LINHAS DE INVESTIGAÇÃO

Educação para o Empreendedorismo
Educação Inclusiva

O CI&DEI

integra uma equipa multidisciplinar de investigadores, com diferentes origens geográficas, trabalhando em rede, partilhando know how e colaborando nas suas atividades de investigação, dando respostas inovadoras aos atuais desafios científicos e tecnológicos.

O caminho percorrido, a missão e as caraterísticas da unidade, permitem traçar as linhas de investigação, bem como as principais estratégias para o futuro.

DIDÁTICAS E FORMAÇÃO DE PROFESSORES

É relevante ao nível da compreensão do papel do professor no processo de ensino, da inovação das práticas pedagógicas mais centradas no aluno e na utilização de novas tecnologias, potenciadoras do envolvimento e inclusão, articulando-se com a formação inicial e contínua de professores e outros agentes educativos.

EDUCAÇÃO EM CONTEXTOS NÃO FORMAIS

Ocupa um lugar cada vez maior nas atuais sociedades, caraterizadas pela diversidade sociocultural. A sua ação abrange vários públicos (crianças aos idosos), usando para isso ações educativas diferenciadas, práticas coletivas e sociais, com a cidadania como pano de fundo.
Pretende-se a partir das relações vividas no quotidiano e da valorização de questões não consideradas em outros campos educacionais, fazer emergir as bases de uma educação verdadeiramente transformadora.

EDUCAÇÃO PARA O EMPREENDEDORISMO

Está a ter impacto tanto na definição de políticas educativas dos estados europeus, ao ser aceite como elemento para o desenvolvimento de competências transversais a ser implementadas nos diversos níveis de ensino, como na comunidade que reconhece o efeito deste tipo de competências.
Percebe-se a sua importância e aplicação na sociedade, existindo um caminho a desenvolver no âmbito da aprendizagem ao longo da vida e da formação especializada.

EDUCAÇÃO INCLUSIVA

Atravessa as várias dimensões humanas, sociais e políticas auxiliando a inserção das pessoas na sociedade, através da reestruturação de práticas e ações cada vez mais inclusivas.
Pretende-se consolidar e prosseguir com linhas de investigação decorrentes de necessidades emergentes das práticas educativas e reabilitativas (práticas inclusivas e participação dos alunos com Necessidade Educativas Especiais em diferentes contextos – escolar, de vida e no envolvimento parental na escola).

PT