participar?
Researcher: Sandrina Milhano
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Intervenção e Animação Artísticas
http://hdl.handle.net/10400.8/8069

Sofia Aranda Duarte Teixeira
Do Lapedo a Santa Eufémia – A Expressão Artística como Veículo de Conhecimento e Aproximação de uma Comunidade
Researcher: Sandrina Milhano
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais
Intervenção e Animação Artísticas

Teresa Maria Ferreira da Costa
Perceção de jovens com e sem incapacidade sobre si e os outros, enquanto bailarinos de dança inclusiva
Researcher: José António Sargento | Sara Felizardo
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Educação Especial
http://hdl.handle.net/10400.19/7235

Valéria Regina Abdalla Farias
Como potenciar a fruição cultural das pessoas com deficiência visual em museus
Researcher: Carla Freire
Instituto Politécnico de Leiria - Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Comunicação Acessível
https://iconline.ipleiria.pt/handle/10400.8/6793

O Papel das Associações de estudantes do Ensino Superior, na dinamização da participação cívica e política dos jovens estudantes: o caso do Politécnico de Leiria
Researcher: Sara Lopes
Instituto Politécnico de Leiria - Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Educação, Especialização Desenvolvimento Comunitário

2021

Adriana Silva Gonçalves
A importância da estratégia na gestão das organizações sociais: estudo no distrito de Vila Real.
Researcher: Susana Rebelo da Fonseca
Instituto Politécnico de Viseu, Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Lamego

Alexandra Marisa de Sousa Silva
Tempos e modos de apropriação das tecnologias por crianças - Estudo de caso com crianças de uma escola internacional da Dinamarca.
Researcher: Marta Fonseca
Ciências da Educação - Especialização em Utilização Pedagógica das TIC | Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
http://hdl.handle.net/10400.8/6043

Ana Cristina Martins de Oliveira
Influência do storytelling nas práticas de consumo de estudantes do Ensino Superior e nas suas perceções face à notoriedade das marcas.
Researcher: Teresa Gouveia
Comunicação Aplicada – Ramo Comunicação Estratégica | Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
http://hdl.handle.net/10400.19/6769

Ana Lúcia Vieira Alves
Refletindo sobre a Prática Pedagógica do 1.º CEB e de Matemática e Ciências Naturais do 2.º CEB. A emergência do pensamento algébrico num contexto de Ensino Exploratório - um estudo com alunos do 3.º ano de escolaridade.
Researcher: Olga Santos
Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico | Instituto Politécnico de Leiria, Escola Superior de Educação e Ciências Sociais
http://hdl.handle.net/10400.8/6089

Ana Maria Cecílio Inácio
Mindfulness: uma experiência no Jardim-de-Infância.
Researcher: Hugo Menino
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico | Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais
http://hdl.handle.net/10400.8/5774

Ana Maria Vaz Afonso
Perceções de cuidadores familiares de uma pessoa com a doença de Alzheimer: um estudo de caso.
Researcher: Marília Castro
Educação Social - Educação e Intervenção ao Longo da Vida | Instituto Politécnico de Bragança, Escola Superior de Educação, Portugal

Ana Paula Geralda Moreira Duarte
Gestão Curricular e a Promoção de Competências Académicas dos Alunos com Necessidades de Saúde Especiais (NSE): estudo de caso sobre as perspetivas de prosseguimento de estudos no ensino superior.
Researcher: Henrique Ramalho
Educação Especial, Área de Especialização Domínio Cognitivo e Motor | Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
http://hdl.handle.net/10400.19/6834

Ana Rita da Rocha Fernandes Nunes
A Integração Curricular e o Sacratch no 1.º Ciclo do Ensino Básico.
Researcher: João Rocha
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico | Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal

Andreia Sofia Faria das Neves
A utilização de jogos digitais, como estratégia de motivação no ensino das Ciências Naturais.
Researcher: Carla Freire
Utilização Pedagógica das TIC | Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais
http://hdl.handle.net/10400.8/5813

Catarina Alexandra Santos Almeida
Consciência Fonológica em idade pré-escolar e no 1.º ano de escolaridade.
Researcher: Isabel Aires de Matos | Ana Isabel Silva
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico | Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
http://hdl.handle.net/10400.19/6833

Danila Pereira Lúcio
A brincadeira livre na Educação de Infância.
Researcher: Clarinda Barata
Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico | Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais
http://hdl.handle.net/10400.8/6057

Edgar Correia Campos
Intervenção com Famílias em Risco Psicossocial: perceções de técnicos portugueses e galegos.
Researcher: Susana Barros Fonseca | Maria João Amante
Intervenção Psicossocial com Crianças e Jovens em Risco | Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
http://repositorio.ipv.pt/handle/10400.19/6835

Edgar Correia Campos
Intervenção com Famílias em Risco Psicossocial: perceções de técnicos portugueses e galegos.
Researcher: Susana Barros Fonseca
Intervenção Psicossocial com Crianças e Jovens em Risco | Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
http://repositorio.ipv.pt/handle/10400.19/6835

Fernando Tavares Ferreira
Perceções dos militares da GNR de Viseu sobre os indicadores de maus-tratos.
Researcher: Esperança Ribeiro

Francisco Marco Pais Ribeiro
O marketing interno e a qualidade do serviço numa unidade de saúde.
Researcher: Célia Ribeiro
Gestão | Universidade Católica Portuguesa
http://hdl.handle.net/10400.14/32460

Inês Adriana Meirinhos Cardeiras Soares
Qual o impacto das campanhas internas do dstgroup na Felicidade Interna Bruta (FIB) e na produtividade dos seus trabalhadores?.
Researcher: Paulo Silva
Comunicação Aplicada – Ramo Comunicação Estratégica | Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
http://hdl.handle.net/10400.19/6836

Inês Filipa Moreira Fernandes
Refletindo e investigando sobre a Emergência da Matemática e a Resolução de Problemas segundo o modelo de Polya na Educação Pré-Escolar.
Researcher: Hugo Menino
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico | Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais
http://hdl.handle.net/10400.8/5775

Isabel Cristina Correia David
Intervenção psicomotora e desenvolvimento das capacidades motoras e comportamentais das crianças com perturbações de aprendizagem especificas.
Researcher: Emília Martins
Educação Especial, Área de Especialização Domínio Cognitivo e Motor | Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal

Isabella Garcia
A publicidade em Portugal nos anos de 1920 e 1930 – Uma análise dos anúncios no Diário de Lisboa. Mestrado em Comunicação e Media.
Researcher: Maria José Gamboa
Comunicação e Media | Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais
http://hdl.handle.net/10400.8/5778

Joana Andreia Lourenço Rodrigues
Avós, crianças e livros: relato crítico de práticas e investigação na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico.
Researcher: Maria Pacheco Figueiredo | João Rocha
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico | Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
http://hdl.handle.net/10400.19/6829

João Miguel Marques Clara
Exposição de menores à violência doméstica: O caso do distrito de Viseu Intervenção Psicossocial com Crianças e Jovens em Risco.
Researcher: Emília Martins
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal

Karina Ferreira Cunha
Ética, comprometimento e educação : a perceção de gestores de escolas públicas no Brasil e em Portugal.
Researcher: Célia Ribeiro
Gestão | Universidade Católica Portuguesa
http://hdl.handle.net/10400.14/32329

Liliana Maria Teixeira Camacho
A resposta social e o envelhecimento.
Researcher: Maria João Santos
Ciências da Educação- Área Especialização Educação e Desenvolvimento Comunitário | Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais
http://hdl.handle.net/10400.8/5943

Lucília Maria da Silva Moniz
O comportamento interpessoal do professor.
Researcher: Maria João Santos | Clarinda Barata
Educação Especial - Domínio cognitivo-motor | Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais
http://hdl.handle.net/10400.8/6088

Márcia dos Santos Soares
Estratégias de Comunicação Emocional nas Redes Sociais em Contexto de Crise - Caso de Estudo CUF e Trofa Saúde.
Researcher: Nídia Morais
Comunicação Aplicada – Ramo Comunicação Estratégica | Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal

Maria da Conceição Marques Fialho
O potencial da criação de recursos didáticos para o desenvolvimento de competências multinível em crianças com necessidades específicas.
Researcher: Carla Freire
Comunicação Acessível | Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais
http://hdl.handle.net/10400.8/5811

Maria de Fátima Monteiro Bordalo Ribeiro
A gestão do conhecimento em diferentes setores empresariais.
Researcher: Célia Ribeiro
Gestão | Universidade Católica Portuguesa
http://hdl.handle.net/10400.14/32331

Mariana Santos Rei
O Recreio para promoção das atividades físico-motoras no 1.º CEB.
Researcher: António Azevedo
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal

Marisa Filipa Oliveira Carvalho
A comunicação no Facebook e no Instagram durante a pandemia COVID-19 - o caso de três marcas de cosmética no período natalício.
Researcher: Nídia Morais
Comunicação Aplicada – Ramo Comunicação Estratégica | Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal

Marlene Lopes Alves
Rotina educativa e Literatura para a Infância: relato crítico de práticas e investigação na Educação Pré-Escolar.
Researcher: Maria Pacheco Figueiredo | Isabel Aires de Matos
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico | Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
http://hdl.handle.net/10400.19/6831

Patrícia Isabel Fernandes Ramos
Metodologia de trabalho de projeto e promoção de competências para o desenvolvimento sustentável no 1.ºCEB.
Researcher: João Rocha | Ana Paula Cardoso
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico | Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal

Raquel da Silva Lima de Oliveira
Estimulação multissensorial para potencializar a memória em pessoas na adultez avançada com traços de declínio cognitivo.
Researcher: Maria João Santos
Educação Especial - Domínio cognitivo-motor | Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais
http://hdl.handle.net/10400.8/5838

Raquel Filipa Rodrigues Fonseca
Refletindo sobre a Prática Pedagógica em Educação de Infância e no 1.º CEB – a aprendizagem cooperativa em atividades com a linguagem plástica.
Researcher: Lúcia Magueta | Clarinda Barata
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico | Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais
http://hdl.handle.net/10400.8/5780

Rodrigo Valentim Tavares de Sousa
Revenue Management: a importância do departamento de revenue nas unidades hoteleiras.
Researcher: Célia Ribeiro
Gestão | Universidade Católica Portuguesa
http://hdl.handle.net/10400.14/32333

Rosana Maria Freitas Silveira
Igualdade de Género e Inclusão: Perceções e atitudes de professores/as do 2.º e 3.º Ciclos do Ensino Básico e Ensino Secundário.
Researcher: Paula Xavier
Educação Especial, Área de Especialização Domínio Cognitivo e Motor | Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal

Rute Isabel Pinto Fernandes
Envelhecimento e Qualidade de vida – Visão do utente de centro de dia.
Researcher: Maria João Santos
Ciências da Educação- Área Especialização Educação e Desenvolvimento Comunitário | Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais
http://hdl.handle.net/10400.8/5810

Salomé Gama
Perceção dos Profissionais de Desporto sobre a importância da prática da Natação na promoção da Qualidade de Vida de crianças/jovens com Perturbação do Espectro de Autismo.
Researcher: Paula Xavier
Educação Especial, Área de Especialização Domínio Cognitivo e Motor | Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal

Sandra Cristina Antunes Amaro
O papel da motivação na aprendizagem da leitura e da escrita em alunos do 1.º ano de escolaridade com dificuldades de aprendizagem.
Researcher: Maria João Santos
Educação Especial - Domínio cognitivo-motor | Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais
http://hdl.handle.net/10400.8/6082

Sandra Maria Almeida Matos Lopes
Refletindo sobre a Prática Pedagógica em Educação de Infância e Ensino do 1.º CEB - interações em contexto de creche.
Researcher: Clarinda Barata
Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico | Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais
http://hdl.handle.net/10400.8/6095

Sara Isabel Simões Dionísio
Refletindo sobre a Prática Pedagógica Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico.
Researcher: Clarinda Barata
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais
http://hdl.handle.net/10400.8/6083

Tadeu Ferreira de Sousa Celestino
Em busca do Professor de Educação Física inclusiva.
Researcher: Esperança Ribeiro | Antonino Pereira
Educação Especial, Área de Especialização Domínio Cognitivo e Motor | Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal

Tânia Daniela Ferreira de Almeida
O contributo das competências emocionais nos processos de mudança organizacional em contexto de teletrabalho.
Researcher: Célia Ribeiro
Gestão | Universidade Católica Portuguesa
http://hdl.handle.net/10400.14/32330

Tatiana Cristina Gonçalves Silva
A Avaliação do Desempenho nas Organizações Sociais: Estudo no concelho de Viseu.
Researcher: Susana Rebelo da Fonseca
Instituto Politécnico de Viseu, Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Lamego

Vera Lúcia Polido Gonçalves
Determinantes da saúde mental nas famílias do interior de Portugal durante a pandemia COVID 19.
Researcher: Cláudia Chaves

Influência do Instagram nos Hábitos Alimentares.
Researcher: Belmiro Rego
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal

De que fala o teu corpo? A Dança Criativa como meio de Comunicação de si.
Researcher: Carla Freire
Intervenção e Animação Artísticas | Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais

Marketing Relacional e Comunicação em Bibliotecas Universitárias: O Caso das Bibliotecas da Universidade Católica Portuguesa.
Researcher: Célia Ribeiro
Gestão | Universidade Católica Portuguesa

A Perceção do Setor Privado sobre a Temática da Liderança no Setor Público.
Researcher: Célia Ribeiro
Gestão | Universidade Católica Portuguesa

A inovação como fator crítico no desempenho organizacional: estudo de caso nas PME’s na região Aveiro, Portugal.
Researcher: Célia Ribeiro
Gestão | Universidade Católica Portuguesa

Liderança intermédia no setor fabril: Estudo de caso.
Researcher: Célia Ribeiro
Gestão | Universidade Católica Portuguesa

O Comportamento interpessoal do Professor – Perceção de alunos do 9º ano no Colégio Conciliar de Maria Imaculada – Leiria.
Researcher: Maria João Santos
Educação Especial - Domínio cognitivo-motor | Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais

O Papel do Voluntariado Jovem nas Motivações e Desenvolvimento de Competências Pessoais e Sociais.
Researcher: Paula Xavier
Intervenção Psicossocial com Crianças e Jovens em Risco | Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal

Comunicação de Crise em tempos de pandemia: os modelos de comunicação da Direção Geral de Saúde portuguesa.
Researcher: Ana Mafalda Matias
Comunicação Aplicada – Ramo Comunicação Estratégica | Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal

2020

Ana Catarina Fernandes
A literatura para a infância e a área de FPS na EPE: um percurso formativo e investigativo no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada.
Researcher: Maria Pacheco Figueiredo
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º CEB | Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal

Ana Paula da Silva Brás
Perceção dos professores de alunos com necessidades de saúde especiais numa escola portuguesa de Maputo, Moçambique.
Researcher: Ana Paula Cardoso
Educação Especial, área de especialização em Domínio Cognitivo e Motor | Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal

Ana Rita Pereira da Conceição
O acesso aos cuidados de saúde primários perceção das pessoas com deficiência visual.
Researcher: Carla Freire
Comunicação Acessível | Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal

Ana Teixeira
Perceções de profissionais e jovens em situação de vulnerabilidade social sobre a transição para a vida pós-escolar.
Researcher: Paula Xavier
Intervenção Psicossocial com Crianças e Jovens em Risco | Instituto Politécnico de Viseu - Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal

Ema da Costa Almeida
O uso do Facebook e do Instagram na Comunicação com os novos estudantes: o caso das Universidades Públicas Portuguesas.
Researcher: Nídia Morais
Comunicação Aplicada – Ramo Comunicação Estratégica | Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal | http://hdl.handle.net/10400.19/6323

José Carlos Fernandes Madeira
Implementação de uma ferramenta informática de apoio à avaliação do desempenho dos alunos.
Researcher: Lúcia Magueta
Ensino de Informática | Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Escola de Ciências Humanas e Sociais, Portugal

José Ferdinando Barreto Gonçalves
Utilização de ferramentas digitais em Expressão Plástica – uma experiência desenvolvida numa Escola do 1.º Ciclo do Ensino Básico do Funchal.
Researcher: Lúcia Magueta
Intervenção e Animação Artísticas | Instituto Politécnico de Leiria - Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal

Luís Vasco Lopes Saraiva
Empreendedorismo: Contributo para a criação de uma empresa promotora de atividade física.
Researcher: Célia Ribeiro
Gestão | Universidade Católica Portuguesa Centro Regional de Viseu, Portugal | http://hdl.handle.net/10400.14/30401

Manuel João Cruz
Fake News & Desinformação: Estudo de caso numa instituição de ensino superior em Portugal.
Researcher: Nídia Morais
Comunicação Aplicada – Ramo Comunicação Estratégica | Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal | http://hdl.handle.net/10400.19/6442

Mariana Oliveira Amaral
Utilização dos manuais escolares por professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico.
Researcher: Nídia Morais
Instituto Politécnico de Viseu, Portugal

Marlene Guerra Magalhães
Perceções de alunos e professores de Português e História e Geografia de Portugal do 2.º CEB, relativamente às Provas de Aferição realizadas no 5.º ano do Ensino Básico.
Researcher: João Rocha
Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico | Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal

Nicole Gaspar Duarte
Refletindo sobre a Prática Pedagógica do 1.º CEB e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º CEB. Investigando sobre o meu desenvolvimento profissional com vista à inovação das práticas pedagógicas em Ciências: Um estudo com alunos do 4.º ano.
Researcher: Susana Reis
Ensino do 1º ciclo do Ensino básico e de Matemática e Ciências Naturais do 2º ciclo de Ensino Básico | Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal

Nuno Rafael Santos Duarte
Apuramento do custo e medidas de desempenho no apoio à gestão de uma organização social Gestão Empresarial.
Researcher: Susana Rebelo da Fonseca
Instituto Politécnico de Coimbra Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Coimbra, Portugal

Sandra Loureiro
Desafios da parentalidade em famílias de crianças com Perturbação do Espetro do Autismo: Construção e implementação do programa "PE" do autismo.
Researcher: Paula Xavier
Intervenção Psicossocial com Crianças e Jovens em Risco | Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal

Sandrina Ramos Sobral
A liderança no feminino e a responsabilidade social das organizações.
Researcher: Célia Ribeiro
Gestão | Universidade Católica Portuguesa Centro Regional de Viseu, Portugal | http://hdl.handle.net/10400.14/29326

Tânia Daniela Barros Coimbra
Conceções dos supervisores sobre as práticas de supervisão no 1.º CEB.
Researcher: João Rocha
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo de Ensino Básico | Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal

Mindfullness: Uma experiência no jardim-de-infância.
Researcher: Hugo Menino
Educação pré-escolar e ensino do 1.º ciclo do ensino básico | Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais

Refletindo e investigando sobre a Emergência da Matemática e a Resolução de Problemas, segundo o modelo de Polya, na Educação Pré-Escolar.
Researcher: Hugo Menino
Educação pré-escolar e ensino do 1.º ciclo do ensino básico | Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais

Educação para a Cidadania no 1.º Ciclo do Ensino Básico: cidadania e questões de género.
Researcher: Ana Paula Cardoso
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico | Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal

Correlação entre a escala de depressão geriátrica de yesavage e o estado de saúde oral do paciente idoso - estudo piloto.
Researcher: Célia Ribeiro
Medicina Dentária | Universidade Católica Portuguesa Centro Regional de Viseu, Portugal

Ética, comprometimento e educação: A perceção de gestores de escolas públicas no brasil e em Portugal.
Researcher: Célia Ribeiro
Gestão | Universidade Católica Portuguesa Centro Regional de Viseu, Portugal

Contributo das competências emocionais nos processos de mudança organizacional em contexto de teletrabalho.
Researcher: Célia Ribeiro
Gestão | Universidade Católica Portuguesa Centro Regional de Viseu, Portugal

A gestão do conhecimento em diferentes setores empresariais.
Researcher: Célia Ribeiro
Gestão | Universidade Católica Portuguesa Centro Regional de Viseu, Portugal

Revenue Management – A importância do departamento de Revenue nas Unidades Hoteleiras.
Researcher: Célia Ribeiro
Gestão | Universidade Católica Portuguesa Centro Regional de Viseu, Portugal

Refletindo sobre a prática pedagógica no pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico: A multiplicação de números racionais no 4.º ano de escolaridade em contexto de ensino exploratório.
Researcher: Susana Reis
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico | Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal

O Telemarketing em Portugal: Efeitos da pandemia Covid-19 sobre o comportamento dos consumidores.
Researcher: Ana Mafalda Matias
Marketing | Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viseu, Portugal

A importância do espaço, como categoria narrativa, no desenvolvimento das competências interpretativas de alunos do 6º ano de escolaridade.
Researcher: Fernando Alexandre
Ensino do 1ºCEB e do 2ºCiclo em Português e História e Geografia de Portugal | Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal | http://hdl.handle.net/10400.19/6200

A Literatura para a infância e a formação de conceitos matemáticos em crianças do 1.º CEB.
Researcher: Ana Isabel Silva
Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico | Escola Superior de Educação - Instituto Politécnico de Viseu, Portugal

Programa de intervenção nas competências facilitadoras da leitura e escrita em crianças NSE.
Researcher: Ana Isabel Silva
Educação Especial - Domínio Cognitivo e Motor | Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viseu, Portugal

A Comunicação digital no envolvimento entre a marca e o cliente: Estudo de caso sobre o festival cultural AgitÁgueda.
Researcher: Teresa Gouveia
Comunicação Aplicada | Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal

2019

Ana Isabel Trovão Vala
A intervenção com adolescentes em Acolhimento Residencial - Emoções e Linguagens Artísticas.
Researcher: Lúcia Magueta
Intervenção e Animação Artísticas | Instituto Politécnico de Leiria, Escola Superior de Educação e Ciências Sociais | http://hdl.handle.net/10400.8/4626

Ana Rita Borges de Mata Borges
Brincadeiras sem teto. A importância do brincar no espaço exterior – análise e reflexão sobre as práticas na educação pré-escolar
Researcher: Maria Pacheco Figueiredo
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico | Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Viseu | http://hdl.handle.net/10400.19/6031

Anabela P Tavares
Help Medicine Sistema de Alerta de Toma de Medicação
Researcher: Natália Gomes
Computação Móvel | Instituto Politécnico da Guarda, Escola Superior de Tecnologia e Gestão | http://hdl.handle.net/10314/4935

André Souza dos Santos
Que Escola Será Esta? Narrativas sobre o espaço através de bandas desenhadas e fotografias com crianças do 4.º Ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico de Leiria.
Researcher: Lúcia Magueta
Intervenção e Animação Artísticas | Instituto Politécnico de Leiria, Escola Superior de Educação e Ciências Sociais | http://hdl.handle.net/10400.8/4001

Andreia Filipa dos Santos Simões
Desafios e estratégias na implementação de atividades de exploração da natureza: As perceções de uma professora estagiária.
Researcher: Francisco Gonçalves
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico | Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo | http://hdl.handle.net/20.500.11960/2222

Andreia Filipa Duarte Ferreira Silva
Perspetivas sobre os Trabalhos para Casa (TPC) em Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico (CEB).
Researcher: Ana Paula Cardoso
Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico | Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Viseu | http://hdl.handle.net/10400.19/6180

Augusto Jorge de Jesus Pereira
Recreio: Espaço educativo promotor de aprendizagens nas crianças do 1.º Ciclo do Ensino Básico
Researcher: Paulo Eira
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico | Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Viseu | http://hdl.handle.net/10400.19/6028

Aurélio Nuno Peixoto Barreiros
Motivação para a prática de atividades de exploração na natureza: as perceções de crianças e pais no contexto do primeiro ciclo do ensino básico.
Researcher: Francisco Gonçalves
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico | Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Viana do Castelo | http://hdl.handle.net/20.500.11960/2234

Cláudio Rafael de Jesus Martins Calçada
Perceções de diversos atores relativamente às práticas de um Centro de Atividades Ocupacionais de Viseu - Um Estudo de Caso
Researcher: Paula Xavier
Educação Especial, área de especialização em Domínio Cognitivo e Motor | Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viseu | http://hdl.handle.net/10400.19/6071

Guida Ribeiro Tomé Henriques
A Biblioteca vai à escola - A integração das linguagens plástica, musical e teatral em atividades de animação da leitura.
Researcher: Lúcia Magueta
Intervenção e Animação Artísticas | Instituto Politécnico de Leiria, Escola Superior de Educação e Ciências Sociais | http://hdl.handle.net/10400.8/4643

Joana Marta Lima Giestas
Influência do exercício físico nos resultados escolares em alunos do ensino do 1º CEB.
Researcher: Francisco Gonçalves
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico | Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Viana do Castelo | http://hdl.handle.net/20.500.11960/2301

Cíntia Piedade Torres Cravid
A influência do instagram na escolha do destino turístico.
Researcher: Joana Martins
Comunicação Aplicada | Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Viana do Castelo | http://hdl.handle.net/10400.19/6076

Lídia Maria Figueiredo Pereira Ferreira
Perspetivas dos educadores de infância acerca da sua formação e preparação para abordar o subdomínio da música.
Researcher: Ana Paula Cardoso
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico | Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Viseu | http://hdl.handle.net/10400.19/6027

Sandra Isabel Gouveia
Um estudo sobre a Terapia Assistida por animais: Benefícios num jovem com a síndrome de X-Frágil
Researcher: Paula Xavier
Educação Especial, área de especialização em Domínio Cognitivo e Motor | Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Viseu | http://hdl.handle.net/10400.19/6316

Tatiana Vanessa Almeida Ribeiro
Consciência fonológica em crianças do 1º ciclo do ensino básico com perturbação da aprendizagem específica com défice na leitura
Researcher: Emília Martins
Educação Especial, área de especialização em Domínio Cognitivo e Motor | Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Viseu | http://hdl.handle.net/10400.19/4917

Vasco M D L Fortuna
Workpresence Aplicação para a Gestão de Presenças
Researcher: Natália Gomes
Computação Móvel | Instituto Politécnico da Guarda, Escola Superior de Tecnologia e Gestão | http://hdl.handle.net/10314/4936

Portefólios digitais e envolvimento das crianças em atividades de aprendizagens na Educação Pré-Escolar.
Researcher: Ana Isabel Silva
Educação Pré-Escolar e 1.ºCEB | Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Viseu

Intervenção e investigação em Educação Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico: o tempo das crianças entre a escola e a família
Researcher: Maria Pacheco Figueiredo
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico | Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Viseu

2018

Ana Catarina Gonçalves Nunes
O Impacto das Influenciadoras Digitais sobre as Consumidoras Portuguesas – Um Estudo no Segmento da Beleza
Researcher: Ana Mafalda Matias
Comunicação Aplicada | Instituto Politécnico de Viseu | http://hdl.handle.net/10400.19/6077

Ana Catarina Rodrigues dos Santos
Refletindo sobre a Prática Pedagógica: Aprendendo hábitos alimentares saudáveis – um estudo de caso.
Researcher: Clarinda Barata
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico | Instituto Politécnico de Leiria, Escola Superior de Educação e Ciências Sociais | http://hdl.handle.net/10400.8/3759

Andreia Filipa Teles Pereira
A exploração didática de álbuns narrativos envolvendo a família: um estudo no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada.
Researcher: João Paulo Balula
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico | Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Viseu | http://hdl.handle.net/10400.19/5329

Cândida Filipa Paradela Pereira
O trabalho de grupo como fator potenciador de integração curricular no 1.º Ciclo do Ensino Básico.
Researcher: Ana Paula Cardoso
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico | Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Viseu

Cláudio Rafael de Jesus Martins Calçada
Perceções de diversos atores relativamente às práticas de um centro de atividades ocupacionais: Um estudo de caso.
Researcher: Ana Paula Cardoso
Educação Especial, área de especialização em Domínio Cognitivo e Motor | Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Viseu | http://hdl.handle.net/10400.19/6071

Daniel da Fonte Simões
Humor no ensino-aprendizagem da Matemática: um estudo no 2.º ciclo do ensino básico
Researcher: Isabel Aires de Matos
Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico | Escola Superior de Educação, Instituto
Politécnico de Viseu

Daniela Ariana Lopes Batalha
Sobredotação: a Perceção dos Professores do 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico do Agrupamento de Escolas Henrique Sommer
Researcher: Maria João Santos
Educação Especial, área de especialização em Domínio Cognitivo e Motor | Instituto Politécnico de Leiria, Escola Superior de Educação e Ciências Sociais | http://hdl.handle.net/10400.8/3789

Helena Susana Gonçalves Magalhães
Refletindo e investigando a prática docente: um estudo acerca das aprendizagens dos alunos e o papel do professor num cenário de ensino exploratório da Matemática no 1.º CEB.
Researcher: Clarinda Barata
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico | Instituto Politécnico de Leiria, Escola Superior de Educação e Ciências Sociais | http://hdl.handle.net/10400.8/3400

Joana Correia Santos
Prática de ensino supervisionada e metodologia de trabalho de grupo nas diferentes áreas disciplinares do 1.º Ciclo do Ensino Básico.
Researcher: Ana Paula Cardoso
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico | Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Viseu

Joana Rita Gomes Henriques Rebelo
Refletindo sobre a Prática Pedagógica em Educação de Infância e no 1.º Ciclo do Ensino Básico. Um estudo sobre as tarefas significativas no ensino e aprendizagem dos números racionais num contexto de ensino exploratório no 4.º ano.
Researcher: Hélia Pinto
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico | Instituto Politécnico de Leiria, Escola Superior de Educação e Ciências Sociais | http://hdl.handle.net/10400.8/3715

Jonathon Austin Lourenço Pereira
Mediating Internet Art - Curatorial Modes In Tangible and Virtual Domains.
Researcher: Catarina Sousa
Estudos Artísticos | Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes | https://repositorio-aberto.up.pt/handle/10216/116421

Lianna Vieira Gomes
Prática de ensino supervisionada e aquisição/aprendizagem de português língua não materna
Researcher: Isabel Aires de Matos
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico | Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viseu

Luís Miguel Andrade Ferreira
A Influência do eWOM na Next LevelDance Center Lucan, Irlanda)
Researcher: Ana Mafalda Matias
Comunicação Aplicada | Instituto Politécnico de Viseu | http://hdl.handle.net/10400.19/5352

Marília Pedroso Cantante
Utilização pedagógica das TIC em atividades de linguagem plástica
Researcher: Lúcia Magueta
Utilização Pedagógica das TIC | Instituto Politécnico de Leiria, Escola Superior de Educação e Ciências Sociais | http://hdl.handle.net/10400.8/3785

Marta Alexandra da Silva Carvalho
Utilização do humor no ensino/aprendizagem da Matemática no 2.º Ciclo do Ensino Básico.
Researcher: João Paulo Balula
Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico | Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viseu | http://hdl.handle.net/10400.19/5842

Marta Filipa Marques Guarda
Refletindo sobre a Prática Pedagógica : As técnicas de avaliação formativa numa turma de 4.º ano.
Researcher: Clarinda Barata
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico | Instituto Politécnico de Leiria, Escola Superior de Educação e Ciências Sociais | http://hdl.handle.net/10400.8/3365

Marta Teresa Cardoso Sousa
A inclusão das pessoas com incapacidade intelectual no mercado de trabalho: Um estudo na região centro de Portugal.
Researcher: Ana Paula Cardoso
Educação Especial, área de especialização em Domínio Cognitivo e Motor | Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Viseu | http://hdl.handle.net/10400.19/6066

Patrícia Alexandra Carvalho da Silva
A influência dos recursos na atividade motora das crianças em idade pré-escolar – Estudo realizado nos jardins-de-infância dos agrupamentos das cidades de Viseu e Ovar
Researcher: Paulo Eira
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico | Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Viseu | http://hdl.handle.net/10400.19/6050

Patrícia Alexandra Carvalho Silva
A influência dos recursos para as atividades organizadas de Educação Física e as atividades de auto-organização dos recreios das crianças - Estudo realizado nos Jardins de Infância dos Agrupamentos das cidades de Viseu e Ovar.
Researcher: António Azevedo
Desporto e Atividade Física (DAF) | Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Viseu | http://hdl.handle.net/10400.19/6050

Sabrina Raquel Alves Pereira
As repercussões da utilização da Língua Gestual Portuguesa em contexto de Educação pré-escolar com crianças ouvintes.
Researcher: Ana Isabel Silva
Educação Pré-Escolar e 1.ºCEB | Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Viseu | http://hdl.handle.net/10400.19/6053

Sandrina Fidalgo Sousa
A integração dos Sistemas Aumentativos e Alternativos de Comunicação na família de crianças com NEE.
Researcher: Ana Isabel Silva
Educação Especial, área de especialização em Domínio Cognitivo e Motor | Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Viseu | http://hdl.handle.net/10400.19/6070

Sónia Dias de Sousa
Plickers como ferramenta de avaliação de aprendizagem.
Researcher: Clarinda Barata
Utilização Pedagógica das TIC | Instituto Politécnico de Leiria, Escola Superior de Educação e Ciências Sociais | http://hdl.handle.net/10400.8/3276

Susana Daniela Gonçalves Correia
Refletindo sobre a Prática de Ensino Supervisionada no 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico – Educação Financeira nas aulas de Matemática: O caso do 5.º ano de escolaridade.
Researcher: Hélia Pinto
Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico | Instituto Politécnico de Leiria, Escola Superior de Educação e Ciências Sociais | http://hdl.handle.net/10400.8/3406

Teresa Paula Teles de Aquino Paour
Quem conta uma história…acrescenta uma memória. Intervenção em Animação Leitora e Expressão Plástica.
Researcher: Lúcia Magueta
Intervenção e Animação Artísticas | Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais | http://hdl.handle.net/10400.8/3730

Valéria Maria Machado Ribeiro Lemos
O Contributo da Dança para o Desenvolvimento Motor dos alunos no 1.º Ciclo do Ensino Básico.
Researcher: Francisco Gonçalves
Ciências da Educação | Instituto Politécnico de Viana do Castelo | http://hdl.handle.net/20.500.11960/2136

Vera Lúcia Silvestre Videira do Amaral
O aluno surdo em contexto escolar: Comunicação e relação.
Researcher: Maria João Santos
Comunicação Acessível | Instituto Politécnico de Leiria, Escola Superior de Educação e Ciências Sociais | http://hdl.handle.net/10400.8/3393

Dificuldades sentidas pelos alunos no processo de ensino/aprendizagem de Português Língua Não Materna.
Researcher: Dulce Melão
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico | Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Viseu

Desempenho motor de alunos com e sem diagnóstico de Transtorno de Défice de Atenção e Hiperatividade no 1º CEB.
Researcher: Francisco Gonçalves
Ciências da Educação | Instituto Politécnico de Viana do Castelo

PT
Scroll to Top