ESELX/IPL-CIED/2018/A31 | A estruturação no pensamento matemático

Margarida Rodrigues

Ana Sofia Ferreira Caseiro Rodrigues

Políticas Educativas, Didáticas e Formação

Promover a capacidade de pensar matematicamente é um objetivo curricular importante nos primeiros anos. Para o desenvolvimento dessa capacidade, é fundamental um trabalho docente focado na estruturação matemática (Mulligan, 2013).
O presente projeto tem como objetivo compreender o papel da estruturação no desenvolvimento do pensamento matemático das crianças desde a educação pré-escolar até ao final do 2.º Ciclo do Ensino Básico. O foco na estruturação matemática prende-se com a natureza das tarefas a propor às crianças mas também com as práticas dos docentes na implementação dessas tarefas. Assim, o presente projeto mobiliza o conhecimento atual sobre o trabalho do docente, especialmente no que se refere ao planeamento e gestão de unidades de ensino que apoiem os percursos de aprendizagem dos alunos, dando uma particular atenção às interações discursivas que ocorrem na sala de aula. Deste modo, é intenção do projeto articular, de forma clara e sustentada, o conhecimento sobre o modo como os alunos desenvolvem o seu pensamento matemático com o conhecimento sobre práticas do docente que favorecem estas aprendizagens.
O projeto, organizado em 3 Tarefas, tem como base um design metodológico cuidadoso, utilizando análises qualitativas. Serão desenvolvidas experiências de ensino em Jardins de Infância e escolas dos 1.º e 2.º Ciclos em que se implementarão as sequências de tarefas concebidas pela equipa. Serão realizadas entrevistas aos docentes, observações em sala de aula e reuniões de trabalho das equipas colaborativas de docentes/investigadoras. Serão, ainda, recolhidos documentos de natureza diversa, associados às produções das crianças, dos docentes e das investigadoras.