LINHAS DE INVESTIGAÇÃO

border_style Políticas Educativas, Didáticas e Formação
border_style Educação para a Saúde e Qualidade de Vida
border_style Educação para o Empreendedorismo e Sustentabilidade
border_style Educação, Cidadania e Inclusão
border_style TIC e Multimédia na Educação

O CI&DEI

integra uma equipa multidisciplinar de investigadores, com diferentes origens geográficas, trabalhando em rede, partilhando know how e colaborando nas suas atividades de investigação, dando respostas inovadoras aos atuais desafios científicos e tecnológicos.

O caminho percorrido, a missão e as caraterísticas da unidade, permitem traçar as linhas de investigação, bem como as principais estratégias para o futuro.

POLÍTICAS EDUCATIVAS, DIDÁTICAS E FORMAÇÃO

Esta linha de investigação foca-se no estudo de práticas pedagógicas inovadoras, em contextos formais e não formais, incluindo investigação didática relativa a processos de ensino-aprendizagem. Debruça-se também sobre o papel do professor, do aluno e de outros agentes, nos processos educativos, perspetivando a formação, a reflexão e a investigação ao longo da vida. Aborda ainda a implementação de diferentes políticas educativas e o seu impacto na comunidade.

EDUCAÇÃO PARA A SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA

A educação desempenha um papel fundamental na implementação de estilos de vida ativos e saudáveis. O CI&DEI promove, através desta linha de investigação, trabalhos que abordem as motivações relacionadas com a opção (ou não) por hábitos saudáveis e a sua promoção. Assim, realiza estudos em áreas como competências emocionais, bem-estar, prática de atividade física e outras áreas em ligação com a componente educativa.

EDUCAÇÃO PARA O EMPREENDEDORISMO E SUSTENTABILIDADE

A educação para o empreendedorismo e sustentabilidade é uma preocupação cada vez mais presente, seja ao nível político, seja ao nível económico e social. O empreendedorismo, e as competências transversais a ele associadas, aparece como um fator importante de desenvolvimento individual e comunitário, relevante nos diversos níveis de ensino. Temas como o turismo ou a educação ambiental e desenvolvimento sustentável representam alguns dos tópicos de interesse nesta linha de investigação.

EDUCAÇÃO, CIDADANIA E INCLUSÃO

A educação deve fomentar valores de inclusão e cidadania e ser ela própria inclusiva. Esta linha de investigação visa contribuir para o aumento de estudos que potenciem o respeito pela diversidade de pessoas, independentemente das suas características pessoais, e promover a inclusão e a participação plena nos diferentes contextos, nomeadamente educativos, socioculturais e desportivos.

TIC E MULTIMÉDIA NA EDUCAÇÃO

O desenvolvimento digital e a presença cada vez maior das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) no dia-a-dia, tornam a literacia digital um domínio fundamental da educação formal e não formal. A utilização das artes e das novas tecnologias no ensino-aprendizagem constitui também um dispositivo essencial de inovação pedagógica e de aproximação aos alunos e à sociedade.

PT