LIVROS & CAPÍTULOS DE LIVRO DE EDIÇÃO NACIONAL

Livros de Edição Nacional

4

2023
6

2022
4

2021
6

2020
3

2019
6

2018

2023

Pinto, P. M., Ferreira, N. M. (2023). A História. Casa dos Cafés da Portela. Lisboa: Europress.

Ferreira, P. (2023). Roberto, o lince inquieto. Lisboa: Cordel de Prata.

Ferreira, P. (2023). Sons Tagarelas – exercícios de consciência fonológica. Leiria, Portugal: ESECS. Retrieved from https://boaleitura.com/livro/186143

Ferreira, P. C., Estrela, M. F. (2023). DISLEXIA – Percursos de Leitura e Intervenção. Leiria, Portugal: Hora de Ler. ISBN: 9789899128231

2022

Lopes, M., Basto, M. P.,Henriques, P. B. F., Henriques, P. B. F. (2022). Memórias Fotográficas do Vau. Óbidos, Portugal: Câmara Municipal de Óbidos e Junta de Freguesia do Vau.

Ferreira, N. M. (2022). Internato de São João – 160 anos (1862-2022). Lisboa, Portugal: Internato de São João.

Ferreira, N. M. (2022). Universidade Lusófona: Os primeiros 25 anos ao serviço do ensino superior em Portugal. Lisboa, Portugal: Edições Universitárias Lusófonas

Brocardo, J., Delgado, C., Mendes, F., Brunheira, L., Serrazina, L., Rodrigues, M. (2022). Raciocínio Matemático no 1.º e 2.º Ciclos – guia do formador. Lisboa, Portugal: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa.

Brocardo, J., Delgado, C., Mendes, F., Brunheira, L., Serrazina, L., Rodrigues, M. (2022). Raciocínio Matemático nos 1.º e 2.º ciclos: Geometria. Lisboa, Portugal: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa

Brocardo, J., Delgado, C., Mendes, F., Brunheira, L., Serrazina, L., Rodrigues, M. (2022). Raciocínio Matemático nos 1.º e 2.º ciclos: Números. Lisboa, Portugal: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa

2021 – 2018

Pereira, A. & Garcia, R. P. (2021). Ética no Desporto. Desafios atuais e futuros. Portugal: Instituto Português do Desporto e Juventude e Edições Afrontamento.

Pedrosa, R., Cadima, R., Sargento, A. L. M., Rodrigues, N. (2021). Plano Estratégico Politécnico de Leiria 2030. Leiria, Portugal: Politécnico de Leiria.

Pereira, A. P., Seco, G., Filipe, L., Alves, S., Francisco, M., Sousa, N. (2021). Necessidades educativas especiais: Manual de apoio para docentes. Politécnico de Leiria

Menezes, L., Flores, P., Viseu, F., Gomes, H., Ribeiro, A., Martins, A. P., Guitart, M. (2021). Humour to learn Mathematics: Mathematical tasks to laugh and learn. Viseu, Portugal: Edições Esgotadas; Instituto Politécnico de Viseu.

Sousa, J., Kowalski, M., Lopes, M. S. P. (2020). Expressão Dramática das práticas à reflexão. Escola Superior de Educação e Ciências Sociais – Politécnico de Leiria. Retrieved from https://www.ipleiria.pt/esecs/wp-content/uploads/sites/15/2020/06/Livro_Educacao_Artistica.pdf

Oliveira, M., Santos, O., Delgado, R., Duarte, S. (2020). Património natural do concelho de Leiria. Leiria, Portugal: Oikos.

Vergueiro, E., Brinca, J., Menezes, N., Néri, S. (2020). Grupos de Ajuda Mútua: Estratégias para intervenção psicossocial. Edições Esgotadas. ISBN: 978-989-9015-04-3

Menezes, L., Flores, P., Viseu, F., Gomes, H., Ribeiro, A., Martins, A. P., Guitart, M. (2020). Humor para aprender Matemática: Tarefas matemáticas para rir e aprender. Viseu, Portugal: Politécnico de Viseu

Pinto, M. A., Figueira, A. P. (2020). A compreensão dos textos de problemas matemáticos. Psiclínica. ISBN: 9789898176837

Pinto, H. (2020). Conhecimento de futuros professores do ensino básico sobre frações. Portugal: APM.

Pereira, A., Celestino, T. (2019). Mário Trindade: História de vida de um atleta paralímpico de excelência. Portugal: Comité Paralímpico de Portugal. ISBN 978-989-97990-1-1

Menezes, L., Gomes, H., Ribeiro, A., Martins, A. P., Flores, P., Viseu, F., Oliveira, A. M., Matos, I. A., Balula, J. P., & Delplancq, V. (2019). Humour in mathematics teaching. Tasks for the classroom. Viseu, Portugal: Litoprint & Higher School of Education of Viseu. Retrieved from http://hdl.handle.net/10400.19/5346

Patriarca, S., Figueira, A. P. (2019). O meu livro das Profissões. Psiclínica. ISBN: 9789898176806

Jerónimo, M., et. Al. (2018). Livro Verde sobre Responsabilidade Social e Instituições de Ensino Superior. Lisboa, Portugal: PRESS FORUM SA. 2018. ORSIES OBSERVATÓRIO DA RESPONSABILIDADE SOCIAL E INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR

Ferreira, N. M. (2018). A Escola Normal Primária de Lisboa em Benfica: 1916-1930. Portugal: Livros Horizonte.

Ferreira, P. (2018). Histórias reais fantásticas: mote Os Lusíadas, de Luís Vaz de Camões. Benedita-Alcobaça, Portugal: INSE. ISBN: 978-972-9171-93-2

Simões, C., Santos, S. (2018). Qualidade de vida, comportamento adaptativo e apoios: Compreender a relação entre constructos na dificuldade intelectual. Lisboa, Portugal: Faculdade de Motricidade Humana. ISBN: 9789727352258

Morais, N., Gouveia, T., Sobral, F., Ferreira, S., Gomes, C. A. (2018). O consumo e a partilha de conteúdos na Internet pelos estudantes do ensino superior – O caso do Instituto Politécnico de Viseu. Viseu, Portugal: Instituto Politécnico de Viseu. ISBN: 9789895403622. Retrieved from http://hdl.handle.net/10400.14/27561

Figueira, A. P., Pinto, M. A. (2018). Consciência Metalinguística. teoria, desenvolvimento e instrumentos de avaliação. Psiclínica. ISBN: 9789898176622

Capítulos de Livro de Edição Nacional

27

2023
66

2022
51

2021
29

2020
30

2019
19

2018

2023

Oliveira, M., Freitas-Luís, J. (2023). A Voz e a Agência de Estudantes do Ensino Superior. Didáticas da Educação de Infância. In Santos, G., Reis, S., Cardoso, P., Rosa, M. (Orgs.), Projetos de Inovação Pedagógica. Skills4Future: Innovative Practices (pp. 169-177). Leiria, Portugal: Politécnico de Leiria

Rodrigues, F. M. (2023). Expressões Integradas: uma abordagem baseada em problemas (PBL) para a criação de ambientes de ensino e aprendizagem através das artes. In Santos, G., Reis, S., Cardoso, P., Rosa, M. (Orgs) Projetos de Inovação Pedagógica. Skills4Future: Innovative Practices. Leiria, Portugal: Politécnico de Leiria

Carvalho, C., Carvalho, H. (2023). O Papel da Educação Social na Tomada de Consciência e Prevenção dos Maus Tratos à Pessoa Idosa. In Carvalho, H., Carvalho, C. (Coords.), A intervenção da Educação Social com Públicos especialmente vulneráveis (pp. 153-179). Porto: Edições Húmus. ISBN: 9789897558931

Faria, S., Monteiro, S. S. (2023). A licenciatura em Relações humanas e Comunicação Organizacional: do regime presencial ao ensino a distância. In S. M. Lopes, S. Mónico, S. Faria, S. S. Monteiro (Eds.), Metodologias e práticas educativas no ensino superior: visões multidisciplinares. Coimbra, Portugal: Almedina.

Monteiro, S. S., Faria, S. (2023). O estágio curricular no âmbito da licenciatura em Relações Humanas e Comunicação Organizacional do instituto politécnico de leiria a voz dos centros de estágio. In S. M. Lopes, S. Mónico, S. Faria, S. S. Monteiro (Eds.), Metodologias e práticas educativas no ensino superior: visões multidisciplinares. Coimbra, Portugal: Almedina.

Oliveira, Z., Lopes, S. (2023). A importância da intervenção na capacitação e envolvimento de jovens na sociedade. In J. Sousa, M. J. Santos, L. G. Magueta, M. S. P. Lopes, L. Brites (Coords), Emoções, Artes e Intervenção: crianças e jovens em risco (pp.67-82). Coimbra, Portugal: Edições Almedina, S.A. Retrieved from https://iconline.ipleiria.pt/bitstream/10400.8/8457/1

Santos, O., Bergano, S., Oliveira, M. (2023). De casco faz-se joia: Da reciclagem de vidro à capacitação das mulheres da ilha do príncipe. In A educação enquanto fenômeno social: Propósitos econômicos, políticos e culturais (cap.13, pp. 148-161). Brasil: Atena Editora. DOI: 10.22533/at.ed.75923310513

Ferreira, P. C., Fonseca, M. (2023). A escrita que (in)flui: um caderno para o 3.º ano do ensino básico. In J. Sousa, M. J. Santos, L. G. Magueta, M. S. P. Lopes, L. Brites (Coords), Emoções, Artes e Intervenção: crianças e jovens em risco (pp.83-100). Coimbra, Portugal: Edições Almedina, S.A. Retrieved from https://iconline.ipleiria.pt/bitstream/10400.8/8457

Lourenço, M., Fonseca, M. (2023). Ansiedade e autoconceito em crianças e adolescentes com e sem dislexia. In P. Ferreira, C. Mangas, C. Pinto, M. Fonseca, D. Tavares (Coords.), Múltiplos Olhares sobre a DIS.lexia (pp. 61-79). Lisboa, Portugal: Papa-Letras. ISBN: 978-989-8214-83-6

Henriques, C., Felizardo, A., leal, R. Gamboa, M. J. (2023). Exploração da história A Lagartinha Muito Comilona: uma proposta integradora na educação pré-escolar. In Oliveira, A. M. Proença, H. Menino, J. Amoroso, M. J. Gamboa, R. Leal (Eds.), Didáticas no Jardim de Infância – Propostas de Integração curricular na formação de educadores (pp71-92). Escola Superior de Educação e Ciências Sociais de Leiria.

Menezes, C., Gamboa, M. J., Oliveira, M. (2023). A leitura em jovens do ensino superior: cartografia de oportunidades e riscos. In J. Sousa, M. J. Santos, L. G. Magueta, M. S. P. Lopes, L. Brites (Coords.), Emoções, Artes e Intervenção: crianças e jovens em risco (pp.343-363). Coimbra, Portugal: Edições Almedina, S.A. Retrieved from https://iconline.ipleiria.pt/bitstream/10400.8/84570em%20risco_DL.pdf

Pitau, J. Santos, T., Menino, H. Gamboa, M. J. (2023). Aprendizagens matemáticas no contexto de uma experiência integradora em jardim de infância. In Oliveira, A. M. Proença, H. Menino, J. Amoroso, M. J. Gamboa, R. leal (Eds.), Didáticas no Jardim de Infância – Propostas de Integração curricular na formação de educadores (pp. 93-109). Escola Superior de Educação e Ciências Sociais de Leiria

Martins, L., Duque, A. S., Ferreira, J. (2023). Enoturismo #aqui e @lém-fronteiras: O papel dos influenciadores digitais na divulgação do ENOTUR. In M. E. Pina (Ed.), Ensaios Sobre Literatura e Enoturismo: “Venha mais Vinho e Dêem-mo Vezes Cento” (pp. 165-187). Évora, Portugal: Imprensa da Universidade de Évora

Martins, L., Duque, A. S., Ferreira, J. (2023). Vinho e Organização de Eventos: Uma Análise à Dinâmica Territorial das CVRs, em Tempos De Pandemia. In M. E. Pina (Ed.), Ensaios Sobre Literatura e Enoturismo: “Venha mais Vinho e Dêem-mo Vezes Cento” (pp. 146-164). Évora, Portugal: Imprensa da Universidade de Évora

Magueta, L. (2023). A Criança em Risco(s) – As ideias, as emoções e a expressão plástica. In J. Sousa, M. J. Santos, L. Magueta, M. Lopes (Org.), Livro de atas da 3.ª Conferência Internacional Emoções, Artes e Intervenção: crianças e jovens em risco (pp. 311-324). Coimbra, Portugal: Edições Almedina, S.A. Retrieved from https://iconline.ipleiria.pt/bitstream/10400.8/8457/1/Livro_Emo%c3%a7%c3%b5es%2c%20Artes%20e%20Interven%c3%a7%c3%a3o%20-%20Crian%c3%a7as%20e%20Jovens%20em%20risco_DL.pdf

Sousa, J., Magueta, L. (2023). Direitos humanos e pandemia: Reflexões sobre experiências de promoção do acesso à cultura. In S. Monteiro, C. Cebola, F. Veiga (Coords), Direitos humanos, cidadania e desenvolvimento sustentável (pp. 315-329). Porto, Portugal: Instituto Iberoamericano de Estudos Jurídicos e Instituto Jurídico Portucalense. ISBN: 978-989-35052-0-5

Sanches, A., Mesquita, E., Freire-Ribeiro, I., Ribeiro, M. C. (2023). Valorização de competências na formação inicial de professores: um estudo exploratório. In P. Membiela, M. I. Cebreiros (Eds.), Inovação na prática educacional universitária. Ourense: Educación Editora (pp. 185-196).

Menino, H. (2023). Aprendizagens matemáticas no contexto de uma experiência integradora em jardim de infância. In Didáticas no Jardim de Infância – Propostas de Integração Curricular na Formação de Educadores, (pp. 93-109). Leiria, Portugal: Politécnico de Leiria.

Menino, H. (2023). Evidenciar o pensamento geométrico e espacial no jardim de infância: Vamos construir duas maquetes. In Didáticas no Jardim de Infância – Propostas de Integração Curricular na Formação de Educadores (pp. 53-70). Leiria, Portugal: Politécnico de Leiria.

Menino, H.,Tavares, D. (2023). A importância do feedback na aprendizagem da matemática numa experiência de ensino a distância. In Metodologias e práticas educativas no ensino superior visões multidisciplinares (pp. 135-153). Coimbra, Portugal: Livraria Almedina.

Oliveira, M., Proença, A. P., Menino, H., Reis, S., Amoroso, J. P., Leal, R., Gamboa, M. J., Leal, R. (2023). Por uma abordagem integradora da didática no Jardim de Infância. In Didáticas no Jardim de Infância. Propostas de Integração Curricular na Formação de Educadores (pp. 12-17). Leiria: Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Leiria

Cordeiro, L., Ribeiro, E. (2023). A importância da música em contexto de acolhimento residencial de crianças e jovens. In J. Sousa, M. J. Santos, L. Magueta, M. Lopes (Org.), Livro de atas da 3.ª Conferência Internacional Emoções, Artes e Intervenção: crianças e jovens em risco (pp. 149-160). Coimbra, Portugal: Edições Almedina, S.A. Retrieved from https://iconline.ipleiria.pt/bitstream/10400.8/8457/1/Livro_Emo%c3%a7%c3%b5es%2c%20Artes%20e%20Interven%c3%a7%c3%a3o%20-%20Crian%c3%a7as%20e%20Jovens%20em%20risco_DL.pdf

Gomes, D., Magalhães, C., Xavier, P. (2023). A Importância do Voluntariado no Desenvolvimento de Competências Pessoais e Sociais dos Jovens. In Intervenção da Educação Social com públicos especialmente vulneráveis (pp. 85-97). Vila Nova de Famalicão, Portugal: Edições Húmus. ISBN: 9789897558931

Fonseca, S., Magalhães, C., Alves, A. B. (2023). Intervenção Socioeducativa: Desafios e potencialidades para a Educação Social. In Desafios e Perspetivas na Intervenção Social. Portugal: Edições Esgotadas

Delplancq, V., Costa Lopes, A., Pereira, J., Fidalgo, S. (2023). Active foreign language learning practices in higher education: the perspectives of the actors. In Carmos, M. (Ed.), Education Applications & Developments VIII (pp. 208-217). Lisboa, Portugal: inScience Press. ISBN: 978-989-53614-6-5

Pereira, A., Garcia, R. (2023). A ética, o desporto e os progressos científicos e tecnológicos. In R. Garcia (Ed.), Questões em aberto na ética desportiva (pp. 125-137). Porto: Quântica Editora.

Pereira, A. (2023). A narrativa do desporto pelos pais dos jovens atletas. O conto dos pais: um apelo à dedicação. In R. Garcia, A. M. Mestre (Eds.), Contributo para um direito centrado na ética do desporto (pp. 195-208). Porto: Afrontamento.

2022

Gonçalves, A., Ferreira, M., Campos, S., Magalhães, C., Cardoso, A. P., Guiné, R. (2022). Comportamentos aditivos numa amostra de estudantes do ensino superior. In M. Ferreira, S. Campos, A. P. Cardoso (Coords.), Literacia em Saúde e Estilos de Vida em Contexto Educativo (pp. 81-88). Viseu, Portugal: Edições Esgotadas. ISBN: 978-989-9092-88-4

Ferreira, M., Campos, S., Cardoso, A. P. (2022). Educação sexual no 3.º ciclo: Um diálogo entre saberes. In M. Ferreira, S. Campos, A. P. Cardoso (Coords.), Literacia em Saúde e Estilos de Vida em Contexto Educativo (pp. 108-121). Viseu, Portugal: Edições Esgotadas. ISBN: 978-989-9092-88-4

Ferreira, M., Amaral, O., Campos, S., Cardoso, A. P. (2022). Educação para a saúde na escola. In M. Ferreira, S. Campos, A. P. Cardoso (Coords.), Literacia em Saúde e Estilos de Vida em Contexto Educativo (pp. 20-31). Viseu, Portugal: Edições Esgotadas. ISBN: 978-989-9092-88-4

Marques, C., Cardoso, A. P., Rocha, J., Ferreira, M., Campos, S. (2022). A interdisciplinaridade na abordagem da educação sexual no 1.º ciclo do ensino básico. In M. Ferreira, S. Campos, A. P. Cardoso (Coords.), Literacia em Saúde e Estilos de Vida em Contexto Educativo (pp. 142-163). Viseu, Portugal: Edições Esgotadas. ISBN: 978-989-9092-88-4

Campos, S., Gonçalves, A., Ferreira, M., Magalhães, C., Cardoso, A. P., Guiné, R. (2022) Estilos de vida em estudantes do ensino superior. In M. Ferreira, S. Campos, A. P. Cardoso (Coords.), Literacia em Saúde e Estilos de Vida em Contexto Educativo (pp. 98-105). Viseu, Portugal: Edições Esgotadas. ISBN: 978-989-9092-88-4

Ameiro, J., Oliveira, M. (2022). O Brincar na Natureza: conceções de pais, educadores e crianças acerca do desenvolvimento e aprendizagem de crianças do Jardim de Infância. In Santiago, A., do Vale, V. (Eds.), A Escola em transformação: Formação e prática docente (pp. 87-101). Coimbra, Portugal: Instituto Politécnico de Coimbra – Escola Superior de Educação. ISBN: 978-989-99491-3-3

Anastácio, C., Machado, V., Oliveira, M. (2022). Projeto II – Pegadas: De quem são e onde encontrá-Las? Uma lógica projetual em Creche. In A voz e a agência da criança – Abordagem de projeto na formação de educadores de infância (pp. 33-42). Leiria, Portugal: Associação de Profissionais de Educação de Infância e Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Leiria. ISBN: 978-989-8797-83-4

Ferreira, C., Rebelo, I., Oliveira, M. (2022). Projeto IV – Os Comboios. Viajando pela abordagem de projeto. In A voz e a agência da criança – Abordagem de projeto na formação de educadores de infância (pp. 57-76). Leiria, Portugal: Associação de Profissionais de Educação de Infância e Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Leiria. ISBN: 978-989-8797-83-4

Gomes, C., Marques, S., Oliveira, M. (2022). PROJETO X – Realizando um filme com as crianças: As Borboletas e os Astronautas. In A voz e a agência da criança – Abordagem de projeto na formação de educadores de infância (pp. 159-170). Leiria, Portugal: Associação de Profissionais de Educação de Infância e Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Leiria. ISBN: 978-989-8797-83-4

Leigo, R., Oliveira, M. (2022). Uma ponte entre o Jardim de Infância e o 1.º Ciclo do Ensino Básico. O papel da família no processo de transição da criança. In Santiago, A., do Vale, V. (Eds.), A Escola em transformação: Formação e prática docente (pp. 284-298). Coimbra, Portugal: Instituto Politécnico de Coimbra – Escola Superior de Educação. ISBN: 978-989-99491-3-3

Machado, V., Anastácio, C., Oliveira, M. (2022). Projeto VII – À descoberta dos meios de transporte. Revelando a aprendizagem através de projetos. In A voz e a agência da criança – Abordagem de projeto na formação de educadores de infância (pp. 113-122). Leiria, Portugal: Associação de Profissionais de Educação de Infância e Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Leiria. ISBN: 978-989-8797-83-4

Quinta, C., Barata, C., Oliveira, M. (2022). A natureza do fazer de conta e o fazer de conta com a natureza. In Santiago, A., do Vale, V. (Eds.), A Escola em transformação: Formação e prática docente (pp. 119-135). Coimbra, Portugal: Instituto Politécnico de Coimbra – Escola Superior de Educação. ISBN: 978-989-99491-3-3

Rebelo, C., Rodrigues, M., Oliveira, M. (2022). Refletindo e Analisando Práticas de Articulação Curricular entre a Educação Pré-Escolar e o 1.º Ciclo do Ensino Básico. In Santiago, A., do Vale, V. (Eds.), A Escola em transformação: Formação e prática docente (pp. 24-37). Coimbra, Portugal: Instituto Politécnico de Coimbra – Escola Superior de Educação. ISBN: 978-989-99491-3-3

Catela, J. (2022). VIII – MARIA. Pussettu, C., Martins, H., Mendes, P. (Orgs.), Exercícios de Antropologia Narrativa (pp. 85-96). Lisboa, Portugal: Edições Colibri. ISBN: 978-989-566-261-6

Azevedo, P. (2022). Design de Comunicação no Ensino Superior, uma experiência pedagógica. In Figueiredo, M. P., Franco, A. (Coords.), Pedagogia no Ensino Superior: Concretizações e inquietações no Instituto Politécnico de Viseu (pp. 185-199). Viseu, Portugal: Escola Superior de Educação de Viseu. ISBN: 978-972-789-682-0 DOI: https://doi.org/10.34633/978-989-53495-2-4

Freire, C. Santos, F. (2022). Acessibilidade da comunicação em contextos educativos. In Catarina M., & Jenny S. (Coords.), Educação Inclusiva e Acessível: Oportunidades e Sinergias (pp. 57-72). Editora Almedina.

Macário, M. J. (2022). Percursos para o desenvolvimento da cidadania global: a formação de professores e a literatura para a infância. In L. Mesquita e C. M. Sá (Coord.), Educação em línguas e cidadania global: mapeando caminhos e possibilidades de ação (pp. 7-22). Portugal: UA Editora. DOI: https://doi.org/10.48528/mn4t-4q47

Pina, F., Rodrigues, M. (2022). PROJETO – Descobrindo as lulas. In M. Oliveira, M. Rodrigues, S. Milhano (Orgs.), A voz e a agência da criança: Abordagem de Projeto na Formação de Educadores de Infância (pp. 143-158). Associação de Profissionais de Educação de Infância, Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Leiria. Retrieved from https://iconline.ipleiria.pt/bitstream/10400.8/8220/4/Age%cc%82ncia%20da%20Crianc%cc%a7a_DOI.pdf

Rebelo, C., Rodrigues, M., Oliveira, M. (2022). Refletindo e Analisando Práticas de Articulação Curricular entre a Educação Pré-Escolar e o 1.º Ciclo do Ensino Básico. In Santiago, A., Vale, V. (Org.), A Escola em transformação: Formação e prática docente (pp. 24-37). Instituto Politécnico de Coimbra. Escola Superior de Educação. Formato digital ISBN: 978-989-99491-3-3. Retrieved from https://eventos.esec.pt/eipe/wp-content/uploads/2023/02/EIPE2022_-Publicacao_A-Escola-em-transformacao-VF.pdf

Silva, P., Campos, S., Pato, M. L. (2022). Estudo de caso de práticas de sustentabilidade ambiental em Cabo Verde, na República Checa e em Portugal. In Augusto, L., Campos, S., Mota, M., Pato, M. L., Santo, P., Santos, S., Silva, P., Sousa, L (Eds.), Comunicação e Sustentabilidade Ambiental: Conceitos e Práticas (pp.13-44 ). Viseu: Edições Esgostas. ISBN: 978-989-9092-84-6

Serrazina, L., Rodrigues, M., & Mendes, F. (2022). Desenvolvimento do raciocínio matemático na formação inicial de professores do 1.º ciclo do ensino básico. In J. P. Ponte (Org.), Raciocínio matemático e formação de professores (pp. 51-81). Instituto de Educação da Universidade de Lisboa

Cardoso, A., Almeida, A., Gonçalves, C., Pereira, S., Rodrigues, M., Silva, E. (2022). Princípios pedagógico-didáticos para a conceção de recursos educativos digitais: análise do recurso cozinhar a aprender. In Dias, A., Loureiro, C. (Eds.), Práticas de Integração Curricular nos 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico (pp. 60-82). Escola Superior de Educação de Lisboa, Instituto Politécnico de Lisboa. DOI: https://doi.org/10.34629/ipl.eselx.cap.livros.159

Faria, S. (2022). O papel da educação a distância na formação ao longo da vida. In S. M. Lopes, J. G. Sousa (Eds.), O lugar da educação ao longo da vida, das práticas e dos intervenientes num mundo em (trans)formação (pp. 213-228). Coimbra, Portugal: Almedina. ISBN 978-989-40-0790-6

Bento, S., Lopes, S. M. (2022). Contributos dos programas de educação ao longo da vida no exercício de uma cidadania ambiental ativa e sustentável. In S. M. Lopes, J. G. Sousa (Eds.), O lugar da educação ao longo da vida, das práticas e dos intervenientes num mundo em (trans)formação (pp. 255-275). Coimbra, Portugal: Almedina. ISBN 978-989-40-0790-6

Neto, F., Lopes, S., Pimentel, L. (2022). A aprendizagem da língua inglesa como oportunidade de inclusão e participação dos seniores na sociedade. In C. Mangas & J. Sousa (Coord.), Educação inclusiva e acessível: oportunidades e sinergias (pp. 169-188). Almedina.

Pimentel, L., Lopes, S., Maurício, C. (2022). Modelo inovador e inclusivo de aprendizagem para seniores no ensino superior: o exemplo do Programa 60+. In C. Mangas & J. Sousa (Coord.), Educação inclusiva e acessível: oportunidades e sinergias (pp. 151-167). Almedina.

Felizardo, S. (2022). O referencial de apoio à vida independente de pessoas com deficiência ou incapacidade: a assistência pessoal na senda da inclusão. In S. Felizardo, E. Ribeiro, E. Martins, R. Fernandes (Eds.), Apontamentos de educação especial inclusiva @2022 (pp. 35-41). Escola Superior de Educação de Viseu. DOI: https://doi.org/10.34633/978-989-53495-6-2

Simões, L., Felizardo, S. (2022). O Desenho Universal para a Aprendizagem: Pressupostos teóricos. In S. Felizardo, E. Ribeiro, E. Martins, R. Fernandes (Eds.), Apontamentos de educação especial inclusiva @2022 (pp. 50-67). Escola Superior de Educação de Viseu. DOI: https://doi.org/10.34633/978-989-53495-6-2

Milhano, S. (2022). Práticas artísticas participativas – pedagogias de transformação para uma educação mais inclusiva. In J. Sousa, C. Mangas (Eds.), Inclusão sociocultural e intervenção comunitária (pp.143-158). Portugal: Almedina.

Milhano, S. (2022). Processos e estratégias de educação musical ao longo da vida: continuidades e descontinuidades. In S. Lopes, J. Sousa (Org.), O lugar da educação ao longo da vida, das práticas e dos intervenientes num mundo em (trans)formação (pp. 87-101). Coimbra, Portugal: Almedina. ISBN 978-989-40-0790-6

Oliveira, M., Rodrigues, M., Milhano, S. (2022). Introduzindo a abordagem de projeto na formação inicial de professores. In M. Oliveira, M. Rodrigues, S. Milhano (Eds.), A voz e a agência da criança – Abordagem de Projeto na Formação de Educadores de Infância (pp. 15-18). Leiria: Politécnico de Leiria

Ferreira, P. C. (2022). Mindset de crescimento e a educação inclusiva. In C. Mangas, J. Sousa (Coords.), Educação inclusiva e acessível: Oportunidades e sinergias (pp. 45-56). Coimbra: Almedina. Retrieved from https://iconline.ipleiria.pt/bitstream/10400.8/8193/1

Azevedo, P. (2022). Design de Comunicação no Ensino Superior, uma experiência pedagógica. In M. P. Figueiredo, A. Franco (Coords.), Pedagogia no Ensino Superior: Concretizações e inquietações no Instituto Politécnico de Viseu (pp. 185-199). Viseu, Portugal: Escola Superior de Educação de Viseu. ISBN: 978-972-789-682-0 DOI: https://doi.org/10.34633/978-989-53495-2-4

Azevedo, P. (2022). Arte e Género, Mulheres e Criação Artística. In Um projetista da Academia: vinte e cinco anos de design gráfico para a Universidade de Lisboa (pp. 260-279). Lisboa, Portugal: Centro de Investigação e de Estudos em Belas Artes, Faculdade de Belas-Artes, Universidade de Lisboa. Retrieved from http://hdl.handle.net/10451/58475

Santos, O. (2022). Contributos da Educação Ambiental para a Interdisciplinaridade e Inclusão: relatos de práticas pedagógicas criativas. In J. Taucei, C. Gabardo, T. Stoltz (Org.), Educação, Criatividade e neurociência – Interlocução na Prática pedagógica (pp. 265-276).Brasil: Editorial Juruá. ISBN: 978989712848-6

Ferreira, S., Gouveia, T., Morais, S., Rito, P. (2022). Tecnologias digitais de suporte para a implementação de um MOOC na área do audiovisual – O caso da plataforma LOOP. In M. P. Figueiredo, A. Franco (Coords.), Pedagogia no Ensino Superior: Concretizações e inquietações no Instituto Politécnico de Viseu (pp. 319-332 ). Viseu, Portugal: Escola Superior de Educação de Viseu. ISBN: 978-972-789-682-0 DOI: https://doi.org/10.34633/978-989-53495-2-4

Menezes, N. (2022). A descentralização de competências: Um olhar do serviço social. Reflexão e Inflexões. In J. Brinca (Coord.), O lugar dos instrumentos no serviço social. Intrumentos diretos (Vol. II). Edições Esgotadas. ISBN: 978-989-9092-08-2

Menezes, N. (2022). A informação e Relatório Social. In J. Brinca (Coord.), O lugar dos instrumentos no serviço social. Intrumentos indiretos (Vol. I). Edições Esgotadas. ISBN: 978-989-9015-56-2

Araújo, L. & Figueiredo, M. P. (2022). Photovoice e Educação Social: direitos, voz e fotografias como promotores de aprendizagem. In M. P. Figueiredo, A. Franco (Coords.), Pedagogia no Ensino Superior: Concretizações e inquietações no Instituto Politécnico de Viseu (pp. 174-184). Viseu, Portugal: Escola Superior de Educação de Viseu. ISBN: 978-972-789-682-0 DOI: https://doi.org/10.34633/978-989-53495-2-4

Figueiredo, M. P. (2022). Desenvolvimento do currículo e construção de conhecimento profissional específico: uma exploração da relevância do estudo sobre as práticas docentes no contexto curricular português. In Conselho Nacional de Educação (Org.), Estado da Educação 2021 (pp. 356-367). Conselho Nacional de Educação.

Figueiredo, M. P., Gomes, H. M. S. V., Matos, I. A. (2022). Aprender a partir da prática na formação inicial de educadores de infância: Contributos dos Estudos de Aula. In M. P. Figueiredo, A. Franco (Coords.), Pedagogia no Ensino Superior: Concretizações e inquietações no Instituto Politécnico de Viseu (pp. 48-58 ). Viseu, Portugal: Escola Superior de Educação de Viseu. ISBN: 978-972-789-682-0 DOI: https://doi.org/10.34633/978-989-53495-2-4

Martins, D., Mesquita, N., Gamboa, M. J. (2022). Príncipes e princesas… castelos e dragões. In M. Oliveira, M. Rodrigues, S. Milhano (Orgs.), A voz e agência da criança – abordagem de projeto na formação de educadores de infância. Leiria, Portugal: Associação de Profissionais de Educação de Infância & Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Leiria. ISBN: 978-989-8797-83-4

Rodrigues, R., Bugalhão, T., Gamboa, M. J. (2022). Crescer e aprender com as sementes. Uma aventura nos trilhos da germinação. In M. Oliveira, M. Rodrigues, S. Milhano (Orgs.), A voz e agência da criança – abordagem de projeto na formação de educadores de infância. Leiria, Portugal: Associação de Profissionais de Educação de Infância & Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Leiria. ISBN: 978-989-8797-83-4

Santos, M., Sousa, J.,Magueta, L., Lopes, M., Brites, L. (2022). O risco de sobreviver ao risco uma leitura sobre a resiliência de crianças e jovens multidesafiados a partir da revisão da literatura. In J. Sousa, M. J. Santos, L. Magueta, M. Lopes (Org.), Livro de atas da 3.ª Conferência Internacional Emoções, Artes e Intervenção: crianças e jovens em risco (pp. 101-114). Coimbra, Portugal: Edições Almedina, S.A. Retrieved from https://iconline.ipleiria.pt/bitstream/10400.8/8457

Santos, M. J. (2022). Formação profissional para pessoas com deficiência ou incapacidade: uma oferta de educação e formação. In S. M. Lopes, J. Sousa (Coord.), O lugar da Educação ao Longo da Vida – das práticas e dos intervenientes num mundo em (trans)formação (pp. 177-190). Coimbra, Portugal: Grupo Almedina. ISBN 978-989-40-0790-6

Martins, M. L., Fonseca, P. (2022). Promoção da sustentabilidade no ensino do Inglês: Ecos de um projeto internacional de mobilidade virtual. In M. P. Figueiredo, A. Franco (Coords.), Pedagogia no Ensino Superior: Concretizações e inquietações no Instituto Politécnico de Viseu (pp. 59-73 ). Viseu, Portugal: Escola Superior de Educação de Viseu. ISBN: 978-972-789-682-0 DOI: https://doi.org/10.34633/978-989-53495-2-4

Santos, S., Cristina, S., Verdugo, M., Schalock, R. (2022). O modelo de qualidade de vida e apoios na educação. In S. Santos (Coord.), Diversidade e educação inclusiva: Instrumentos validados (pp.35-48). Lisboa: Instituto de Educação-Universidade de Lisboa.

Amaro, S., Sousa, L., Espírito Santo, P. (2022). As práticas sustentáveis e a preocupação ambiental dos portugueses: um estudo exploratório. In Augusto, L., Campos, S., Mota, M., Pato, M. L., Santo, P., Santos, S., Silva, P., Sousa, L (Eds.), Comunicação e Sustentabilidade Ambiental: Conceitos e Práticas. Viseu: Edições Esgostas. ISBN: 978-989-9092-84-6

Magueta, L. G., Cristóvão, M. M., Moncayo, M., Carvalho, J., Teixeira, S., Novo, F., Dias, M., Ascenso, L. (2022). Projeto Dropout Mitigation Through Education – Perspetivar a intervenção dirigida a jovens NEET. In S. M. Lopes, J. G. Sousa (Eds.), O lugar da educação ao longo da vida, das práticas e dos intervenientes num mundo em (trans)formação (pp. 27-41). Coimbra, Portugal: Almedina. ISBN 978-989-40-0790-6

Magueta, L. G., Milhano, S., Sousa, J. G. (2022). O papel da intervenção e animação artísticas no desenvolvimento individual e coletivo. In C. Mangas, J. G. Sousa (Eds.), Inclusão sociocultural e intervenção comunitária (pp. 131-142). Portugal: Almedina.

Vieira, I., Fernandes, D., Barradas, P., Rodrigues, P (2022). Lazarim: A norma da pandemia. In R. Ribeiro, E. Araujo, M. Silva, A. Fernandes (Eds.), Festividades, Culturas e Comunidades: Património e Sustentabilidade: A Norma da Pandemia (pp. 415-431). Braga, Portugal: Uminho Editora. DOI: https://doi.org/10.21814/uminho.ed.73.34

Inácio, A., Fernandes, I., Menino, H. (2022). Projeto – A Ambineza. In M. Oliveira, M. Rodrigues, S. Milhano (Orgs.), A voz e agência da criança – abordagem de projeto na formação de educadores de infância (pp. 43-55). Leiria, Portugal: Associação de Profissionais de Educação de Infância & Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Leiria. ISBN: 978-989-8797-83-4

Freire, C. Santos, F. (2022). Acessibilidade da comunicação em contextos educativos. In Catarina M., & Jenny S. (Coords.), Educação Inclusiva e Acessível: Oportunidades e Sinergias (pp. 57-72). Editora Almedina.

Santos, F. (2022). Literacia Digital, Escola e Aprendizagem ao Longo da Vida. In Lopes, S. M. & Sousa, J. (Coord.), O lugar da Educação ao Longo da Vida – das práticas e dos intervenientes num mundo em (trans)formação (pp. 43-53). Coimbra, Portugal: Grupo Almedina. ISBN 978-989-40-0790-6

Amante, S., Gökçe, I., Dygala, M., Antunes, M. J. (2022). Collaborative Online International Learning (COIL): the experience of students participating in the Stepping Up to Global Challenges (SGC) 2 Project. In M. P. Figueiredo, A. Franco (Coords.), Pedagogia no Ensino Superior: Concretizações e inquietações no Instituto Politécnico de Viseu (pp. 333-348). Viseu, Portugal: Escola Superior de Educação de Viseu. ISBN: 978-972-789-682-0 DOI: https://doi.org/10.34633/978-989-53495-2-4

Costa, A. M., Costa, C. A., Coutinho, E., Oliveira, I., Pereira, J., Gillain, R., Amante, S., Fidalgo, S., Relvas, S., Delplancq, V. (2022). Olhar as línguas estrangeiras e a criatividade multimodal enquanto ferramenta de inovação pedagógica no ensino superior. O projeto JASM – Janela aberta sobre o Mundo. In M. P. Figueiredo, A. Franco (Coords.), Pedagogia no Ensino Superior: Concretizações e inquietações no Instituto Politécnico de Viseu (pp. 304-318 ). Viseu, Portugal: Escola Superior de Educação de Viseu. ISBN: 978-972-789-682-0 DOI: https://doi.org/10.34633/978-989-53495-2-4

Martins, E., Fernandes, R., Mendes, F. (2022). Nutritional level, health, and subjective well-being in elderly. In R. Pocinha, C. Margarido, R. Santos, et al. (Coords.), Novos Paradigmas do Envelhecimento (pp. 157-165). Portugal: Associação Nacional de Gerontologia Social. ISBN: 978-84-18316-78-4

Martins, E., Mendes, F., Fernandes, R., Felizardo, S. (2022). Cognitive abilities and physical activity in community-dwelling elderly. In R. Pocinha, C. Margarido, R. Santos, et al. (Coords.), Novos Paradigmas do Envelhecimento (pp. 51-60). Portugal: Associação Nacional de Gerontologia Social. ISBN: 978-84-18316-78-4

Melão, D. (2022). «Terra azul, lua laranja»: cuidar da Educação para a Cidadania Global nas veredas da literatura. In L. Mesquita, C. M. Sá (Coord.), Educação em línguas e cidadania global: mapeando caminhos e possibilidades de ação (pp. 23-35). Portugal: UA Editora. DOI: https://doi.org/10.48528/mn4t-4q47

Barata, C. (2022). Dinâmicas de professores de âmbito familiar/intergeracional – no olhar do supervisor. In S. M. Lopes & J. Sousa (Coord.), O lugar da Educação ao Longo da Vida – das práticas e dos intervenientes num mundo em (trans)formação (pp. 43-53). Coimbra, Portugal: Grupo Almedina. ISBN 978-989-40-0790-6

Barata, C., Santos, A. C. (2022). Abordagem de projeto, a provocação do pensamento Cri(a)ti(c)vo da criança. In M. Oliveira, M. Rodrigues, S. Milhano (Orgs.), A voz e agência da criança – abordagem de projeto na formação de educadores de infância (pp. 123-141). Leiria, Portugal: Associação de Profissionais de Educação de Infância & Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Leiria. ISBN: 978-989-8797-83-4

Sousa, C. C. (2022). O Tríptico de Berg, memória e resistência numa experiência artística virtual. In M. O. Ana Gabriela Macedo (Eds.), Mulheres, Artes e Ditadura. Diálogos interartísticos e narrativas da memória (pp. 125-153). V.N. Famalicão: Húmus.

Delplancq, V., Costa Lopes, A. M., Costa, C. A., Coutinho, E., Oliveira, I., Pereira, J., Lopez Garcia, P., Gillain, R., Amante, S., Fidalgo, S., Relvas, S. (2022). Storytelling and Digital Art: tools for enhancing multilingual skills. In Stepping Up to Global Challenges (SGC) 2: Learning English while fighting the outbreak of Covid 19, (pp. 83-91). Viseu, Portugal: Edições Esgotadas.

Cunha, A. M. (2022). Consumo de substâncias psicoativas: O papel da impulsividade. In Ferreira, M., Cardoso, A. P., Campos, S. (Eds.), Literacia em saúde e estilos de vida em contexto educativo (71-81). Viseu, Portugal: Edições Esgotadas. ISBN: 978-989-9092-87-7

Matias, A., Barros, T., Veiga, P. M., Julien, D. (2022). Localismo e e-Marketplaces como promotores da sustentabilidade: uma abordagem às funções de Marketing. In Augusto, L., Campos, S., Mota, M., Pato, M. L., Santo, P., Santos, S., Silva, P., Sousa, L. (Eds.), Comunicação e Sustentabilidade Ambiental: Conceitos e Práticas (pp. 45-74). Viseu, Portugal: Edições Esgotadas. ISBN: 978-989-9092-70-9

Souto-e-Melo, A. L., Maravilha, M. (2022). Projeto artístico 40+1: uma proposta de aprendizagem no ensino das artes da performance cultural. In Figueiredo, M. P., Franco, A. (Coords.), Pedagogia no Ensino Superior: Concretizações e inquietações no Instituto Politécnico de Viseu (pp. 239-258 ). Viseu, Portugal: Escola Superior de Educação de Viseu. ISBN: 978-972-789-682-0 DOI: https://doi.org/10.34633/978-989-53495-2-4

2021 – 2018

Campos, S., Duarte, J., Ferreira, M., Cardoso, A. P., Andrade, J., Oliveira, A. & Guiné, R. (2021). Emoções e alimentação: Um estudo numa amostra portuguesa. In Projeto EATMOT: Motivações alimentares (pp. 87-108). Viseu: CERNAS – Centro de Estudos em Recursos Naturais, Ambiente e Sociedade, Instituto Politécnico de Viseu

Campos, S., Ferreira, M., Duarte, J.,Chaves, C., Cardoso, A. P., Ambiel, R. & Correia, T. (2021). Intenção de abandono escolar dos estudantes do ensino superior: A relevância das dimensões organizacionais e de profissão/carreira. In Competências emocionais e prevenção do abandono no ensino superior (pp. 114-125). Viseu, Portugal: Edições Esgotadas.

Cardoso, A. P., Cabral, L., Duarte, J., Ferreira, M., Campos, S., Andrade, J. & Guiné, R. (2021). Influência das motivações sociais e culturais no comportamento alimentar. In Projeto EATMOT: Motivações alimentares (pp. 73-86). Viseu: CERNAS – Centro de Estudos em Recursos Naturais, Ambiente e Sociedade, Instituto Politécnico de Viseu.

Cardoso, A. P., Ferreira, V., Leal, M., Ferreira, M., Campos, S. & Guiné, R. P. F. (2021). Perceptions about healthy eating and emotional factors conditioning eating behaviour: A study involving Portugal, Brazil and Argentina. In Motivations Associated with Food Choices and Eating Practices (pp. 211-224). Portugal.

Chaves, C., Andrade, A., Duarte, J., Gonçalves, C., Silva, L. S., Correia, M., Alves, P., Cardoso, A. P. & Chocarro, E. (2021). Intenção de abandono no ensino superior: Estudo comparativo entre estudantes portugueses e espanhóis. In Competências emocionais e prevenção do abandono no ensino superior (pp. 128-151). Viseu, Portugal: Edições Esgotadas.

Cruz, M., Novo, C., Silva, M. I. & Cardoso, A. P. (2021). Modelos tradicionais e alternativos de aprendizagem no ensino superior em contexto pandémico. In Competências emocionais e prevenção do abandono no ensino superior (pp. 50-59). Viseu, Portugal: Edições Esgotadas.

Ferreira, M., Campos, S., Duarte, J., Cardoso, A. P. , Alves, A., Lopes, A. & Guiné, R. (2021). Alimentação saudável na população portuguesa: Alguns fatores intervenientes. In Projeto EATMOT: Motivações alimentares (pp. 109-129). Viseu: CERNAS – Centro de Estudos em Recursos Naturais, Ambiente e Sociedade, Instituto Politécnico de Viseu.

Ferreira, M., Cardoso, A. P. Cabral, L., Campos, S., Duarte, J., Chaves, C. & Guiné, R. (2021). Performance de aprendizagem e o abandono escolar no ensino superior. In Competências emocionais e prevenção do abandono no ensino superior (pp. 90-100). Viseu, Portugal: Edições Esgotadas.

Guiné, R. P. F., Bartkiene, E., Szucs, V., Tarcea, M., Ljubicic, M., Cernelic-Bizjak, M., Isoldi, K., et al. (2021). Study about food choice determinants according to six types of conditioning motivations in a sample of 11,960 participants. In Motivations Associated with Food Choices and Eating Practices (pp. 49-66). 

Guiné, R., Ferreira, M., Correia, P., Cardoso, A. P., Duarte, J. & Ferrão, A. C. (2021). Construção e validação do instrumento de recolha de dados. In Projeto EATMOT: Motivações alimentares (pp. 9-26). Viseu: CERNAS – Centro de Estudos em Recursos Naturais, Ambiente e Sociedade, Instituto Politécnico de Viseu.

Murciano-Hueso, A., & Cardoso, A. P. (2021). Formação de pessoas idosas em novas tecnologias. In S. P. Barradas & A. L. Oliveira (Coords), Agenda Científica de Gerontologia “Aprender, Envelhecer…Ser” 2022 (pp. 51-57). Coimbra: Editora Alma Letra. ISBN: 978-989-53354-2-8

Sousa, L., Cardoso, A. P., Santos, M. J., Campos, S. & Paiva T. (2021). Ensino politécnico: Contextos sociais, motivações de acesso e competências emocionais. In Competências emocionais e prevenção do abandono no ensino superior (pp. 20-35). Viseu, Portugal: Edições Esgotadas.

Oliveira, M. (2021). Continuidade entre etapas educativas: estratégias de transição entre o jardim de infância e a escolaridade obrigatória. In Silva, A., Vieira, A., Souza, C. (Orgs.), Iniciação científica: educação, inovação e desenvolvimento humano (pp. 156-168). Paraná, Brasil: Atena Editora. DOI: 10.22533/at.ed.41921300813

Rodrigues, F., Bento, M., Fonseca, D., Coutinho, I. M., Jerónimo, C., Lhera, T. (2021). (Re)Conexões cartografadas. In 2.º Caderno de Intervenção Cultural e Educação Artística – Pensar a ação em investigação e intervenção artística (pp. 95-108). Leiria, Portugal: Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Leiria. ISBN: 978-989-8797-69-8

Simões, J., Rodrigues, F. M. (2021). Modelo de apoio à vida independente enquanto medida de suporte à inclusão de estudantes autistas no ensino superior. Mangas, C., Sousa, J., Freire, C. (Orgs.), Percursos para uma educação inclusiva (pp. 221-246). Coimbra, Portugal: Almedina. ISBN: 978-972-40-9845-6

Carvalho, C. (2021). O Diretor técnico na gestão das equipas (em altura de pandemia). In Moura, C. (Coord.), Pensar e Compreender o Envelhecimento Em Emergência de Pandemia. Matosinhos, Portugal: Seda publicações. ISBN: 9789895316403

Campos, S., Ramos, P., Pinto, A., Ferreira, M. & Aparício, G. (2021). Competências emocionais e sucesso académico: Revisão de literatura. In Competências emocionais e prevenção do abandono no ensino superior (pp. 39-49). Viseu, Portugal: Edições Esgotadas.

Ferreira, M., Campos, S., Guiná, R., Duarte, J., Abramtes, J. L. & Cabral, L. (2021). Revalidação do Questionário de Qualidade de Vida Académica para os Estudantes do Ensino Superior Politécnico Português. In Competências emocionais e prevenção do abandono no ensino superior (pp. 62-77). Viseu, Portugal: Edições Esgotadas.

Ferreira, M., Campos, S., Guiné, R., Duarte, J., Abrantes, J.L., Rosário Cabral, L. & Balula, J. (2021). Intenção de Abandono Escolar dos Estudantes do Ensino Superior: Fatores Relacionais e de Gestão de Vida. In Competências emocionais e prevenção do abandono no ensino superior (pp. 102-113). Viseu, Portugal: Edições Esgotadas.

Matos, C., Nascimento, M. (2021). Desafios das instituições de ensino superior portuguesas na inclusão dos estudantes com necessidades educativas específicas. In Felizardo, S., Ribeiro, E., Martins, E. & Fernandes, R.(Eds.), Apontamentos de educação especial e inclusiva @2021 (pp.1-8). Viseu: ESEV. ISBN: 978-989-53495-1-7

Ferreira, J. C., Ferreira, N. F. (2021). Análise, descoberta, comunicação e participação – interseções da história e das práticas artísticas na formação de professores da Escola Superior de Educação de Lisboa. In N. M. Ferreira, C. Nunes (Eds.), Diversidades, educação e inclusão (pp. 25-48). Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Lisboa. DOI: https://doi.org/10.34629/ipl.eselx.cap.livros.090

Silva, M., Rato, V., Ferreira, N. M. (2021). O mapa conceptual: uma estratégia de sistematização e relação de conteúdos em história e geografia de Portugal numa turma de 6.º ano. In A. G. Dias, M. J. Hortas, N. M. Ferreira, F. J. Cabanillas (Eds.), TempuSpacium – Didática das Ciências Sociais, Estudos II (pp. 85-101). Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Lisboa. DOI: https://doi.org/10.34629/ipl.eselx.cap.livros.151

Conceição, J., Rodrigues, M. (2021). A diversidade de resoluções e as discussões coletivas como promotoras do desenvolvimento da estruturação espacial, no 1.º ano de escolaridade. In Ferreira, N. M. & Nunes, C.(Eds.), Diversidades, educação e inclusão (pp. 49-65) Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Lisboa. https://doi.org/10.34629/ipl.eselx.cap.livros.091

Rodrigues, M. C. S., Nunes, C. (2021). Som contigo: inclusão de alunos com necessidades especiais em atividades realizadas em contexto museológico. In N. M. Ferreira, Nunes, C. (Eds.), Diversidades, educação e inclusão (pp. 235-254). Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Lisboa. DOI: https://doi.org/10.34629/ipl.eselx.cap.livros.103

Pego, A., Nunes, C. (2021). Alunos com multideficiência no ensino regular: acesso, participação e sucesso!?. In Ferreira, N. M. & Nunes, C.(Eds.), Diversidades, educação e inclusão (pp. 255-278) Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Lisboa. DOI: https://doi.org/10.34629/ipl.eselx.cap.livros.104

Jordão, F., Ramos, V., Fonseca, S. (2021). O Stress Ocupacional. Perspetivas teóricas e interventivas. In Psicologia Aplicada à Segurança e Saúde Ocupacional (pp. 71-117). Lisboa, Portugal: Coisas de Ler.

Milhano, S. (2021). Pensar a ação em investigação e intervenção musical – cruzamentos entre ação pedagógica, participação, prática artística e produção científica. In L. G. Magueta, J. Sousa, S. Milhano & M. S. P. Lopes (Orgs.), 2º Caderno de Intervenção Cultural e Educação Artística – Pensar a ação em investigação e intervenção artística (pp.17-30). Leiria, Portugal: Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Instituto Politécnico de Leiria. ISBN: 978-989-8797-69-8

Milhano, S. (2021). Prática musical: lugar de encontro e confluência de processos artísticos e pedagógicos no ensino superior. In J. Sousa, M. J. Santos, L. Magueta, M. Lopes & L. Brites (Coord.), Emoções, Artes e Intervenção – Perspetivas Multidisciplinares (pp. 169-183). Portugal: Almedina. ISBN: 978-989-40-0182-9

Antunes, S. (2021). O Distanciamento Social e a Intergeracionalidade. In Pensar e Compreender o Envelhecimento em Emergência de Pandemia (pp. 44-59). Porto, Portugal: Seda Publicações

Ferreira, P. (2021). Trava-linguas: uma ponte para reeducação da pessoa com dislexia. In C. Mangas, J. Sousa & C. Freire (Coord.), Percursos para uma educação inclusiva (pp. 175-190). Coimbra: Edições Almedina. ISBN 978-972-40-9845-6

Ferreira, P., Mangas, C., Mendes, S. (2021). Como é que os alunos aprendem? Proposta de intervenção para uma escola mais inclusiva. In C. Mangas, J. Sousa & C. Freire (Coord.), Percursos para uma educação inclusiva (pp. 11-29). Coimbra: Edições Almedina. ISBN 978-972-40-9845-6

Silveira, R., Xavier, P., Alves, A. B. (2021). Igualdade de género e inclusão: Atitudes de professores/as do 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e ensino secundário. In S. Felizardo, E. Ribeiro, E. Martins, R. Fernandes (Eds.), Apontamentos de educação especial e inclusiva @2021 (pp. 57-68). Viseu: ESEV. ISBN: 978-989-53495-1-7

Menezes, C. & Gamboa, M. J. (2021). Entre o impacto da pandemia na cultura e o impacto da cultuta na pandemia: Narrativas jornalísticas sobre o sector cultural em tempos de covid-19. In J. Sousa, M. J. Santos, L. Magueta, M. Lopes, L. Brites (Coord.), Emoções, Artes e Intervenção – Perspetivas Multidisciplinares (pp. 225-239). Portugal: Almedina. ISBN: 978-989-40-0182-9

Santos, M.G. (2021). Nota breve sobre Emoções e outras Aprendizagens. In L. G. Magueta, J. Sousa, S. Milhano, M. S. P. Lopes (Orgs.), 2º Caderno de Intervenção Cultural e Educação Artística – Pensar a ação em investigação e intervenção artística (pp. 45-54). Leiria, Portugal: Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Instituto Politécnico de Leiria. ISBN: 978-989-8797-69-8

Santos, M.J. (2021). Ver é saber, sentir é conhecer – um olhar sobre ansiedade, medo e a dor. In J. Sousa, M. J. Santos, L. Magueta, M. Lopes, L. Brites (Coord.), Emoções, Artes e Intervenção – Perspetivas Multidisciplinares (pp. 265-276). Coimbra, Portugal: Almedina. ISBN: 978-989-40-0182-9

Simões, C. (2021). O contributo do modelo da qualidade de vida para a educação inclusiva. In C. Mangas, J. Sousa & C. Freire (Coord.), Percursos para uma educação inclusiva (pp. 191-220). Coimbra: Edições Almedina. ISBN 978-972-40-9845-6

Magueta, L. (2021). Cápsulas do tempo – a criação plástica enquanto experiência subjetiva com materiais e objetos. In J. Sousa, M. J. Santos, L. Magueta, M. Lopes & L. Brites (Coord.), Emoções, Artes e Intervenção – Perspetivas Multidisciplinares (pp.91-100). Portugal: Almedina. ISBN: 978-989-40-0182-9

Magueta, L.G. (2021). A linguagem plástica na intervenção educativa, social e cultural: desenvolvimento da experiência de formação «Autorretrato». In Magueta, L.G., Sousa, J., Milhano, S. & Lopes, M.S. P. (Orgs.), 2º Caderno de Intervenção Cultural e Educação Artística – Pensar a ação em investigação e intervenção artística (pp. 55-64). Leiria, Portugal: Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Instituto Politécnico de Leiria. ISBN: 978-989-8797-69-8

Magueta, L.G. (2021). Instalação «Tecer» – Da criação plástica à reflexão sobre processos de inclusão em contextos educativos. In N. M. Ferreira, C. Nunes (Eds.), Diversidades, Educação e Inclusão (pp. 333-345). Lisboa: Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Lisboa

Didiana, F., Vieira, I., Rodrigues, A. (2021). O Alto Douro Vinhateiro pelo olhar estrangeiro (1845-1974). In X. Pereiro, O. Sacramento, E. Gonçalves (Eds.), Douro turístico: representações, recursos e políticas (pp. 85-110). Portugal: Centro de Publicações ISMAI Press

Fernandes, D., Marques, C. P., Vieira, I. (2021). Perceções dos residentes das comunidades do Douro sobre o desenvolvimento turístico. In X. Pereiro, O. Sacramento, E. Gonçalves (Eds.), Douro turístico: representações, recursos e políticas (pp. 355-388). Portugal: Centro de Publicações ISMAI Press

Caetano, O., Freire, Ribeiro, I., Pires, D. (2021). Aprendizagem cooperativa e desenvolvimento de competências sociais no 1.º ciclo do ensino básico. In F. Teixeira, F. Paixão, A. Frias, S. Silveira, D. Vaz, J. Morgado (Coords.), Educação em Ciências: Interações e desafios (pp. 261-264). Escola Superior de Educação de Coimbra; Associação Portuguesa de Educação em Ciências. ISBN 978-989-99491-1-9

Ramalho, H. (2021). A educação inclusiva na narrativa dos projetos de intervenção da escola dos candidatos a diretor: uma análise de sete experiências. In S. Felizardo, E. Ribeiro, E. Martins, R. Fernandes (Eds.), Apontamentos de educação especial e inclusiva @2021 (pp. 33-56). Viseu: ESEV. ISBN: 978-989-53495-1-7

Santos, S., Felizardo, S., Carvalho, A., Ribeiro, E. (2021) Perturbações do espectro de autismo: Contributos para a avaliação/intervenção na comunicação e interação social. In S. Felizardo, E. Ribeiro, E. Martins, R. Fernandes (Eds.), Apontamentos de Educação Especial e Inclusive@2021 (pp. 69-98). Viseu, Portugal: Escola Superior de Educação de Viseu (ESEV). ISBN: 978-989-53495-1-7

Melão, D. (2021). Da breve idade imensa do sonho: a leveza vivaz das palavras recordada por Álvaro Magalhães. In S. R. da Silva e J. M. Ribeiro (Org.), Palavras limpas: a escrita para a infância e a juventude de Álvaro Magalhães (pp. 133-149). Porto: Tropelias & Companhia

Marinho, C., Chaves, C., Duarte, J., Ferreira, M., Campos, S., Alves, C. (2021). Intenção de abandono escolar nos estudantes do ensino superior no Brasil. In Competências emocionais e prevenção do abandono no ensino superior (pp. 152-173). Viseu, Portugal: Edições Esgotadas.

Xavier, P., Amante, M. J., Araújo, L., Fonseca, S., Magalhães, C., Silva, C., Cordeiro, L. (2021). Pandemia COVID-19 e Qualidade de Vida: Perceções de Estudantes de Ensino Superior Portugueses. In C. Magalhães, M. J. Amante, P. Xavier, S. Fonseca (Eds.), Reflexões em torno da COVID-19: Famílias, Crianças e Jovens em Risco | Thoughts on COVID-19: Families, Children and Youth at Risk (pp. 44-58). Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viseu, Viseu, Portugal

Cruz-Lopes, L., Fragata, A. (2021). Motivações Ambientais e Políticas. In Projeto EATMOT: Motivações alimentares (pp. 131-143). Viseu: CERNAS – Centro de Estudos em Recursos Naturais, Ambiente e Sociedade, Instituto Politécnico de Viseu

Matos, A. R., Ribeiro, E., Silva, A. I. (2021). Programa de intervenção para o desenvolvimento de competências facilitadoras da leitura e da escrita em contexto de educação pré-escolar. In Felizardo, S., Ribeiro, E., Martins, E., Fernandes, R.(Eds.), Apontamentos de Educação Especial e Inclusive@2021 (pp. 9-32). Viseu, Portugal: Escola Superior de Educação de Viseu (ESEV). ISBN: 978-989-53495-1-7

Freitas, A., Silva, A.I., & Amante, S. (2021). Práticas discursivas de jornalistas portugueses em tempo de COVID-19. In F.R. Cádima & I. Ferreira (Coord.), Perspectivas multidisciplinares da Comunicação em contexto de pandemia, (Vol. II, pp. 90-110). Lisboa: ICNova. https://doi.org/10.34619/4oeg-jmum. http://hdl.handle.net/10400.19/6853

Alves, S. & Silva, A.I. (2021). LGP na educação pré-escolar com crianças ouvintes: Repercussões e interferências na compreensão global de histórias. In C. Morgado (Coord.), Cadernos Pedagógicos I Da formação linguística às práticas educativas na Educação de Infância e no Ensino Básico (pp.86-102). Porto: IPP-ESE.

Cardoso, A. P. (2020). Inovação e ambiente: da premência da mudança às exigências da educação ambiental. In I. Abrantes, P. M. Callapez, G. P. Correia, E. Gomes, B. Lopes, F. C. Lopes, E. Pires, & A. Rola (Eds.), Uma visão holística da Terra e do Espaço nas suas vertentes naturais e humanas. Homenagem à Professora Celeste Romualdo Gomes (Vol. 2, pp. 265-284). Coimbra: CITEUC. DOI: http://doi.org/10.5281/zenodo.4410719

Silva, A. F., Cardoso, A. P., Abrantes, M. I. (2020). Perspetivas sobre os Trabalhos Para Casa em Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico. In I. Abrantes, P. M. Callapez, G. P. Correia, E. Gomes, B. Lopes, F. C. Lopes, E. Pires, & A. Rola (Eds.), Uma visão holística da Terra e do Espaço nas suas vertentes naturais e humanas. Homenagem à Professora Celeste Romualdo Gomes (Vol. 2, pp. 311-326). Coimbra: CITEUC. DOI: http://doi.org/10.5281/zenodo.4410843

Capelo, A. (2020). Desafios atuais para os professores do ensino superior: iniciação científica dos jovens estudantes. In Ramalho, H., Cardoso, A. P., Lacerda, C., Rocha, J., Figueiredo, M. (Eds.), Aprender é Coisa Séria: contributos para a construção do saber escolar I (pp. 65-73). Viseu, Portugal: Escola Superior de Educação. ISBN: 978-989-54743-0-1

Macário, M. J. (2020). Promoção da língua portuguesa no mundo através da sua abordagem transversal. In A. Díaz, M. P. C. Reche, J. A. M. Marín, A. J. M. Guerrero (Eds.), Desafios de investigacuón educativa durante la pandemia COVID19 (pp. 243-251). Madrid, Espanha: Dykinson.

Macário, M. J., Sá, C. M. B. F. (2020). Para uma abordagem à ortografia: Da consistência do conhecimento científico à adoção de estratégias didáticas. In D. Simões, M, Teixeira (Eds.), Propostas didático-pedagógicas para as aulas de português (pp. 126-151). Rio de Janeiro, Brasil: Dialogarts.

Nascimento, M., Matos, C. (2020). Projeto Hora M. In Martins, F., Mota, L., Espada, S. (Eds.), A formação de professores e educadores: das políticas às práticas supervisionadas (pp. 87-100). Coimbra: Instituto Politécnico de Coimbra. Escola Superior de Educação. ISBN: 978-989-96927-4-9

Nunes, C., Silva, E., Nobre, R., Miguel, T., Antunes, S., Rijo, R., Grácio, H. (2020). Histórias multissensoriais: um projeto de literacia inclusiva. In O. Sousa, P. Ferreira, A. Estrela, S. Esteves (Eds.), Investigação e Práticas em Leitura (pp. 9-28) Lisboa: CIED – Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais, Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Lisboa

Ribeiro, A., Tavares, D., Faria, S. (2020). O mar nos media portugueses: que papel para a Ciência?. In A. Gradim, C. Moura, R. Ramalho (Orgs.), Comunicar Ciência num Mundo em Mudança (pp. 95-110). Editora LabCom.IFP. ISSN: 978-989-654-728-8

Ferreira, S. & Veloso, A. (2020). Reflexões sobre o impacto da utilização das TIC nas redes sociais de apoio do indivíduo sénior. In V. Carioca (Coord.), Envelhecer em tempos de Matrix – Metáforas, Reflexões e Práticas em Gerontecnologia (pp. 93-106). Castelo Branco: RVJ-Editores

Eira, P. (2020). Da sala de aula para o recreio: a organização de outros espaços para outras aprendizagens. In H. Ramalho, A. P. Cardoso, C. Lacerda, J. Rocha, M. Figueiredo (Eds.), Aprender é Coisa Séria: contributos para a construção do saber escolar I (pp. 46-52). Viseu, Portugal: Escola Superior de Educação. ISBN: 978-989-54743-0-1

Dias, I. S., Abreu, M. O., Fonseca, M. (2020). Fisica(Mente): from research to educational intervention. In I. S. Dias, P. Sequeira, M. Barroso (Eds.), Sports, Education and Quality of Life (pp. 159-174). Coimbra: Centro de Investigação em Qualidade de Vida – CIEQV (Instituto Politécnico de Santarém e Instituto Politécnico de Leiria). ISBN: 978-972-8793-95-1

Figueiredo, M. (2020). Investigação e ensino: contornos e contributos na formação inicial de educadores de infância. In H. Ramalho, A. P. Cardoso, C. Lacerda, J. Rocha, M. Figueiredo (Eds.), Aprender é Coisa Séria: contributos para a construção do saber escolar I (pp. 3-14). Viseu, Portugal: Escola Superior de Educação. ISBN: 978-989-54743-0-1

Menezes, L., & Alves, R. (2020). Números racionais e discussões matemáticas: Uma tarefa de cunho humorístico no 5.º ano. In E. Mamede, H. Pinto, & C. Monteiro (Eds.), Contributos para o desenvolvimento do sentido de número racional (pp. 185-201). Lisboa: Associação de Professores de Matemática.

Rocha, J. (2020). Processos de supervisão: acompanhamento e avaliação de professores. In H. Ramalho, A. P. Cardoso, C. Lacerda, J. Rocha, M. Figueiredo (Eds.), Aprender é Coisa Séria: contributos para a construção do saber escolar I (pp. 15-25). Viseu, Portugal: Escola Superior de Educação. DOI: https://doi.org/10.34633/978-989-54743-0-1

Rocha, J. (2020). Um modelo supervisivo para a formação inicial de professores do 1.º CEB. In F. Martins, L. Mota, S. Espada (Eds.), A formação de professores e educadores: das políticas às práticas supervisionadas (pp. 24-38). Coimbra: Instituto Politécnico de Coimbra. Escola Superior de Educação.

Ramalho, H. (2020). A educação inclusiva na narrativa dos projetos de intervenção na escola dos candidatos a diretor: Proposta de um modelo de análise. In S. Felizardo, E. Ribeiro, E. Martins (Eds.), Apontamentos de Educação Especial e Inclusiva @2020 (pp. 27-39). Viseu, Portugal: Escola Superior de Educação de Viseu. ISBN: 978-989-54743-5-6

Ramalho, H. (2020). Entre Participações Convergentes e Divergentes em Sala de Aula: um ensaio sociológico sobre a interação escola-sociedade-professor-aluno. In H. Ramalho, A. P. Cardoso, C. Lacerda, J. Rocha, M. Figueiredo (Eds.), Aprender é Coisa Séria: contributos para a construção do saber escolar I (pp.26-36). Viseu, Portugal: Escola Superior de Educação. ISBN: 978-989-54743-0-1

Ramalho, H. (2020). O Contrato de Sala de Aula entre Transgressões, Ruturas e Dialogicidades: uma análise sociopedagógica. In H. Ramalho, A. P. Cardoso, C. Lacerda, J. Rocha, M. Figueiredo (Eds.), Aprender é Coisa Séria: contributos para a construção do saber escolar I (pp. 37-45). Viseu, Portugal: Escola Superior de Educação. ISBN: 978-989-54743-0-1

Loureiro, S., Felizardo, S., Xavier, P., Ribeiro, E. (2020). Sentido de competência e dificuldades na parentalidade em cuidadores de crianças com perturbação do espectro de autismo. In S. Felizardo, E. Ribeiro, E. Martins (Eds.), Apontamentos de Educação Especial e Inclusiva @2020 (pp. 41-50). Viseu, Portugal: Escola Superior de Educação de Viseu. ISBN: 978-989-54743-5-6

Matos, A. R., Santos, S., Felizardo, S., Ribeiro, E. (2020). Promoção da linguagem em contexto pré-escolar: uma revisão sistemática. In S. Felizardo, E. Ribeiro, E. Martins (Eds.), Apontamentos de Educação Especial e Inclusiva @2020 (pp. 71-127). Viseu, Portugal: Escola Superior de Educação de Viseu. ISBN: 978-989-54743-5-6

Ribeiro, E., Felizardo, S. (2020). Aprendizagem colaborativa, pedagogia e interatividade. In H. Ramalho, A. P. Cardoso, C. Lacerda, J. Rocha, M. Figueiredo (Coords.), Aprender é Coisa Séria: contributos para a construção do saber escolar I (pp. 53-58). Viseu, Portugal: Escola Superior de Educação. ISBN: 978-989-54743-0-1

Melão, D. (2020). Criatividade e leitura: (des)construções e itinerários da profissionalidade. In Ramalho, H., Cardoso, A. P., Lacerda, C., Rocha, J., Figueiredo, M. (Eds.), Aprender é Coisa Séria: contributos para a construção do saber escolar I (pp. 74-81). Viseu, Portugal: Escola Superior de Educação. ISBN: 978-989-54743-0-1

Melão, D. (2020). Da leitura como perene reinício de constelações de afetos – reencontrar Conceição Dinis Tomé. In S. R. da Silva (Org.), 10 novas vozes e rostos da literatura portuguesa para a infância e a juventude (pp.75-95). Porto: Tropelias & Companhia. ISBN: 978-989-8582-92-8

Chaves, C., Sequeira, C., Duarte, J. C., Gonçalves, A. (2020). Literacia em saúde mental positiva na comunidade. In C. Sequeira, F. Sampaio (Coords.), Enfermagem em Saúde Mental: Diagnósticos e intervenções (pp. 57-60). Portugal: LIDEL. Retrieved from https://www.lidel.pt/pt/catalogo/ciencias-da-enfermagem/enfermagem/enfermagem-em-saude-mental/

Gonçalves, A., Sequeira, C. A., Chaves, C. (2020). Urgências psiquiátricas. In C. Sequeira, F. Sampaio (Coords.), Enfermagem em Saúde Mental: Diagnósticos e intervenções (pp. 271-276). Portugal: LIDEL. Retrieved from https://www.lidel.pt/pt/catalogo/ciencias-da-enfermagem/enfermagem/enfermagem-em-saude-mental/

Amante, S., Silva, A. I. (2020). O docente que cria atividade na aula de Línguas: cenários criativos. In Ramalho, H., Cardoso, A. P., Rocha, J., Lacerda, C., Figueiredo, M. (Eds.), Aprender é Coisa Séria: Contributos para a construção do saber escolar I (pp. 81-92). Viseu, Portugal: ESEV. ISBN: 978-989-54743-0-1

Figueiredo, A. (2020). Multidimensionalidade e fatores de Treino Desportivo – Desafios na Formação de Treinadores em Desporto. In Figueiredo, A., Rodrigues, J., Murta, L., Damásio, S., Figueiredo, T., Fonseca, T. (Eds.), Desenvolvimento do Desporto e Qualidade de Vida – Ensino, Investigação e Intervenção (pp. 179 – 208). Viseu: REDESPP, ESEV – Politécnico de Viseu. ISBN: 978-989-54743-4-9

Pinto, H., Monteiro, C. (2020). Os diferentes significados da multiplicação e da divisão de números racionais no desenvolvimento do raciocínio multiplicativo. In E. Mamede, H. Pinto, C. Monteiro (Eds.), Contributos para o desenvolvimento do sentido de número racional. Portugal: APM.

Pinto, H., Ponte, J. (2020). O papel dos modelos no processo de construção dos conceitos: O caso da divisão dos números racionais. In E. Mamede, H. Pinto, C. Monteiro (Eds.), Contributos para o desenvolvimento do sentido de número racional (95-118). Portugal: APM.

Almeida, D., Cardoso, A. P., Lacerda, C., Campos, S. (2019). Desenvolvimento de competências emocionais no 1º ciclo do ensino básico. In M. Ferreira, S. Campos, A. P. Cardoso, C. Chaves (Eds.), Competências emocionais para a promoção do sucesso escolar: Programa de intervenção sistémica (pp. 76-104). Viseu, Portugal: Edições Esgotadas.

Cardoso, A. P., Campos, S. (2019). Programa Desenvolver +: Professores. In M. Ferreira, S. Campos, A. P. Cardoso, C. Chaves (Eds.), Competências emocionais para a promoção do sucesso escolar: Programa de intervenção sistémica (pp. 115-127). Viseu, Portugal: Edições Esgotadas.

Cardoso, A. P., Abrantes, J. L., Seabra, C. (2019). Competências emocionais dos professores e a promoção do sucesso escolar. In M. Ferreira, S. Campos, A. P. Cardoso, C. Chaves (Eds.), Competências emocionais para a promoção do sucesso escolar: Programa de intervenção sistémica (pp. 22-29). Viseu, Portugal: Edições Esgotadas.

Costa, A. S., Cardoso, A. P., Rocha, J. (2019). Conceções e práticas dos professores sobre a educação para a cidadania no 1.º ciclo do ensino básico. In M. Ferreira, S. Campos, A. P. Cardoso, C. Chaves (Eds.), Competências emocionais para a promoção do sucesso escolar: Programa de intervenção sistémica (pp. 127-140). Viseu, Portugal: Escola Superior de Educação de Viseu.

Castro M. (2019). Encargos e funções religiosas da Misericórdia de Bragança. In A Santa e Real Casa da Misericórdia de Bragança. Percursos e olhares. Bragança: Instituto Politécnico de Bragança. Retrieved from https://bibliotecadigital.ipb.pt/bitstream/10198/17769/1/VII_Miseric%C3%B3rdia_e_as_toleradas.pdf

Castro M. (2019). Lista das Mesas Administrativas da Irmandade da SCMBGC de 1900 à presente vigência (2016-2019). In A Santa e Real Casa da Misericórdia de Bragança. Percursos e olhares. Bragança: Instituto Politécnico de Bragança. Retrieved from https://bibliotecadigital.ipb.pt/bitstream/10198/17769/1/VII_Miseric%C3%B3rdia_e_as_toleradas.pdf

Castro M. (2019). Mais solenidades e festividades… . In A Santa e Real Casa da Misericórdia de Bragança. Percursos e olhares. Bragança: Instituto Politécnico de Bragança.

Castro M. (2019). Os benfeitores. In A Santa e Real Casa da Misericórdia de Bragança. Percursos e olhares. Bragança: Instituto Politécnico de Bragança.

Castro M. (2019). Santa e Real Casa da Misericórdia de Bragança. In A Santa e Real Casa da Misericórdia de Bragança. Percursos e olhares. Bragança: Instituto Politécnico de Bragança. Retrieved from https://bibliotecadigital.ipb.pt/bitstream/10198/17769/1/VII_Miseric%C3%B3rdia_e_as_toleradas.pdf

Macário, M. J., Sá, C. M., Silva, C. V. (2019). Relações entre o Português europeu e as suas variedades internacionais: Um estudo com futuros profissionais da Educação. In A. M. Ferreira, C. M., M. F. Brasete, R. L. Coimbra (Eds.), Pelos mares da língua portuguesa IV (pp. 494-509). Aveiro: UA Editora.

Oliveira, P., Lucas, E., Mendes, S., Cadima, R., Pinheiro, F. (2019). O Impacto Económico do Politécnico de Leiria no Desenvolvimento da Região – Ano letivo 2017/2018. Politécnico de Leiria. DOI: https://doi.org/10.25766/cdpz-e481. ISBN: 978-972-8793-97-5

Rodrigues, M., Caseiro, A., Silva, M. J., Loução, A., & Monteiro, S. (2019). Integração curricular de matemática e ciências naturais na abordagem de problemas de saúde ambiental na formação para a docência. In M. J. Silva & R. Brito (Coords.), Utilização pedagógica de sensores eletrónicos para a participação na saúde ambiental das escolas (pp. 30-50). Lisboa: Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais. ISBN 978-989-8912-07-7

Melo, N., Silva, M. J. , Valente, B. (2019). Plantas e qualidade do ar interior: potencialidades e desafios da utilização do sensor de dióxido de carbono na formação para a docência no ensino básico. In M. J. Silva & R. Brito (Coords.), Utilização pedagógica de sensores eletrónicos para a participação na saúde ambiental das escolas (pp. 71-88). Lisboa: Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais. DOI: https://doi.org/10.34629/ipl.eselx.cap.livros.006

Valente, B.,Soares, L., Mendonça, I., Cardoso, A. F., Silva, M. J. (2019). A utilização do sensor de dióxido de carbono em contextos de prática pedagógica supervisionada: propostas didáticas para a disciplina de ciências naturais e para a participação em saúde ambiental. In M. J. Silva & R. Brito (Coords.), Utilização pedagógica de sensores eletrónicos para a participação na saúde ambiental das escolas (pp. 89-104). Lisboa: Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais. DOI: https://doi.org/10.34629/ipl.eselx.cap.livros.007

Paiva, T. (2019). Design Thinking. In Empreendipédia – Dicionário de Educação para o Empreendedorismo. Gradiva.

Paiva, T. (2019). Economia verde. In Empreendipédia – Dicionário de Educação para o Empreendedorismo. Gradiva

Paiva, T., Soutinho, C., Carvalho, L., Leal, S., Paiva, T. (2019). Empreendedorismo no Feminino. In Empreendipédia – Dicionário de Educação para o Empreendedorismo. Gradiva.

Paiva, T., Soutinho, C., Carvalho, L., Leal, S., Paiva, T. (2019). Modelo de Negócio Sustentável. In Empreendipédia – Dicionário de Educação para o Empreendedorismo. Gradiva.

Monteiro, S., Santos, T., Faria, S. (2019). Relações Humanas e Comunicação Organizacional: um olhar sobre o regime a Distância. In S. Gonçalves, C. Fidalgo (Coords.), Pedagogia no Ensino Superior: Coletânea de Estudos (pp. 117-140). CINEP/IPC. ISBN: 978-989-54277-6-5

Xavier, P. (2019). Apontamentos em torno da autodeterminação: da conceção às práticas no contexto escolar. In S. Felizardo, E. Ribeiro, E. Martins (Eds.), Apontamentos de Educação Especial e Inclusiva @2019 (pp. 59-72). Viseu, Portugal: Escola Superior de Educação de Viseu. ISBN: 978-989-54036-8-4

Menino, H. (2019). Álgebra e a resolução de problemas. In Desafios matemáticos, 20 anos de problemas para os primeiros anos (pp. 99-106). Leiria, Portugal: Escola Superior de Educação e Ciências Sociais de Leiria.

Menino, H., Rodrigues, M. (2019). Resolução de Problemas, Raciocínio e Comunicação Matemática. In D. Tavares, H. Pinto, H. Menino, I. Rochas, N. Rainho, M. Rodrigues, R. Cadima, R. Costa (Eds.), Desafios Matemáticos – 20 anos de problemas para os primeiros anos (pp. 13-23). ESECS, Politécnico de Leiria. ISBN: 978-989-8797-32-2

Ramalho, H. (2019). A dialética exclusão-inclusão no quadro da atual planificação social: breve ensaio hermenêutico sobre o papel da educação inclusiva numa sociedade excludente. In S. Felizardo, E. Ribeiro, E. Martins (Eds.), Apontamentos de Educação Especial e Inclusiva @2019 (pp. 15-30). Viseu, Portugal: Escola Superior de Educação de Viseu. ISBN: 978-989-54036-8-4

Ramalho, H. (2019). Escolas Democráticas sem Eleitos: A (pseudo)democracia escolar entre “recrutados”, “designados/indicados” e “cooptados”. In 25 anos do Forum Português de Administração Educacional – Edição Comemorativa (pp. 83-87). Lisboa, Portugal: Forum Português de Administração educacional. ISBN: 978-989-8912-08-4

Sobral, F. A. (2019). Os Maias cinematografados: Leitura colateral das (des)continuidades portuguesas. In O Cinema e as Outras Artes (pp. 95-111). Covilhã, Portugal: Editora LabCom.IFP.

Ribeiro, E. (2019). A observação como técnica científica: contributos para a sua compreensão e uso em contexto educativo. In S. Felizardo, E. Ribeiro, E. Martins (Eds.), Apontamentos de Educação Especial e Inclusiva @2019 (pp. 1-14). Viseu, Portugal: Escola Superior de Educação de Viseu. ISBN: 978-989-54036-8-4

Souto-e-Melo, A. L. (2019). Bologna process and the rethinking of the role of higher education: teaching strategies focused on students skills achievement. In Higher Education: After Bologna – Challenges and Perspectives, (pp. 15-49). Coimbra, Portugal: Universidade de Coimbra. https://doi.org/10.14195/978-989-26-1620-9_1

Simões, H., Pereira, B., & Figueiredo, A. (2019). O bullying e o Karaté em idade escolar. In N. Serra, C. Vila-Chã, N. Casanova & B. Pereira (Coord.), Educação Física, Lazer & Saúde: Desafios Interdisciplinares na Promoção da Atividade Física (Vol.I). Guarda: Instituto Politécnico da Guarda, (pp. 141-146).

Pinto, H., Rodrigues, M. (2019). Conexões matemáticas e a resolução de problemas. In D. Tavares, H. Pinto, H. Menino, I. Rochas, N. Rainho, M. Rodrigues, R. Cadima, R. Costa (Eds), Desafios Matemáticos – 20 anos de problemas para os primeiros anos (pp. 107-120). ESECS, Politécnico de Leiria. ISBN: 978-989-8797-32-2

Tavares, D., Pinto, H. (2019). As competições e o ensino e aprendizagem da matemática. In D. Tavares, H. Pinto, H. Menino, I. Rochas, N. Rainho, M. Rodrigues, R. Cadima, R. Costa (Eds), Desafios Matemáticos – 20 anos de problemas para os primeiros anos (pp. 24-32). ESECS, Politécnico de Leiria. ISBN: 978-989-8797-32-2

Duque, R., Pereira, A., Quaresma, L., Gonçalves, F. (2018). Ocupação do Tempo de Lazer e Prática de Atividades de Natureza: Relação do Bem-Estar, Lazer e Saúde. In Petrica, J., Paulo, R., Serrano, J., Silva, N. (Eds.), Abordagens sobre desporto de natureza (pp. 179-199). Idanha-a-Nova: Câmara Municipal de Idanha-a-Nova. ISBN 978-989-8936-02-8.

Celestino, C., Pereira, A. (2018). Orientação: Uma Opção na Promoção de Estilos de Vida Ativos. In Petrica, J., Serrano, J., Faustino, A. et al. (Eds.), Abordagens sobre desporto de natureza (pp. 31-40). Idanha-a-Nova: Câmara Municipal de Idanha-a-Nova. ISBN 978-989-8936-02-8.

Celestino, C., Pereira, A. (2018). Orientação: um Desporto de Inclusão. In Petrica, J., Serrano, J., Faustino, A. et al. (Eds.), Desporto Adaptado (pp. 83-91). Idanha-a-Nova: Câmara Municipal de Idanha-a-Nova. ISBN 978-989-8936-04-2.

Ferreira, N. M. (2018). A missão e o espírito de um ciclo comemorativo. In N. Ferreira, A. Estrela, B. Valente (Coords.), O edifício da Escola Superior de Educação de Lisboa: 100 anos a formar professores (1916-2016). ciclo de conferências. (pp. 7-12). CIED – Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais. DOI: https://doi.org/10.34629/ipl.eselx.cap.livros.055

Ferreira, E., Silva, M. J., Simões. J. A., Doretto, J. (2018). Jovens e Internet: riscos e potencialidades. In M. J. L. Carvalho, A. Salgueiro (Coord.), Pensar o acolhimento residencial de crianças e jovens (pp. 279-286). Lisboa: Fundação Gulbenkian. Retrieved from http://www.dgsi.pt/bpjl.nsf/585dea57ef154656802569030064d624/b7780a92766553cf802582dd0051e08a?OpenDocument

Alves, C., Felgueira, T., & Paiva, T. (2018). Competências empreendedoras. In Parreira P., Alves L., Mónica L., Sampaio J. H., & Paiva, T. (Eds.), Competências empreendedoras no Ensino Superior Politécnico: Motivos, influências, serviços de apoio e educação. Portugal: Instituto Politécnico da Guarda.

Alves, C., Felgueira, T., & Paiva, T. (2018). Empreendedorismo na Europa: políticas, práticas e avaliação. In Parreira P., Paiva T., Mónica L., Alves L., & Sampaio J. H. (Eds.), As Instituições de Ensino Superior Politécnico e a Educação para o Empreendedorismo. Portugal: Instituto Politécnico da Guarda.

Alves, C., Felgueira, T., & Paiva, T. (2018). HEInnovate: uma ferramenta de autoavaliação das instituições de Ensino Superior. In As Instituições de Ensino Superior Politécnico e a Educação para o Empreendedorismo. Portugal: Instituto Politécnico da Guarda.

Brandão, C., Paiva, T. & Saraiva, H. (2018). A Europa e o Empreendedorismo. In Competências empreendedoras no Ensino Superior Politécnico: Motivos, influências, serviços de apoio e educação. Portugal: Instituto Politécnico da Guarda.

Mónico, L., Sousa, L. B., Cebola, M., Proença, S., Paiva, T., Parreira, P. (2018). Motivações, oportunidades e incentivos para empreender, autoeficácia e potencial empreendedor dos estudantes do ensino superior politécnico português. In Parreira P., Alves L., Mónico L., Sampaio J. H., Paiva T. (Eds.), Competências empreendedoras no ensino superior politécnico: Motivos, influências, serviços de apoio e educação (pp. 191-222). Guarda: Instituto Politécnico da Guarda. Retrieved from http://hdl.handle.net/10400.21/8997

Paiva, T., Alves, L., & Sampaio, J. H. (2018). A educação para o empreendedorismo no Ensino Superior em Portugal e o projeto PIN / Poliempreende. In Parreira P., Sampaio J. H., Mónica L., Paiva T., & Alves L. (Eds.), Análise das Representações Sociais e do Impacto da Aquisição de Competências em Empreendedorismo nos Estudantes do Ensino Superior Politécnico. Portugal: Instituto Politécnico da Guarda.

Paiva, T., Alves, L., Pato, L., Cruz, C., & Sampaio, J. H. (2018). O projeto Poliempreende e o projeto PIN. In Parreira P., Paiva T., Mónica L., Alves L., & Sampaio J. H. (Eds.), As Instituições de Ensino Superior Politécnico e a Educação para o Empreendedorismo. Portugal: Instituto Politécnico da Guarda.

Parreira, P., Mónico, L., Sousa, L. B., Valente, F., & Paiva, T. (2018). Estudos preditivos do potencial empreendedor dos estudantes do ensino superior politécnico português. In Parreira P., Alves L., Mónica L., Sampaio J. H., & Paiva, T. (Eds.), Competências empreendedoras no Ensino Superior Politécnico: Motivos, influências, serviços de apoio e educação. Portugal: Instituto Politécnico da Guarda.

Yuberrasco, A., Paiva, T., & Figueiredo, E. (2018). Perceção do impacto da aprendizagem: O modelo de avaliação da aprendizagem de Donald Kirkpatrik. In Parreira P., Sampaio J. H., Mónica L., Paiva T., & Alves L. (Eds.), Análise das representações sociais e do impacto da aquisição de competências em empreendedorismo nos Estudantes do Ensino Superior Politécnico. Portugal: Instituto Politécnico da Guarda.

Dias, I. S., Abreu, M. O., Fonseca, M. (2018). Fisica(Mente): Da investigação à intervenção educativa. In I. S. Dias, P. Sequeira, M. Barroso (Eds.), Desporto, Educação e Qualidade de Vida (pp. 146-159). Coimbra: Centro de Investigação em Qualidade de Vida – CIEQV (Instituto Politécnico de Santarém e Instituto Politécnico de Leiria). ISBN: 978-972-8793-94-4

Ramalho, H. (2018). O Ofício de Aluno na Contemporaneidade: o problema do humano na escolarização do projeto político pedagógico atual. In PAIDEIA & HUMANITAS Formar e educar ontem e hoje (pp. 573-596). V. N. Famalicão, Portugal: Edições Húmus. ISBN: 978-989-755-386-8

Melão, D., Silva, A. I. (2018). «Por afetos e inquietações revisitadas»: Práticas de leitura e processos de supervisão na formação inicial. In Balça A., Pomar C., Costa C., Bezelga I., Moreira, L. & Magalhães, O. (Eds.), A Formação de Educador@s e Professor@s: Olhares a partir da UniverCidade de Évora. Évora: Universidade de Évora (pp. 149-177). Portugal: Universidade de Évora

Figueiredo, A., Freitas, T., Afonso, E. (2018). Exercício físico e bem-estar no programa municipal atividade sénior em Viseu. In Desporto, Desenvolvimento e Bem Estar – Fórum politécnicos #4 (pp. 137-148). Lisboa, Portugal: REDESPP.

Yuberrasco, A., Paiva, T., Tadeu, P., & Alves, L. (2018). Perceções da aprendizagem: Processos e modelos de desenvolvimento de competências. In P. Parreira, J. H. Sampaio, L. Mónica, T. Paiva, L. Alves (Eds.), Análise das representações sociais e do impacto da aquisição de competências em empreendedorismo nos Estudantes do Ensino Superior Politécnico. Portugal: Instituto Politécnico da Guarda.

Scroll to Top