IDI&CA/PlayTrain | [PlayTrain] O brincar e o jogo na formação e prática dos educadores de infância

Duração: 2018 – 2019

Dalila Maria Brito da Cunha Lino

Investigador Responsável do CI&DEI

Clarisse Nunes

Políticas Educativas, Didáticas e Formação

O projeto teve como principal objetivo compreender os lugares/espaços do brincar e do jogo na educação de crianças dos 0 aos 6 anos, promovendo a formação de profissionais capazes de desenvolver práticas que favoreçam a agência da criança, a experimentação no mundo físico e social e o desenvolvimento da imaginação e da criatividade. Os participantes foram os estudantes do Mestrado em Educação Pré-escolar (MEPE) da Escola Superior de Educação do Politécnico de Lisboa (ESELx) inscritos no ano letivo 2018/2019 no curso. O projeto seguiu uma metodologia predominantemente qualitativa e integrou a investigação e a intervenção. Através da aplicação de um questionário, da análise de propostas/projetos de intervenção e da observação das práticas, procurou-se identificar as representações dos estudantes sobre o papel do brincar e do jogo na educação de infância e compreender como as integram na prática. A realização de workshops e grupos focais promoveu a reflexão e o desenvolvimento de competências dos futuros educadores para a construção de práticas desenvolvimentalmente adequadas.
O projeto envolveu vários docentes da Escola Superior de Educação (ESE) do Politécnico de Lisboa, e parceiros da Faculdade de Motricidade Humana, da ESE de Coimbra, da Universidade de São Paulo, do Museu do Brincar e do Instituto de Apoio à Criança.
O Projeto contribuiu para o desenvolvimento de um corpus de conhecimentos sobre o papel do brincar e do jogo na educação de infância. Possibilitou a identificação de necessidades da formação inicial dos educadores de infância e fomentou a discussão na comunidade científica sobre a importância de aprofundar o papel do jogo e do brincar nos planos de estudo dos mestrados em educação pré-escolar em Portugal.