LIVROS & CAPÍTULOS DE LIVRO DE EDIÇÃO INTERNACIONAL

Livros de Edição Internacional

1

2023
2

2022
3

2021
2

2020
2

2019
3

2018

2023

Lã, F. B., Castilla, P. M., Quero-Gervilla, M., Milhano, S., Ferrari, H., Jesús, M. González-Lourenço, Seco, R. N., Nunez, R. R., Schinca, M. (2023). Didáctica de la Música y la Expresión Corporal en Educación Infantil. Madrid, Espanha: Narcea, S.A. de Ediciones

2022

Fonseca, S., Duarte, F., Madeira, M. J. (2022). Financial Health In Social Organizations. Lambert Academica Publishing. ISBN 978-613-9-44518-9

Santos, M. J. (2022). Todas as imagens. Brasil: Quarteto Editora. ISBN: 5609989000473

2021 – 2018

Junior, R. R., Silva, R. & Pereira, A. (2021). Sport and social inclusion in contexts of vulnerability: an ethnographic approach. Belo Horizonte, Brasil: Editora Dialética. ISBN: 9786559563036

Lazarová, B., Pol, M., Moškvan, V., Gerholz, K.-H., Neubauer, J., Reinke, H., Wagner, A., et al. (2021). Building university schools in teacher education programmes: Guidelines and suggestions. Brno, República Checa: Masaryk University Press. 2021. DOI: https://doi.org/10.5817/CZ.MUNI.M210-9901-2021

Duarte, F., Fonseca, S., Madeira, M. J. (2021). Strategy, Human resources and Marketing in the third sector. Literature review. Lambert Academica Publishing. ISBN 978-620-4-73405-7

Santos, O. (2020). A importância da educação ambiental na perspectiva de estudantes do ensino superior: Uma experiência dos cursos de pedagogia no Brasil e licenciatura em educação básica em Portugal. Curitiba, Brasil: Editora CRV – Curitiba/Brasil.

Coimbra, V. L. M. M., Marques, E. M. B. G., Chaves, C. (2020). Avaliação Multifatorial do Risco de Quedas na Pessoa Idosa: Um estudo em uma comunidade rural. Berlim, Alemanha: Novas Edições Académicas

Figueira, A. P., Pinto, M. A., Ojeda, N. (2019). Consciência metalinguística e linguagem figurativa. Novas Edições Académicas. ISBN: 978-613-9-76781-6

Tadeu, P, Brigas, C. (2019). TELESEICT Guide of Good Practices. Wolters Kluwer Spain S.A.

Gonçalves, F. (2018). Análise aos Cursos de Formação Inicial em Educação Física, em Portugal. Beau Bassin, Mauritius, Mauritânia: Novas Edições Académicas, OmniScriptum Publishing Group. ISBN: 978-6202178662

Clemente, R. G., Gomes, N. (2018). Alfabetización informacional: Sociedad, educación y organizaciones. Chiapas, México: Universidad Autónoma de Chiapas. Retrieved from https://www.dgip.unach.mx/index.php/difusion-y-divulgacion-del-conocimiento/2-uncategorised/312-alfabetizacion-informacional-sociedad-educacion-y-organizaciones.

Figueira, A. P., Vieira, D. (2018). Autismo. Novas Edições Académicas. ISBN: 978-613-9-67696-5

Capítulos de Livro de Edição Internacional

24

2023
32

2022
52

2021
37

2020
28

2019
12

2018

2023

Pereira, A., Figueiredo, A., Mendes, F. (2023). Individual inclusion, mentoring and single needs. In T. Comyns, H. Ege (Eds.), European Handbook “Para-Limits, Dual Career, Disability And Sport” (pp. 79-94). Murcia, Espanha: Universidad Católica San Antonio de Murcia.

Magalhães, C., Knox, M., Carraça, B. (2023). Aspects of Violence in Family Context and Child Violence Prevention in Portugal. In Martin, C.R., Preedy, V.R., Patel, V.B. (Eds.), Handbook of Anger, Aggression, and Violence (pp. 1-15). Springer, Cham. DOI: https://doi.org/10.1007/978-3-030-98711-4_133-1

Rodrigues, F., Gonçalves, M. F. B. C., Brigas, J. M. F., Engrácio, H. W. A., Gonçalves, J. M. B. (2023). Las galerías de arte y multimedia como herramientas didácticas. In M. del M. M. Jurado,. M. del M. S. Márquez,. Á. M. Martínez,. M. C. Pérez-Fuentes, M. Sisto (Eds.), Innovación docente e investigación en educación y ciencias sociales: nuevas tendencias para el cambio en la enseñanza superior (pp. 289-296). Madrid, España: Dykinson

Rodrigues, F., Gonçalves, M. F. B. C., Brigas, J. M. F., Engrácio, H. W. A., Gonçalves, J. M. B. (2023). Las redes sociales y sus impactos en los viajes de estudios universitários. In M. del M. M. Jurado,. M. del M. S. Márquez,. Á. M. Martínez,. M. C. Pérez-Fuentes, M. Sisto (Eds.), Innovación docente e investigación en educación y ciencias sociales: nuevas tendencias para el cambio en la enseñanza superior (pp. 281-288). Madrid, España: DykinsonBIO EN LA ENSEÑANZA SUPERIOR,, 281-288. Almería, Espanha: DYKINSON, 2023

Silva, M. J., Rodrigues, M., Melo, N., Sarreira, P. (2023). Mathematics in Environmental Issues: Research-Based Interdisciplinary Practices in Preservice Teacher Education. In Handbook of Research on Interdisciplinarity Between Science and Mathematics in Education. IGI Global. DOI: 10.4018/978-1-6684-5765-8.ch012

Castro, C., Inácio, G. M. C., Mendes, H., Paiva, T. (2023). Influence Drivers of Food Waste Platforms Within Their Circular Economy Contribution: A Portuguese Analysis. In I. V. Pereira, P. B. Pires, J. D. Santos (Eds.), Effective Digital Marketing for Improving Society Behavior Toward DEI and SDGs (p.19). IGI Global. DOI: 10.4018/978-1-6684-8984-0.ch012

Santos, S., Santo, P. E., Ferreira, S. (2023). Video Ad Informativeness and Narrative Structure and Transportation as Antecedents of Brand Choice: A Portuguese Brand Case Study. In N. Martins, D. Brandão (eds.), Advances in Design and Digital Communication III. DIGICOM 2022. Springer Series in Design and Innovation (vol. 27). Springer, Cham. DOI: https://doi.org/10.1007/978-3-031-20364-0_47

Milhano, S., Cadima, R., Jerónimo, M., & Pinto, H. (2023). La participación de los diferentes actores en la gestión educativa de Portugal. In La participación de los diferentes actores en la Gestión Educativa en Iberoamérica (pp. 181-200). EDO – Serveis – Universitat Autònoma de Barcelona. Retrieved from https://ddd.uab.cat/record/286801

Rueda, P., Sallan, J., Moreno, J. L., Díaz-Vicario, A., Milhano, S., Cadima, R., & Harberts, V. (2023). Innovar en la forma como se practica la formación profesional: Explorando estrategias de orientación para mejorar la permanencia y evitar el abandono. In E. Álvarez-Arregui (Ed.), Organización y Gestión de Edusistemas en Transformación: retos, visiones y propuestas de mejora (pp. 109-136). Oviedo: Universidad de Oviedo.

Campos, E. C., Xavier, P., Amante, M. J., Fonseca, S. (2023). Segurança e proteção de crianças e jovens em âmbito escolar e comunitário. Um estudo em cinco concelhos do centro de Portugal. In J. Hernández, C. Ramírez, M. Arboleda, R. Pinilla (Coords.), La escuela promotora de derechos, buen trato y participación.: Revisiones, estudios y experiencias (pp. 684-693). Espanha: Octaedro. ISBN: 978-84-19690-00-5

Fonseca, P., Martins, M. L. (2023) Google Arts and Culture curated virtual exhibitions by English for tourism undergraduate students. In O. Vázquez, A. Pereira, S. Araújo (Eds.), Technological Innovation Put to the Service of Language Learning, Translation and Interpreting: Insights from Academic and Professional Contexts. Peter Lang. ISBN: 9783631889466

Sanches, A., Mesquita, E., Freire-Ribeiro, I., Ribeiro, M. C. (2023). Valorização de competências na formação inicial de professores: um estudo exploratório. In P. Membiela, M. I. Cebreiros (Eds.), Inovação na prática educacional universitária (p. 185-196). Ourense: Educación Editora. ISBN 978-84-15524-48-9

Melão, D. & Balula, J. P. (2023). Cuidar de los hábitos de lectura en la actualidad: un estudio de caso. In R. T. Fernández e J. S. Vázquez (Eds.), Los hábitos de lectura en el siglo XXI (pp. 173-187). Editorial Dykinson. ISBN: 978-84-1122-919-7

Simões, C., Ribeiro, C. (2023). Escala Pessoal de Resultados-Crianças e Jovens: Avaliação da Qualidade de Vida. In E. Morales Morgado (Ed.), Interculturalidad, inclusión y equidad en educación (pp. 129 – 139). Ediciones Universidad de Salamanca. DOI: https://doi.org/10.14201/0AQ0321129139

Lourenço, C., Esteves, D., Pinheiro, M. (2023). Motor Proficiency of Children with Typically Developing Children and Children with Autism Spectrum Disorder. In L. Wachira (Ed.), Sport and Fitness in Children and Adolescents – A Multidimensional View. IntechOpen. DOI: 10.5772/intechopen.106399

Figueira, A. P., Marques, B. (2023). Compreensão de metáforas. Resultados preliminares com crianças dos 9-14 anos. In I. Marinez, F. H. Veiga (Coords.), Engagement de los alumnos en la escuela: Perspectivas sociales y psicológicas (pp. 345-352). Cuenca, Espanha: Ediciones de la Universidad de Castilla- La Mancha. ISBN: 978-84-9044-581-5

Figueira, A. P., Santos, C. (2023). Compreensão de metáforas: Um estudo com crianças dos 4-6 anos, portuguesas. In I. Marinez, F. H. Veiga (Coords.), Engagement de los alumnos en la escuela: Perspectivas sociales y psicológicas (pp. 353-360). Cuenca, Espanha: Ediciones de la Universidad de Castilla- La Mancha. ISBN: 978-84-9044-581-5

Lopes, A. C, Costa, C. A., Coutinho, E., Oliveira, I., Pereira, J., Gillain, R., Amante, S., Fidalgo, S., Relvas, S., Delplancq, V (2023). Looking Into Foreign Languages and Multimodal Creativity as a Tool for Pedagogical Innovation in Higher Education: The JASM Project – Open Window Onto the World. In M. E. Carrillo, & A. Garcés-Manzanera (Eds.), New Approaches to the Investigation of Language Teaching and Literature (pp. 141-153). Estados Unidos: IGI Global. DOI: 10.4018/978-1-6684-6020-7.ch008

Menezes, L., Costa, A. M. (2023). The Value of Historical Knowledge Through Challenging Mathematical Tasks. In S. Romero Sanchez, A. Serradó Bayés, P. Appelbaum, G. Aldon (Eds.), The Role of the History of Mathematics in the Teaching/Learning Process. Advances in Mathematics Education. Springer, Cham. https://doi.org/10.1007/978-3-031-29900-1_2

Matias, A., Marcelo, A., Marques, J. (2023). Marketing no contexto do Turismo Industrial em Portugal. In Comunicação em Pauta – ética e respeito na mídia e no mercado da Comunicação (pp. 47-52). São Paulo, Brasil: AGBook do Brasil. ISBN: 978-65-980629-0-3

Sousa, C., Figueiredo, S., Souto-e-Melo, A. L. (2023). The Virtual Art Lab. In Zimmerman, A. S. (Ed.), Handbook of Research on Advancing Teaching and Teacher Education in the Context of a Virtual Age (pp. 78-105). IGI Global. 10.4018/978-1-6684-8407-4.ch005

Tadeu, P., Brigas, C. (2023). Brief analysis regarding the health needs of persons with ID under the THID project: the portuguese case. In P. C. Herrera, J. M. T. Torres, J. A. M. Domingo, M. R. Navas-Parejo (Eds.), Perspectivas interdisciplinarias para la promoción de la investigación y la innovación en el ámbito educativo. Madrid, España: Dykinson. Retrieved from https://www.dykinson.com/libros/perspectivas-interdisciplinarias-para-la-promocion-de-la-investigacion-y-la-innovacion-en-el-ambito-educativo/9788411704212/

Tadeu, P., Brigas, C. (2023). Un análisis de las TIC con funciones educativas formales e informales en contexto de personas con discapacidad intelectual. In J. M. R. Rodríguez, P. C. Herrera, S. A. García, W. R. Cabrera (Eds.), Desafíos de la investigación educativa ante el desarrollo de la sociedad digital. Octaedro Editorial. ISBN: 9788419900807

Pereira, A., Mendes, F., Figueiredo, A. (2023). Governance in sports organizations: a gender approach. In S. Amin, O. Mbah, A. Mateo-Orcajada, M. Albaladejo-Saura, R. Vaquero-Cristóbal (Eds.), European handbook for gender Equality, equity, inclusion in sport: A perspective through the Erasmus + women-up project. Madrid, Espanha: Editorial DYKINSON, S.L.. DOI: 10.14679/2213

2022

Sanches, A., Mesquita, E., Freire-Ribeiro, I., Ribeiro, M. C. (2023). Valorização de competências na formação inicial de professores: um estudo exploratório. In P. Membiela, M. I. Cebreiros (Eds.), Inovação na prática educacional universitária (p. 185-196). Ourense: Educación Editora. ISBN 978-84-15524-48-9

Nogueira, M. (2022). O processo de comunicação organizacional na perceção da pessoa com deficiência inserida no mercado de trabalho formal. In Caminhos possíveis para incluir: inclusão social e protagonismo (pp. 24-33). Curitiba, Brasil: Editorial Casa. DOI: 10.55371/978-65-5399-302-0

Nogueira, M. (2022). Olhares, reflexões e saberes da educação inclusiva e o seu papel na transição para o mundo laboral: entre teorias e práticas. In Bianchessi, C. (Org.), Educação e Ensino em Diferentes Contextos – Diálogo entre Saberes e Práticas (pp. 96-107). Curitiba, Brasil: Editora Bagai. ISBN: 978-65-5368-118-7

Alves, A., Carraça, B., Sargento, J., Magalhães, C. (2022). Autocuidado e Mindfulness em profissionais do contexto social. In Silva, A., Vieira, A. (Org.), Ciências humanas: Desafios metodológicos e resultados empíricos 2 (pp. 36-49). Atena Editora. DOI: 10.22533/at.ed.0222209065

Brinca, J., & Magalhães, C. (2022). A intervenção Psicossocial nas equipas de rua em Portugal, em contexto de Covid 19: o contributo da empatia e da compaixão. In E. S. Barbosa (Org.), Articulação Ensino – Serviço – Comunidade na saúde: Possibilidades e desafios. São Paulo, Brasil: PACO E LITTERA EDITORA LTDA. ISBN: 9786558406396

Brinca, J., & Magalhães, C.(2022). Práticas Pedagógicas Inovadoras no ensino superior: configurações teóricas e desafios. In Educação em Perspetiva: reflexões e aprendizados. Bagai Editora. Retrieved from https://editorabagai.com.br/product/educacao-em-perspectiva-reflexoes-e-aprendizados-volume-1/

Magalhães, C., Carraça, B., Matos, M., Carvalho, M. (2022). Inflexibilidade psicológica, fadiga de compaixão pandémica, mindfulness em profissionais de saúde portugueses. In Aragão, J. A. (Org.), Ciências da Saúde:Pluralidade dos Aspetos que interferem na saúde humano (pp. 222-232 ). Atena Editora. DOI: https://doi.org/10.22533/at.ed.41422140222

Vohlgemuth, L., Campos, J. & Cruz, C. (2022). Évolution de la formation en animation socioculturelle de l’ESELx: Vers quel profil professionnel?. In L. Greffier (Dir.), Animation socioculturelle professionnelle: Acteurs et enjeux contemporains, pour quelles perspectives? (pp. 211-226). Carrières Sociales Editions. Retrieved from https://www.decitre.fr/livres/animation-socioculturelle-professionnelle-acteurs-et-enjeux-contemporains-pour-quelle-perspectives-9791093839356.html

Nunes, C., Oliveira, N. D. (2022). Developing Communication and Inclusive Literacy Skills Among Children With Profound Intellectual and Multiple Disabilities: The Role of Multi-Sensory Storytelling. In A. P. Almeida, S. Esteves (Eds.), Modern Reading Practices and Collaboration Between Schools, Family, and Community (pp. 125-154). IGI Global. DOI: 10.4018/978-1-7998-9750-7.ch006

Clara, I., Paiva, T., Morais, E.P. (2022). Digital Marketing and User-Generated Content: A Case Study of Vidago Palace Hotel. In J. L. Reis, E. P. López, L. Moutinho, J. P. M. Santos (Eds.), Marketing and Smart Technologies. Smart Innovation, Systems and Technologies (vol 279). Springer, Singapore. DOI: https://doi.org/10.1007/978-981-16-9268-0_38

Campos, E. C., Fonseca, S., Fernández-Simo, D., & Fernández, M. V. C. (2022). A participação dos jovens na escola, na família e na comunidade um estudo num concelho do centro de Portugal. In Participación, innovación y emprendimiento en la escuela (pp. 1242-1248). Espanha: Editorial Dykinson

Jordão, F., Fonseca, S. (2022). Higher education teacher’s eustress: Cognitive evaluation of a situation as enhancer of well-being. In E. Ferreira (Org.), A psicologia no Brasil: Teoria e pesquisa 3 (pp. 102-107). Brasil: Atena Editora. DOI: https://doi.org/10.22533/at.ed.4902220049

Ferreira, S., Santos, S., Santo, P. E. (2022). How Creativity and Celebrity Trust Promotes Intention to Visit a Destination. In N. Martins, D. Brandão (Eds.), Advances in Design and Digital Communication II. DIGICOM 2021. Springer Series in Design and Innovation (vol. 19). Springer, Cham. DOI: https://doi.org/10.1007/978-3-030-89735-2_56

Jerónimo, M., Cadima, R., Milhano, S. (2022). La gestión educativa de programas formativos híbridos universitarios en Portugal. In J. Gairín-Sallán, A. Barrera-Corominas (Eds.), La gestión y funcionamiento de programas formativos híbridos en la universidad en Iberoamérica (pp. 207-224). Barcelona, Espanha: EDO-Serveis-Universitat Autònoma de Barcelona. ISBN: 978-956-6040-33-0

Milhano, S., Nogueira, F., Correia, M. (2022). Educação artística: lugar de confluência do direito à educação, à cultura e às artes? Um olhar pré e pós crise pandémica. In F. G. Alonso, A. V. Vega (Eds.), La dimensión transformadora del Derecho Educativo (pp.77-90). San José, Costa Rica: Rede Internacional Investigação em Direito Educativo. 978-9968-03-017-5

Silva, A., Pereira, I., Fonseca, M. (2022). The presence of digital technologies in childrens daily lives. In Transformacion Digital e Innovacion Tecnologica en la Educación (Cap. 17). Madrid, Espanha: Editorial Aranzadi.

Figueiredo, M. (2022). Tensions and (re)transformations in the Portuguese Early Childhood Education curriculum. In S. Almeida, F. Sousa, & M. Figueiredo (Eds.), Curriculum autonomy policies: international trends, tensions and transformations (pp. 45-58). CICS.NOVA e Fundação Calouste Gulbenkian.

Santos, M. J., Barbeiro, L., Amaro, S. (2022). O papel da motivação na aprendizagem da leitura e escrita em alunos com necessidades específicas. In G. Casal (Ed.), International Handbook of Clinical Psychology (Vol. 1). Canadá: Thomson Reuters Aranzadi. ISBN: 978-84-1390-874-8

Santos, M., Batalha, D. (2022). Percepciones sobre la educación del alumnado sobredotado. In A. M. Porto, J. Mosteiro, B. García (Eds.), Diversidad e Inclusión. Una mirada desde la educación (pp. 91-109). Berlim, Alemanha: Peter Lang GmbH. ISBN: 9783631884300

Brautlacht, R. C., Martins, L., Poppi, F. (2022). Virtual Exchange: Offering 21st Century Skills through Interactive Online Collaboration in Higher Education. In C. Lütge (Ed.), Foreign Language Learning in the Digital Age: Theory and Pedagogy for Developing Literacies (1st ed.). Routledge. DOI: https://doi.org/10.4324/9781003032083

Rodrigues, F., Ravasco, C. (2022). Percepciones de los estudiantes sobre la educación a distancia durante los dos confinamientos una comparación. In Á. M. Martínez, A. B. B. Martín, M. C. P. Fuentes, M. M. M. Jurado, M. M. S. Márquez, M. Sisto (Coords.), Acercamiento multidisciplinar para la investigación e intervención en contextos educativos (pp. 313-326). Espanha: Dykinson. Retrieved from https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=8841846

Diogo, A., Gomes, P., Ratten, V., Santos, E., Tavares, F. (2022). The Influence of Affects on Workaholism in Teleworking During the COVID-19 Pandemic: A Partial Least Squares Model. In V. Ratten (Ed.), Entrepreneurship as Practice (pp. 77-97). Springer. 10.1007/978-981-19-4819-0_6

Ratten, V., Santos, E., Tavares, F., Tavares, V. (2022). Craft entrepreneurial ecosystems. In V. Ratten (Ed), Entrepreneurship in Creative Crafts (pp. 60-74). Routledge. 10.4324/9781003267225-6

Melão, D., Macário, M. J. (2022). Itinerarios de la lectura a través de la literatura para la infancia. In R. T. Fernández, J. S. Vázquez (Coord.), Estudios sobre los hábitos de lectura (pp. 85-99). Espanha: Editorial Dykinson. ISBN 978-84-1122-092-7

Figueiredo, E., Ribeiro, C., Passos, C., Pereira, P. (2022). A importância do marketing relacional em bibliotecas universitárias. In E. M. Senhoras (Org.), Marketing Discussões Contemporâneas (pp. 127 – 149). Boa Vista: Editora IOLE. ISBN: 9786599835865

Araújo, C. L., Faria, A., Ramos, A (2022). Infância, Tecnologias e Sustentabilidade. In Macías, O., Quinonez, S., Yucra, J. (Ed.), Reflexiones docentes frente a la educación en pandemia y postpandemia. Aprendiendo juntos. (pp. 112-127). Cádiz, Espanha: Asociación Formación IB. ISBN: 978-84-948417-4-3

Vasconcelos, C. (2022). Magnesium Supplementation on Athletes. In Supplementation on Athletes (pp. 1-11). Open Access eBooks

Couceiro, A. P. C. (2022). Metaphor comprehension tests: TCM and junior TCM. In M. I. Tovar-Gálvez, M. A. Alvarez-Serrano, M. Montiel-Troya, S. Toribio-Martinez, M. Olmedo-Alguacil (Coords.), Investigación y transferencia del conocimiento en la ciudad autónoma de Ceuta durante el año 2020 (pp. 159-170).

Lopes, A. M. C, Sardo, A., Amante, F., Relvas, S. (2022). Espaços do feminino e geografias urbanas nos contos de Alice Munro. In Vasconcelos, A. W. S. (Org.), Inovação e ciência em linguística, letras e artes (pp. 39-57). Ponta Grossa, Paraná, Brasil: Atena Editora. 10.22533/at.ed.3562201044

Matias, A. M., Cardoso, L., & Pato, M. L. (2022). Marketing for creative literary tourism: Cases and opportunities. In L. Altinay, O. M. Karatepe, & M. Tuna (Eds.), Advances in managing tourism across continents (Vol. 2, pp. 1–10). USF M3 Publishing. https://www.doi.org/10.5038/9781955833080

Lopes, A., Matias, A. (2022). Crisis Communication in Pandemic Times -Digital reputation management by the General Directorate for Health of Portugal. In Rubira-García, R., Gomes-Franco e Silva, F., Caffarel-Serra, C. (Eds.), Experiencias globales de la investigación y la InnovaciónDocente sobre Comunicación em Tiempos de Crisis. Madrid, Espanha:Thomson Reuters. ISBN: 978-84-1124-950-8

Gomes, N., Tadeu, P., Brigas, C., Brito, E. (2022). Las fake news: Una análisis en tiempo de pandemia. In S. Alonso-García, G. G. García, C. R. Jiménez, M. R. Navas-Parejo (Coords.), La educación globalizada: experiencias e investigaciones (pp. 82-95). Dykinson, S.L. https://doi.org/10.2307/j.ctv2hdrdzq

2021 – 2018

Coelho, E., Nogueira, A.R., Gomes, I., Fonseca, S. & Pereira, A. (2021). (Des)motivação dos docentes de educação física: Um estudo na ilha terceira – Açores (Portugal). In P. A. Cavalcanti (Org.), Educação: Teorias, Métodos e Perspectivas (vol I, pp. 45-54). Brasil: Editora Artemis. DOI: 10.37572/EdArt_1704213095

Carraça, B., Rosado, A., James, I., Magalhães, C. & Ferreira, V. (2021). Mindfulness-Based Soccer Interventions, Self-Compassion and Self-Criticism on Flow and Perceived Soccer Performance. In E. Brauer (Ed.), Psychological Distress: Current Perspectives and Challenges. USA: Nova Science Publishers

Freire, C. (2021). Comunicação acessível: um caminho. In Diálogos Interdisciplinares: indústria criativa, processos culturais, diversidade e inclusão (pp. 85-99). Brasil: Pimenta Cultural. DOI: 10.31560/pimentacultural/2021.121

Freire, C., Mangas, C., Costa, R. & Costa, A. L. (2021). The Potential of Distance Education for the Inclusion of Students in Higher Education. In A. S. Moura, P. Reis, M. N.D. S. Cordeiro (Eds.), Handbook of Research on Determining the Reliability of Online Assessment and Distance Learning (pp. 379-401). USA: IGI Global. DOI:10.4018/978-1-7998-4769-4.ch016

Guiné, R., Florença, S. G., Ferreira M., Campos, S., Okpala, C. & Korzeniowska, M. (2021). Cancer Prevention and Management Trough Phenolic Compounds. In R. C. Linn (Ed.), Phenolic Compounds in Health and Disease, Chapter 3 (pp. 105-130). USA: Nova Science Publishers, Inc.. DOI: 10.52305/BOAK9610

Jerónimo, M., Pinheiro, F. (2021). Educación Superior y Pandemia. Aprendizajes y buenas prácticas en Portugal. In Sallam, J., Moreno, J. (Coords.), Educación Superior y Pandemia. Aprendizajes y buenas prácticas en Iberoamérica (pp. 185-201). EDO-Serveis. ISBN: 978-956-6040-26-2

Magalhães, C., Carraça, B., Golçalves, J. & Gaspar de Matos, M. (2021). Mental Health Literacy, Psychological Inflexibility and Fear of Compassion: Roles and Associations with Depression and Anxiety in Adolescence. In E. Brauer (Ed.), Psychological Distress: Current Perspectives and Challenges. USA: Nova Science Publishers

Soares, R., Soares, W., Freitas, D., Gonçalves, F. & Ferreira, B. (2021). Formação de professores de língua portuguesa para surdos. In Formação de professores: políticas, tensões e perspectivas (pp. 189-203). Brasil: Arco Editores. DOI: 10.48209/978-65-89949-12-7

Serrazina, L., Rodrigues, M. (2021). Number Sense and Flexibility of Calculation: A Common Focus on Number Relations. In A. G. Spinillo, S. L. Lautert, R. E. S. R. Borba (eds.), Mathematical Reasoning of Children and Adults. Springer, Cham. DOI: https://doi.org/10.1007/978-3-030-69657-3_2

Cruz, C. (2021). Even death does us part: reflection about the production of cultural diversity from the analysis of Portuguese bioarchaeological data from funerary contexts. In J. V. Poucke, E. Vens, C. V. Kerckhove (Eds.), Death and belonging – Local variations on a universal theme (pp. 77-103). Bélgica: Garant Uitgevers. Retrieved from https://www.amazon.it/Death-belonging-Local-variations-universal/dp/9044138553

Vohlgemuth, L., Rocha, C., Arez, A., Felicio, P., Nobre, M. J., Gama, A., Cruz, C., Campos, J. (2021). Formation en animation socioculturelle à l’ESELx: La création artistique collaborative et ses implications. In C. Croce, C. Crenn (Eds.), Art, Recherche et Animation (pp. 199-213). Bordeaux: Carrières Sociales Editions. Retrieved from https://books.openedition.org/cse/1308

Edwards, J. H., Redford, D., Paiva, T. (2021). Support services for centres of vocational excellence, EUR 30616 EN. In Publications Office of the European Union, Luxembourg. doi: 10.2760/069601, JRC124056

Paiva, T. (2021). Green Marketing. In Encyclopedia of Organizational Knowledge, Administration, and Technology (Chapter 140, pp. 2043-2056). USA: IGI Global. DOI: 10.4018/978-1-7998-3473-1.ch140

Santos, S., Santo, P. E., Ferreira, S. (2021). Brands Should Be Distinct! The Contribution of Ad’s Narrative and Joy to Distinctiveness. In N. Martins, D. Brandão, F. Silva (Eds.), Perspectives on Design and Digital Communication II. Springer Series in Design and Innovation (Vol. 14, pp 319-332). Springer, Cham. DOI: https://doi.org/10.1007/978-3-030-75867-7_21

Freire, C., Mangas, C., Milhano, S. & Lopes, S. (2021). Una mirada sobre las dinâmicas para la inclusión de jóvenes en riesgo de abandono escolar temprano: el contexto portugués. In L. Ortiz Jiménez, J. A. Torres González, J. J. Carrión Martínez, S. Fernández Larragueta, M. A. Peña Hita, E. Pérez Navío (Coords.), Organización Educativa para todas las personas. Almeria, Espanha: Wolters Klumer.

Fernandes, G., Tracana, R. B., Castro, E. & Fernandes, M. (2021). Geoeducation and Tourism in Estrela UNESCO Global Geopark (Portugal) and Its Contributions to the Construction of a Sustainable Destination. In A. Mandic, L. Petric (Eds.), Mediterranean Protected Areas in the Era of Overtourism (pp. 137-152). Suiça: Springer International Publishing. DOI: 10.1007/978-3-030-69193-6

Fernandes, G.P, Castro, E. &Tracana, R. (2021). Tourism as a strategy for geo-education and cultural valorization of territories: promoting ecocultural values and geoconservationin Estrela Geopark, Portugal. In Handbook of Research on The Role of Turism In Acheiving Sustainable Development Goals (pp. 117-137). EUA: IGI Global. DOI: 10.4018/978-1-7998-5691-7.ch007

Tracana, R. B., Cambraia, A., Biondo, U. & de Araújo, M. C. P. (2021). Pensamento Computacional E Ciências Da Natureza: Projeto Integrador Em Escolas De Educação Básica. In Práticas E Metodologias No Ensino De Ciências (Cap. 8, pp. 183-203). Santo Ângelo, Brasil: Editora Metrics

Tracana, R. B., Fernandes, G., Castro, E. & Fernandes, M. (2021). Geoeducação e práticas pedagógicas na valorização do território. O estrela geopark (portugal) como recurso didático e suas estratégias de divulgação das geociências e do geoturismo. In Práticas e metodologias no ensino de ciências (Cap. 1). Santo Ângelo, Brasil: Editora Metrics.

Rito, P. N. (2021). An Analysis of the Real-Time Strategy Games: The Nineties. In D. Denizel, D. E. Sansal, T. Tetik (Eds.), Multidisciplinary Perspectives on Narrative Aesthetics in Video Games (pp. 245-257). Bern, Suiça: Peter Lang. ISBN: 9783631847572

Amaro, S., Barroco, C. & Fonseca, P. (2021). The use of information and communication technologies in religious tourism. In D. H. Olsen, D. J. Timothy(Eds), The Routledge Handbook of Religious and Spiritual Tourism (pp. 372-384). London: Routledge

Santos, O., Alvaréz, M. & Rebelo, I. (2021). Formação de professores – o ensino das ciências como estratégia promotora de aprendizagem em alunos com NEE. In Deflagração de Ações voltadas à Formação Docente 2 (pp. 100-106). Brasil: Atena Editora. DOI: 10.22533/at.ed.15221280410

Silva, A., Pereira, I., Fonseca, M. (2021). A presença das tecnologias digitais no quotidiano das crianças. In J. Aliseda, R. Castanho, J. Carvalho, A. Abreu (Coord.), Transformacion Digital e Innovacion Tecnologica en la Educación. Editorial Aranzadi. ISBN: 978-84-1391-564-7

Gamboa, M. J. (2021). Prefácio. In A. L. Taufer, P. B. Custódio, W. Ramos (Org.), Mediação de leitura literária e formação de leitores: Ensino Fundamental I (Vol. I). Judiaí: Paco Editorial ISBN: 9786558402107

Fonseca, P., Julian, K., Hulme, W., Martins, M. L., Brautlacht, R. (2021). The multi-disciplinary approach to an interdisciplinary virtual exchange. In M. Satar (Ed.), Virtual exchange: towards digital equity in internationalisation (pp. 41-49). Research-publishing.net. ISBN: 978-2-490057-95-5

Oliveira, H., Canavarro, A., & Menezes, L. (2021). Desenvolver novas perspetivas sobre o ensino da Matemática através da análise da prática: os casos multimédia na formação de professores. In A. Richit, H. Oliveira (Orgs.), Formação de Professores e Tecnologias Digitais (pp.117-142). São Paulo: Editora Livraria da Física.

Magalhães, C., Alves, A. B., Carraça, B. & Sargento, J. (2021). Recursos para crianças, jovens, famílias e profissionais na pandemia de COVID-19. In C. Bianchessi (Org.), Diálogos sobre a Educação: saberes, contextos e experiências pedagógicas (pp. 129-136). Brasil: Editora Bagai.

Sargento, J. & Oliveira, S. (2021). Emoção e afeto na educação: O olhar relacional dos modelos psicanalíticos. In Educação em foco: Dilemas e desafios contemporâneos (pp. 70-81). Brasil: Arco Editores. DOI: 10.48209/978-65-89949-20-5

Ferreira, M. E., Rodrigues, F. (2021). Didática e prática de ensino em contexto de Festival Ciência Viva. In P. Membiela, M. I. Cebreiros, M. Vidal (Eds.), Investigación y metodologías en la enseñanza de las ciencias (pp. 115-120). Edita Educación Editora. ISBN: 978-84-15524-46-5

Rodrigues, F., Ravasco, C. (2021). Percepciones de los estudiantes sobre la educación a distancia durante la pandemia. In M. del Mar Molero Jurado, Á. M. Martínez, A. B. B. Martín, & M. del Mar Simón Márquez (Eds.), Investigación en el ámbito escolar: variables psicológicas y educativas (1st, 12/16/21 ed., pp. 221–234). Dykinson, S.L. https://doi.org/10.2307/j.ctv2gz3sv6.21

Velho, F. (2021). As experiências clássicas de PIAGET na atualidade: A utilização das tecnologias nas crianças influencia os resultados obtidos?. In Educação enquanto fenómeno social: Democracia e emancipação humana 2 (pp. 89-109). Ponta Grossa, Brasil: Atena editores. DOI: 10.22533/at.ed.5362116118

Lopes, F. (2021). Eutopia e imagem eidética de uma cidade sem nome, mas com rosto, na novelística de Domingos Monteiro. In M. Feitosa, S. Santos (Orgs), A cidade nas literaturas de Língua Portuguesa: imagética, plural, transfigurada (pp. 147-168). Teresina-Piauí, Brasil: Editora Cancioneiro. ISBN: 978-65-89065-09-8

Felizardo, A., Santos, E., Sousa, A., Ratten, V. (2021). The perception of middle managers on the organizational environment for the promotion of entrepreneurship and innovation activities in organizations. In V. Ratten (Ed.), COVID-19 and Entrepreneurship: Challenges and Opportunities for Small Business (pp. 86-99). Routledge. DOI: 10.4324/9781003149248-7

Gomes, P., Santos, E., Diogo, A., Ratten, V. (2021). Perception of Career Success in Times of COVID-19 Pandemic. In V. Ratten, P. Thaichon (Eds.), COVID-19, Technology and Marketing (pp. 101-120). Springer. DOI: 10.1007/978-981-16-1442-2_6

Oliveira, M., Tavares, F., Diogo, A., Ratten, V., Santos, E. (2021). The Importance of E-Commerce and Customer Relationships in Times of COVID-19 Pandemic. In V. Ratten, P. Thaichon (Ed.), COVID-19, Technology and Marketing (pp. 33-58). Springer. DOI: 10.1007/978-981-16-1442-2_3

Santos, E., Diogo, A., Ratten, V., Tavares, F. (2021). The impact of the experiences on affects during the COVID-19 pandemic quarantine. In V. Ratten (Ed.), COVID-19 and Entrepreneurship: Challenges and Opportunities for Small Business (pp.71-85). Routledge. 10.4324/9781003149248-6

Santos, E., Tavares, F., Tavares, V., Ratten, V. (2021). Exploratory Analysis of the Christmas Symbology Importance. In V. Ratten, P. Thaichon (Ed.), COVID-19, Technology and Marketing (pp. 121-142). Springer. DOI: 10.1007/978-981-16-1442-2_7

Tavares, F., Santos, E., Tavares, V., Ratten, V. (2021). Determining Factors in the Choice of Apartments in Portugal: A Confirmatory Factor Analysis. In V. Ratten, J. Leitão, V. Braga (Eds.), Tourism Innovation: A Spanish and Portuguese Perspective. Springer International Publishing. DOI: 10.1007/978-3-030-80733-7_7

Brito, E. & Velho, F. (2021). I’m Going to School, What Now? From Pre-School to the 1st CEB: Children´s Beliefs. In Psicologia: identidade profissional e compromisso social (Cap. 6, pp. 50-65). Ponta Grossa, Brasil: ATENA EDITORES. DOI: 10.22533/at.ed.394213003

Velho, F. & Brito, E. (2021). Crenças infantis de conceção e nascimento e fatores associados. In A pesquisa em psicologia: Contribuições para o debate metodológico 2 (Cap. 2, pp. 217-241). Ponta Grossa, Brasil: Atena editores. DOI: 10.22533/at.ed.30321020920

Melão, D. (2021). Práticas de escrita criativa no ensino superior: redescobrindo caminhos da pedagogia. In E. Chaleta, A. Ferreira e J. Beltrán (Coords.), Formas de enseñar y aprender en educación superior. Faces do ensinar e do aprender no ensino superior (pp. 429-452). Valência, Espanha: Instituto de Creatividad e Innovaciones Educativas de la Universitat de València.

Vaconcelos, C. & Sá, C. (2021). Malnutrition and Type 2 Diabetes. In Malnutrition and Impact on Health (Vol. 1, Chapter1, pp. 1-21). Open Access eBooks.

Vasconcelos, C. (2021). Lifestyle Intervention and Type 2 Diabetes. In P. K. Kare (Ed.), An Ebook on Type 2 Diabetes (vol. 2, pp. 16-31). Open Access eBooks. ISBN: 978-93-87500-70-9

Lourenço, C. (2021). A emoção e o movimento corporal humano: algumas considerações sobre a EF para alunos com Deficiência Visual. In A. F. J. P. Carvalho (Org.), Educação Física junto a estudantes com DV pesquisas e práticas. Appris

Lourenço, C., Esteves, D., & Colombo-Dougovito, A. M. (2021). Methodological strategies, planned motor activities and motor assessment in children and young people with autism spectrum disorder. In D. Esteves & K. Lewis (Eds.), Exercise: Physical, Physiological and Psychological Benefits. Hauppauge, NY: Nova Science Publishers, Inc

Menezes, L., Flores, P., Viseu, F., Amante, S. & Costa Lopes, A. (2021). Humour in Mathematics Teaching: A Study in Portugal and Spain. In E. Vanderheiden, C. H. Mayer (Eds.), The Palgrave Handbook of Humour Research (pp. 419-437). Cham, Switzerland: Springer Palgrave Macmillan. DOI: 10.1007/978-3-030-78280-1_21

Matias, A. (2021). De la ciudad real a la smart city de escala humana: el caso de Viseu, Portugal. In J. Sierra Sanchéz, M. Antón Barco (Coords.), De la Polis a la Urbe a través de miradas interdisciplinares (pp. 533-547). McGraw-Hill. 

Souto-e-Melo, A. L. (2021). Configurações de renovação pedagógico-didática no ensino superior: uma proposta no curso de Artes Plásticas e Multimédia. In Formas de enseñar y aprender en educación superior | Faces no ensinar e do aprender no ensino superior (pp. 390-408). Valência, Espanha: Instituto de Creatividad e Innovaciones Educativas de la Universitat de Valência

Lúgaro, M. C., Sá, M.H.A. & Silva, A. I. (2021). Deafness and Multiliteracies: Paths towards Inclusion in a Plurilingual and Multimodal World. In F. Anastassiou (Ed.), Biliteracy and Multiliteracies: Building Paths to the Future (pp. 186-217). UK: Cambridge Scholars Publishing. ISBN (10): 1-5275-6820-2 ISBN (13): 978-1-5275-6820-4.

Simões, H., Pereira, B. & Figueiredo, A. (2021). Segurança e proteção na amizade entre adolescentes vítimas de bullying e praticantes de karate. In L. M. Lourenço, F. A. D. Mendes, T. V. S. Stroppa, D. A. G. Gomes (Eds.), Estudos contemporâneos sobre violência e agressividade humana: Juiz de Fora (pp.156-171). Universidade Federal de Juiz de Fora – UFJF.

Figueiredo, J. Q., Brigas, C., Tadeu, P. & Garcia-Martinez, I. (2021). The Code Hour: Taller de pensamiento computacional en una escuela primaria de Guarda (Portugal). In M. T. T. Juan, P. C. R. María, A. M. M. José, J. M. G. Antonio (Eds.), Educar y formar a la generación Z: Experiencias derivadas de la investigación (pp. 129-138). Espanha: Ediciones Octaedro. ISBN 9788418819551

García-Martínez, I., Tadeu, P., Brigas, C. & Ubago-Jiménez, J. L. (2021). Una experiencia didáctica innovadora de aprendizaje servicio en Educación Superior. In M. T. T. Juan, P. C. R. María, A. M. M. José, J. M. G. Antonio (Eds.), Educar y formar a la generación Z: Experiencias derivadas de la investigación (pp. 139-148). Espanha: Ediciones Octaedro. ISBN 9788418819551

Guiné, R. P. F., Correia, P., Ferreira, M., Duarte, J., Cardoso, A. P., Bartkiene, E., Lele, V., Starkute, V., Juodeikiene, G., Adomaitiene, V., Steibliene, V., Zadeike, D., Szűcs, V., Hámori, J., Bizjak, M.C., Stubelj, M., Klava, D., Straumite, E., Kruma, Z., Tarcea, M., Fazakas, Z., Buicu, F., Ruta, F., Rus, V. (2020) Information, Perceptions and Motivations for Healthy Eating on a Group of European Countries. In L. Wilson (Ed.), Healthy Lifestyles and Healthy Eating (pp. 147-181). USA: Nova Science Publishers.

Ferreira, M. A. M., & Matos, M. C. (2020). Implementing and solving games with best payoff method. In Manuel Alberto M. Ferreira (Ed.), Theory and practice of mathematics and computer science (2) (pp. 61-69). Book Publisher International. DOI: 10.9734/bpi/tpmcs/v2

Jerónimo, M., Pinheiro, F. (2020). Good Practices and Experiences for Inclusion in Portugal. In Gairin J., Rodriguez-Gomez D., Dovigo F. (Eds.), The Social Dimension of Higher Education in Europe (pp.104-115). Brill Sense. ISBN: 978-90-04-44630-4. DOI: 10.1163/9789004446304_006

Pereira, I., Cadima, R. (2020). A incorporação da tecnologia no ensino superior: dinâmicas de garantia da qualidade. In Hardagh, C., Fofonca, E., Camas, N. (Org.) Processos formativos, tecnologias imersivas e novos letramentos – convergências e desdobramentos (pp. 234-246). Brasil: Editora Collaborativa, Curitiba – BR.

Silva, M. J., Ferreira, E., Souza, A., Alves, A. R., Batista, S. (2020). Scaffolding Children’s Participation in Schools’ Environmental Health. In The Role of Teacher Mediation and Digital Tools. Estados Unidos: IGI Global. DOI: 10.4018/978-1-7998-2104-5.ch014

Paiva, T., Domingues, C., Farinha, L., Ranga, M. (2020). The Role of Clusters in the Smart Specialisation Process: The Case of Inovcluster in Portugal. In L. Farinha, D. Santos, J. Ferreira, M. Ranga (Eds.), Regional Helix Ecosystems and Sustainable Growth. Studies on Entrepreneurship, Structural Change and Industrial Dynamics (pp. 147-158). Springer, Cham. DOI: https://doi.org/10.1007/978-3-030-47697-7_9

Saraiva, H., Paiva, T. (2020). Entrepreneurship-Education -Background-and-Future. In J. Dantas, & L. Carvalho (Eds.), Handbook of Research on Approaches to Alternative Entrepreneurship Opportunities (pp. 1-12). Hershey, PA: IGI Global. doi: 10.4018/978-1-7998-1981-3.ch001

Raposo D. et al. (2020). Visual Identity Design as a Cultural Interface of a Territory. In F. Rebelo , M. Soares (Eds.), Advances in Ergonomics in Design. AHFE 2020. Advances in Intelligent Systems and Computing (vol 1203, pp 65-72). Springer, Cham. Doi: 10.1007/978-3-030-51038-1_10

Paiva T., Farinha L. (2020). Technological innovation and sustainable development: A case study of the Knitwear industry of Seia and Gouveia Countries, Portugal. In L. Farinha, D. Raposo (Eds.), Handbook of Research on Driving Industrial Competitiveness With Innovative Design Principles. IGI Global. DOI: 10.4018/978-1-7998-3628-5

Leal, S., Paiva, T., Cagica, L., Figueiredo, I., Redford, D. (2020). Youth Start: Entrepreneurial Challenges Project Programme – An Innovative Way of Teaching. In L. Carvalho, A. Noronha, C. Souza (Eds.), Learning Styles and Strategies for Management Students (pp. 244-263). DOI: 10.4018/978-1-7998-2124-3.ch015

Tracana, R., Cambraia, A., Biondo, U. (2020). Aprendizagem híbrida no desenvolvimento profissional docente: Construção de uma comunidade aprendente luso-brasileira. In Educação à distância – Multiletramentos e linguagens multimodais. Brasil.

Ribeiro, M., Nusselder, A., Brouwer, N., Gomes, N., Lopes, N. (2020). An international student workshop on design thinking in time of corona: redesigning an international event as an online interactive learning experience. In L. Pokrzycka (Ed.), Innovative Teaching Methods: Practical Teaching In Higher Education (pp. 11-38). Lublin: Maria Curie-Sklodowska University Press. ISBN: 978-83-227-9399-2

Martins, M., Brautlacht, R., Agyapong, D., Owino, J. (2020). Online collaboration among European, African and US Students: Building bridges across continents project. In Virtual Exchange Borderless Mobility between the European Higher Education Area and Regions Beyond (pp. 32-39). Alemanha: Erasmus+ National Agency for EU Higher Education Cooperation DAAD – Deutscher Akademischer Austauschdienst.

Figueiredo, M., Menezes, L., Gomes, H., Martins, A. P., Ribeiro, A., Marchese, M., Soares, I., Zhang, L. (2020). “It’s a lot of work” A tailor’s measuring tape in the doll’s house. In Mathematics in Early Childhood (pp. 79-94). Abingdon, Reino Unido: Routledge. Doi: 10.4324/9780429352454-9

Freire-Ribeiro, I., Mesquita, E. (2020). A centralidade [ou não] da criança no processo ensino-aprendizagem: análise da reflexão dos futuros professores sobre a sua própria prática. In P. Membiela, M.I. Cebreiros, M. Vidal (Eds.), Innovación e investigación en la educación universitária (pp. 423-428). Ourense: Educación Editora. ISBN 978-84-15524-44-1

Sanches, A., Freire-Ribeiro, I., Mesquita, E. (2020). Práticas de educação não-escolar: perceções dos estudantes sobre as atividades de iniciação à prática profissional. In P. Membiela, M.I. Cebreiros, M. Vidal (Eds.), Innovación e investigación en la educación universitária (pp. 471-476). Ourense: Educación Editora. ISBN 978-84-15524-44-1

Rodrigues, F., Ferreira, M. E. (2020). Estudiantes enprácticas del grado de profesorado durante el estado de alerta: Adaptaciones Y Observaciones. In Evaluación e innovación en educación superior e investigación (pp. 640-647). Madrid: Dykinson, S. L. ISBN: 978-84-1377-598-2

Oliveira, M., Rodrigues, S., Santos, E., Miguel, I. (2020). Relationship marketing through error management and organisational performance does it matter?. In P. Thaichon, V. Ratten (Eds.), Transforming Relationship Marketing (pp. 117-135). London: Routledge. ISBN: 9781003090717

Sousa, A., Fernandes Thomaz, J. P. C., Santos, E., Francisco e Silva, C. A. P., Felizardo, A. M. (2020). The Dynamics of the Employee Branding Effect: The Valuation of Interpersonal Relationships in Organizational Results. In V. Ratten (Ed.), Entrepreneurship and the Community (pp. 87-103). Contributions to Management Science. Springer, Cham. https://doi.org/10.1007/978-3-030-23604-5_6

Sousa, A., Thomaz, J. F., Santos, E., Felizardo, A., Silva, C. F., (2020). The Perception of Employee Effect and Brand in Industry and Services: An Internal Marketing Approach. In F. M. Pinto, T. Guarda (Eds.), Digital Marketing Strategies and Models for Competitive Business (pp. 116-130). IGI Global. 10.4018/978-1-7998-2963-8

Melão, D. (2020). O papel da literatura para a infância na educação para a cidadania global. In I. A. Díaz, M. P. C. Reche, J. A. M. Marín & A. J. M. Guerrero (Eds.), Desafíos de investigación educativa durante la pandemia COVID 19 (pp. 260-269). Madrid: Editorial Dykinson. ISBN: 978-84-1377-172-4

Brinca, J., & Magalhães, C. (2020). A redução de riscos e a minimização de danos e os desafios da intervenção de proximidade em Portugal. In J. Aguilera, B., Oliveira, L., Oliveira, A., Pena & A, Zuffo (Eds.), Ciência em Foco volume IV (pp-38-51). Pantanal editora.

Carraça, B., Rosado, A., Magalhães, C., Ferreira, V., & Serpa, S. (2020). Mindfulness compassion and psychological flexibility based interventions to sport performance. In D. Alvira & J. Gonçalves (Eds.), Sports and athletics preparation, performance, and psychology an essential guide to sports performance (pp. 199-226). Nova Science Publisher.

Kumpfer, K., Magalhães, C., Xie, J., & Kanse, S. (2020). Cultural and gender adaptations of evidence-based family interventions. In In M, Bernstein (Ed.), Psychological Insights for Understanding COVID-19 and Families, Parents and Families. Springer.

Kumpfer, K., Matos, M. G., Carraça, B., Magalhães, C. (2020). The role of fathers in successful child development. In T. N. F. Matos (Org.), A Psicologia em suas Diversas Áreas de Atuação 3 (pp.32-48). Atena Editora. DOI: 10.22533/at.ed.1832017063

Magalhães, C., Carraça, B., & Gaspar de Matos, M. (2020). Mindfulness, self-compassion and psychological flexibility on adolescence. In T. Carvalho (Ed.), What to Know about Mindfulness (pp. 119-138). Nova Science Publisher.

Araújo, C. L., Osório, A. J., Martins, A. P. (2020). Primary School Classroom Writing Interventions Using Technologies. In A. Tatnall (Eds.), Encyclopedia of Education and Information Technologies (pp. 1305-1315). Springer International Publishing. DOI: https://doi.org/10.1007/978-3-030-10576-1_206

Araújo, C. L., Osório, A. J., Martins, A. P. (2020). Exploratory Study Using Self-Regulated Self-Development (SRSD) and Technology in the Context of the Classroom. In A. Tatnall (Eds.), Encyclopedia of Education and Information Technologies (pp. 721-732). Springer International Publishing. https://doi.org/10.1007/978-3-030-10576-1_230

Ribeiro, A., Azevedo, E., Figueira, A., Lobo, V. (2020). Transport Phenomena of Electrolytes in Aqueous Solutions: Concepts, Approaches, and Techniques. In S. Kulkarni, N. Rawat, A. Haghi (Eds.), Green Chemistry and Green Engineering Processing, Technologies, Properties, and Applications. Apple Academic Press. ISBN: 9781003057895

Balula, J. P., Melão, D., Silva, A. I. (2020). Formação de leitores na (e para a) complexidade. In D. Simões, M. Teixeira (Eds.), Propostas Didático-Pedagógicas para as Aulas de Português. Tomo II -Portugal (pp. 286-316). Rio de Janeiro, Brasil: Dialogarts. ISBN: 978-65-5683-015-5

Batanero, J., Tadeu, P. (2020). Capacitación tecnológica docente y discapacidad. Aminorando la brecha digital en la educación superior. In L. Jimenez, J. Martinez (Coords.), Educación inclusiva: abriendo puertas al futuro (pp. 141-155). ISBN 978-84-1324-749-6

Brigas, C., Tadeu, P. (2020). Good coolaborative practices in inclusion: teleseict platform. In F. Lucena, J. Marín, J. Reche, J. Torres (Coords.), Contextos y procesos en investigación educativa (pp. 153-164). Espanha: Octaedro. ISBN: 978-84-18348-50-1

Tadeu, P., Brigas, C., Fernandez Batanero, J. M., Roman, P. (2020) ICT will drive educational change?. In Lucena, F., Torres, J., Reche, J., García, S. (Eds.), Innovación docente e investigación educativa en la sociedad del conocimiento (pp. 177-191). Madrid, Espanha: Dykinson. ISBN: 978-84-1324-589-8

Tadeu, P., Brigas, C., Pereira, A. M., Fernández-Cerero, J. (2020). Learning assessment based in computational thinking with multiple intelligences. In J. M. T. Torres, S. A. García, M. N. C. Soto, J. M. S. Reche (Eds.), Análisis sobre metodologías activas y TIC para la enseñanza y el aprendizaje (pp. 707-716). Madrid, Espanha: Editorial DYKINSON.

Tadeu, P., García-Martínez, I., Ribeiro, M. C. (2020). Utilizar materiales manipulables en tiempos de covid-19: Retos y desafíos para los docentes. In M. T. Torres, S. A. Garcia, M. N. C. Soto, J. M. S. Reche (Eds.), Análisis sobre metodologias activas y tic para la enseñanza y el aprendizaje (pp. 675-687). Madrid: Dykinson.

Tadeu, P., Ribeiro, M. C., García-Martínez, I. (2020). Renewing the pedagogical formation of teachers by using the manipulable materials. In F. J. H. Lucena, J. M. T. Torres, J. M. S. Reche, S. A. García (Eds.), Innovación Docente e Investigación Educativa en la Sociedad del Conocimiento (pp. 121-138). Madrid: Editorial Dykinson.

Tadeu, P., Fernández-Batanero, J. M. (2020). Formación del profesorado de la comunidad valenciana en TIC y discapacidad. Percepciones de profesionales del sector educativo. In J. M. T. Torres, S. A. García, M. N. C. Soto, J. M. S. Reche (Eds.), Análisis sobre metodologías activas y TIC para la enseñanza y el aprendizaje (pp. 514-523). Madrid, Espanha: Editorial DYKINSON.

Araújo, I., Faria, P.M. (2019). Introduction to a Collaborative Mobile Web Platform: Higher M@t-EduTutor. In Blashki, K., Isaías, P. (Eds.), Handbook of Research on Human-Computer Interfaces and New Modes of Interactivity (pp. 199-218). DOI: 10.4018/978-1-5225-9069-9.ch012

Jerónimo, M., Pinheiro, F. P., Barrera-Corominas, A., Cunha, J. (2019). La gestión de la responsabilidad social en las universidades de Portugal. In J. G. Gairín, S. López-Crespo (Coords.), La gestión de la responsabilidad social en las universidades iberoamericanas (pp. 225-242). Barcelona, Espanha: Red Age Red de Apoyo a la Gestión Educativa. Retrieved from https://ddd.uab.cat/pub/llibres/2019/219318/gesressoc_a2019.pdf

Jerónimo, M., Reis, M., Cadima, R. (2019). Innovación en las prácticas de gestión hacia las prácticas interculturales para la inclusión de colectivos vulnerables. In Corominas, A., Ceacero, D., Granda, G. (Coord.), Universidad y colectivos vulnerables: hacia una cultura de la equidad (pp. 127-130). ISBN: 978-958-52318-0-1

Rodrigues, M. (2019). The Development of Number Sense in Preschool: The Counting of Objects. In Licardo, M., Dias, I. (Eds.), Contemporary Themes in Early Childhood Education and International Educational Modules (pp. 73-86). Eslovénia: University of Maribor Press. ISBN: 978-961-286-269-5

Rodríguez-Gómez, D., Gairín, J., Dovigo, F., Clements, K., Jerónimo, M., Lucas, L., Marin, E., Mehtälä, S., Pinheiro, F., Timmis, S. and Stîngu, M. (2019). Access4All: Policies and practices of social development. In Higher Education. Hoffman J., Blessinger P. & Makhanya M. (Eds.), Strategies for facilitating inclusive campuses in Higher Education: International Perspectives on Equity and Inclusion (Innovations in Higher Education Teaching and Learning) (Vol. 17, pp. 55-69), Emerald Publishing Limited. doi: 10.1108/S2055-364120190000017005

Almeida, T. (2019). Psicologia do desenvolvimento e a delimitação de modos de ser criança. Devir-adulto, devir-sujeito e a educação de infância. In Biopolitica e Tanatopolitica: A Agonística dos Processos de Subjetivação Contemporâneos, 229-249. Brasil: Editora CRV,

Ferreira, N. (2019). Aprendizagens essenciais nos temas da história e da geografia de Portugal: contributo para a formação de cidadãos histórico-geograficamente competentes. In M. J. H., A. Dias (Eds.), Enseñar y aprender didáctica de las ciencias sociales: la formación del profesorado desde una perspectiva sociocrítica (pp. 562-571). Lisboa, Portugal: Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Lisboa.

Rodrigues, M. (2019). A flexibilidade de cálculo e a resolução de tarefas de natureza aditiva. In A. Carneiro-Barrera & A. Díaz-Román (Eds.), Avances en Ciencias de la Educación y del Desarrollo (pp. 541-550). Granada, Espanha: Asociación Española de Psicología Conductual

Rodrigues, M. (2019). As práticas de ensino para o desenvolvimento nos alunos da flexibilidade de cálculo multiplicativo: Um estudo de caso de uma professora brasileira do 4.º ano. In A. Carneiro-Barrera & A. Díaz-Román (Eds.), Avances en Ciencias de la Educación y del Desarrollo (pp. 551-558). Granada, Espanha: Asociación Española de Psicología Conductual

Rodrigues, M., Serrazina, M. L., Dombrowski, A. E., Ponte, J. P., Nunes, M. J., Serrazina, L., Ponte, J. P. (2019). Ditado de uma construção com cubos de madeira. In A. Carneiro-Barrera & A. Díaz-Román (Eds.), Avances en Ciencias de la Educación y del Desarrollo (pp. 559-565). Granada, Espanha: Asociación Española de Psicología Conductual

Vohlgemuth, L., Campos, J., Martins, C., & Dias, A. (2019). Formation des animateurs socioculturels: discours idéologiques et pratiques. In J. Richelle, S. Rubi, & J. Ziegelmeyer (Eds.), L’animation socioculturelle professionnelle, quels rapports au politique? Carrières Sociales Editions. doi: 10.4000/books.cse.335

Paiva, T., Alves, L., Sampaio, J. H. (2019). Poliempreende Project: A validated methodology for entrepreneurship education. In S. Mosquera, P. Palma (Eds.), Global Considerations in Entrepreneurship Education and Training (pp. 151-161). Estados Unidos: IGI Global. doi: 10.4018/978-1-5225-7675-4.ch009

Alves, A. B. C. S., Fonseca, S. B., Araújo, L. J. P. (2019). Adaptação e Validação da Escala para Avaliar as Capacidades de Autocuidado, para Profissionais Portugueses do Contexto Social. In Psicologia da Saúde: Teoria e Intervenção (pp. 79-93). DOI: 10.22533/at.ed.7011912036

Figueiredo, M. P., & Gonçalves, N. (2019). Entering a Fluid Research Field. In M. Hoveid, L. Ciolan, A. Paseka, & S. M. Silva (Eds.), Doing educational research: overcoming challenges in practice (pp. 33-53). London: SAGE

Frias, C., Silva, C., Amante, M. J., Seabra, C. (2019). Storytelling Tourist Experience promoted by the official websites of World Heritage Historical Centres. In A. Correia, A. Fyall, M. Kozak (Eds.), Experiential Consumption and Marketing in Tourism: A cross-cultural context (174-194). Oxford: Goodfellow Publishers.

Ferreira, M. E. (2019). Ensinar os quatro elementos da natureza na educação pré-escolar num laboratório de ciências do Ensino Superior. In Panorama actual de la enseñanza de las ciencias (pp. 167-172). Espanha: Educación Editora.

Ferreira, M. E., Crisóstomo J., Pitarma, R. (2019). Promoting pro-environmental practices about trees in children using infrared thermography technology. In Á. Rocha, M. Serrhini (Eds.), Information Systems and Technologies to Support Learning (Vol. 111, pp. 154-163). Springer, Cham. doi: 10.1007/978-3-030-03577-8_18

Mesquita, E., Freire-Ribeiro, I. (2019). Perceções dos futuros professores sobre tendências metodológicas: entre o real e o ideal. In P. Membiela, M. I. Cebreiros, M. Vidal (Eds.), Innovación e investigación en la educación universitária (pp. 299-304). Ourense: Educación Editora. ISBN 978-84-15524-44-1

Sanches, A., Freire-Ribeiro, I., Mesquita, E. (2019). Educação não-formal: Contextos e práticas na formação inicial de professores. In F. Imbernón, A. Shigunov Neto, I. Fortunato (Orgs.), Formação permanente de professores: experiências ibero americanas (pp. 480-500). São Paulo: Edições Hipótese. ISBN 978-65-80428-08-3

Sobral, F. (2019). The musical and theatrical references of Eça de Queiroz’s The Maias in the film narrative of Portuguese filmmaker João Botelho and the Portuguese cultural identity. In C. N. G. Mariño, L. Miranda (Eds.), Identity Mediations in Latin American Cinemas and Beyond. Cultural Industries, Musical Flows and Transnational Discourses (pp. 325-343). Cambridge, Reino Unido: Cambridge Scholars Publishing.

Melão, D. (2019). Português língua estrangeira no ensino superior. Dar voz às vozes dos estudantes. In C. Koch, D. Reimann (Eds.), As variedades do Português no Ensino do Português língua estrangeira (pp.59-75). Alemanha: Na Francke Attempto VERLAG, 2019.

Rijo, D., Magalhães, C., Carraça, B. (2019). Personality disorders and quality of life in a portuguese primary care patient´s clinical sample. In E. R. Pereira (Org.), A psicologia em suas diversas áreas de atuação (pp. 114-126). Atena Editora. DOI: 10.22533/at.ed.3691923108

Eustáquio, L., Sousa, C. (2019). Creative Collaborative Virtual Environments. In Advanced Methodologies and Technologies in Artificial Intelligence, Computer Simulation, and Human-Computer Interaction (pp. 461-473). DOI: 10.4018/978-1-5225-7368-5.ch034

Relvas, S., Amante, S., Costa Lopes, A. M. (2019). Receção da Literatura Portuguesa em António Cândido. Espaço, Fronteira, Colonialidade e Pós-colonialidade. In O. B. Filho, M. J. S. Sidney Barbosa (Eds.), O Conceito de Espaço na Obra de António Cândido (pp.41-57). Bonecker.

Brigas, C., Tadeu, P. (2019). Innovando com TIC en el aula. In M. El Homrani, S. M. Arias, I. Ávalos (Coords.), La inclusión: una apuesta educativa y social (pp. 17-26). Espanha: Wolters Kluwer.

Paiva, T., Yuberrasco, A., Tadeu, P., Alves, M. L., Figueiredo, E. (2019). Impact’s perception of entrepreneurship competences acquisition in Polytechnic High Education Students. In Mosquera, S., Palma, P. (Eds.), Global Considerations in Entrepreneurship Education and Training (pp.179-201). Estados Unidos: IGI Global. doi: 10.4018/978-1-5225-7675-4.ch011

Tadeu, P., Fernandes, C., Carvalhal, M. I. M., Brigas, C. (2019). Aprendizagem Da Matemática Por Meio Do Corpo/Movimento – Evidências Neurocientíficas Da Relação Entre Os Dominios Cognitivo E Motor. In Incliusión y Diversidad: Intervenciones Socieducativas. Espanha: Wolters Kluwer

Tadeu, P., García-Martínez, I., Ribeiro, M. C. (2019). Análisis del uso de materiales manipulables en el contexto de la educación primaria. In M.C. Pérez-Fuentes, M.M. Molero, J.J. Gázquez, Á. Martos, A.B. Barragán, M. Mar, M. MariaSisto (Coords.), Investigación en el ámbito escolar: un acercamiento multidimensional a las variables psicológicas y educativas (p. 445-454). Madrid: ASUNIVEP. ISBN: 978-84-09-06263-8

Lopes, A., Ferreira, Z., Sardo, A., Cardoso, A. P. (2018). Espaços distópicos e heterotópicos no romance A Costa dos Murmúrios de Lídia Jorge: Desconstrução do discurso salazarista, face às práticas subjacentes à Guerra Colonial. In S. Barbosa, O. B. Filho, J. L. M. Moraes (Eds.), O espaço literário na obra de Lídia Jorge (pp. 68-86). Rio de Janeiro, Brasil: Bonecker. Retrieved from http://hdl.handle.net/10400.19/5033.

Quijano, C. R., Moreira, A. M. A., Granda, G., Jerónimo, M., Segura, F. I. J., Reis, M. L., Montesano, M. C., Medina, L. R., Clavera, M. I., V. (2018). Diagnóstico de equidad en las funciones universitarias. In J. G. Sallán, G. P. Ávila (Coords.), Políticas y prácticas para la Equidad en la EDUCACIÓN SUPERIOR (pp. 153-187). Espanha: Madrid: Wolters Kluwer. Retrieved from https://www.orsies.forum.pt/images/PDF/Livro_Verde.pdf

Jerónimo, M., Pinheiro, F. (2018). Las redes como dispositivos para la gestión educativa en Portugal. In Gairín J. S. & Barrera-Corominas, A. (Coords.), Las redes como dispositivos para la gestión educativa en iberoamerica (pp. 157-172). Barcelona: EDO-SERVEIS – Universitat Autònoma de Barcelona. ISBN: 978-84-09-09087-7

Jerónimo, M., Moreira, Ana M. A., Granda, G., Segura, F. I. J., Reis, M. R., Montesano, M. C., Medina, L. R. & Clavera, M. I. V. (2018). Diagnóstico de Equidade en las Funciones Universitarias. In Sallán. J. G. & Ávila, G. P. (Eds.), Políticas y práticas para a Equidade en la Educación Superior (pp. 151-187). Madrid: Wolters Kluwer.

Paiva, T., Carvalho, L., Soutinho, C., Leal, S. (2018). Product Innovation as territory sustainable added value: The case study of Douro Skincare. In Entrepreneurial, Innovative and Sustainable Ecosystems. Springer International Publishing. Retrieved from http://hdl.handle.net/10314/4185

Ferreira, M. E., Pitarma, R. (2018). Outdoor learning activities as facilitators in the construction of environmental citizenship. In Advanced Learning and Teaching Environments – Innovation, Contents and Methods. doi: 10.5772/intechopen.70248

Barreto, M. A., Santos, F. & Cardona, M. J. (2018). Teacher education in São Tomé and Príncipe: Conceptions, practices and challenges. In K.G. Karras & C.C. Wolhuter (Eds), International handbook of teacher education worldwide (2th ed., Vol. 1, pp. 140-155). Nicosia: HM Studies.

Barreto, M., Santos, F. & Oliveira, F. (2018). Teacher education in Cape Verde: Conceptions, practices and challenges. In K.G. Karras & C.C. Wolhuter (Eds), International handbook of teacher education worldwide (2th ed., Vol. 1, pp. 251-268). Nicosia: HM Studies.

Lopes, F. A. (2018). Espaço e mundividência, no ensaio Contrato Sentimental, de Lídia Jorge. In S. Barbosa, O. B. Filho, J. L. M. Moraes (Eds.), O espaço literário na obra de Lídia Jorge (pp. 37). Brasil: Editora Bonecker Lda. Retrieved from http://hdl.handle.net/10400.19/5405

Kumpfer K.L., Xie J., Magalhães C., Brown J. (2018). Strengthening Families Enrichment Program. In J. Lebow, A. Chambers, D. Breunlin (Eds.), Encyclopedia of Couple and Family Therapy. Springer, Cham

Eustáquio, L., Sousa, C. (2018). Creative Collaborative Virtual Environments. In Encyclopedia of Information Science and Technology, Fourth Edition (pp. 4146-4156). DOI: 10.4018/978-1-5225-2255-3.ch359

Tadeu, P., & Brigas, C. (2018). Using online programs to centre students in the Twenty-First Century. In C. Fitzgerald, S. Laurian-Fitzgerald, & C. Popa (Eds.), Handbook of Research on Student-Centered Strategies in Online Adult Learning Environments (pp. 102-119). Hershey, PA: IGI Global. doi: 10.4018/978-1-5225-5085-3.ch005

Scroll to Top