2018-1-DE01-KA203-004221 | [EdUSchool] Melhorar a Formação de Professores na Europa através de University Schools

Duração: 2018 – 2021

Investigador Responsável do CI&DEI

Tiago Tempera

Políticas Educativas, Didáticas e Formação

O projecto EdUSchool é financiado pelo programa Erasmus+ e tem como objetivo desenvolver um entendimento partilhado a nível europeu relativamente às parcerias escola-universidade e dos seus conceitos para todos os parceiros envolvidos. Desta forma, pretende-se fazer uma contribuição significativa para o sistema de formação de professores europeu. A profissionalização da formação de professores é um fenómeno amplamente discutido por todo a Europa, particularmente no que diz respeito às relações entre teoria e prática. A principal intencionalidade tem sido fornecer as estudantes, futuros professores, com competências práticas e conhecimento aplicável durante a sua formação inicial, o que tem contribuído para uma tendência atual de valorização da prática profissional na formação inicial de professores. Desta forma, a cooperação entre escolas, universidades e outros parceiros (administração local, ministérios, organizações profissionais) torna-se particularmente importante. Neste campo, um conceito inovador é a organização de “university schools” (escolas universitárias) semelhantes à ideia de hospitais universitários, onde se espera que ensinar e investigar desenvolvam uma combinação produtiva. A intenção das “university schools” é desenvolver uma aliança estratégica com a universidade para a educação dos futuros professores em programas de formação inicial e colaborar em processos de investigação e desenvolvimento institucional.
Mais detalhadamente, os objectivos do projecto EdUSchool são:
– Estabelecer um entendimento europeu sobre “university schools” como um estímulo importante para o futuro da formação de professores na Europa;
– Identificar factores de sucesso para a implementação de “university schools” relevantes para os diversos parceiros estratégicos (organizações não governamentais);
– Identificar boas práticas relativas a “university schools” na Europa de forma a produzir um handbook digital com orientações para formadores de professores e professores em “university schools”;
– Desenvolvimento de um módulo educacional para professores em “university schools”.