PROJ/I&DI/CI&DEI/013 | ESTRATÉGIAS COMUNICACIONAIS PARA GESTÃO DA REPUTAÇÃO EM SITUAÇÕES DE CRISE

Duração: 2023 (9 meses)

Ana Mafalda Matias

Ana Raquel Lopes
Ezel Turk

UI&D: CI&DEI

Educação para o Empreendedorismo e Sustentabilidade

A comunicação de crise é uma área crucial para as organizações que procuram preparar-se para lidar com eventos inesperados que possam afetar a sua imagem e reputação. Nesse sentido, o estudo destas matérias pode fornecer informações valiosas para estudantes e profissionais da área de Comunicação.

O principal objetivo deste projeto é explorar as melhores práticas de comunicação de crise e elencar estratégias eficazes para lidar com situações de turbulência. Para tal, serão utilizadas diversas metodologias, incluindo a participação em conferência internacional, a preparação de artigo científico, e a redação de um livro focado nas estratégias de comunicação de crise. Nos dois primeiros momentos procura-se estar em contacto com informação atualizada sobre as tendências e práticas mais recentes nesta matéria, bem como disseminar o conhecimento adquirido durante o estudo, fornecendo informação útil a outros profissionais e investigadores na área e aumentando a visibilidade do projeto.

Paralelamente, um livro focado em estratégias de comunicação de crise visa disseminar boas práticas e conhecimentos sobre comunicação em contextos adversos, podendo ser usado como uma ferramenta de referência para estudantes e profissionais da área, ou como fonte de informação para organizações que precisam desenvolver ou atualizar suas estratégias de comunicação perante acontecimentos disruptivos.

Em resumo, e metodologicamente, este projeto envolverá antes de mais uma revisão da literatura sobre comunicação de crise; as informações recolhidas serão analisadas numa lógica de sistematização das melhores práticas e estratégias mais eficazes para a comunicação em ambientes críticos. A recolha e análise de dados permitirá produzir de seguida um documento que originará a divulgação de resultados: presença em conferência internacional, publicação de artigo científico e publicação de livro, visando alcançar audiências mais vastas.

Espera-se, por exemplo, que a investigação possa contribuir para o avanço desta área de estudo por via da preparação de organizações escolares para enfrentar cabalmente situações imprevistas, salvaguardando desse modo a confiança de toda a comunidade educativa.