Paula Alexandra Cruz da Silva Xavier
POLITÉCNICO DE VISEU • Escola Superior de Educação • 0000-0001-6140-1228 | 5210-1D1F-338A
PRODUÇÃO CIENTÍFICA
Campos, E. C., Xavier, P., Amante, M. J., Fonseca, S. (2023). Segurança e proteção de crianças e jovens em âmbito escolar e comunitário. Um estudo em cinco concelhos do centro de Portugal. In J. Hernández, C. Ramírez, M. Arboleda, R. Pinilla (Coords.), La escuela promotora de derechos, buen trato y participación.: Revisiones, estudios y experiencias (pp. 684-693). Espanha: Octaedro. ISBN: 978-84-19690-00-5
Gomes, D., Magalhães, C., Xavier, P. (2023). A Importância do Voluntariado no Desenvolvimento de Competências Pessoais e Sociais dos Jovens. In Intervenção da Educação Social com públicos especialmente vulneráveis (pp. 85-97). Vila Nova de Famalicão, Portugal: Edições Húmus. ISBN: 9789897558931
Silveira, R., Xavier, P., Alves, A. B. (2021). Igualdade de género e inclusão: Atitudes de professores/as do 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e ensino secundário. In S. Felizardo, E. Ribeiro, E. Martins, R. Fernandes (Eds.), Apontamentos de educação especial e inclusiva @2021 (pp. 57-68). Viseu: ESEV. ISBN: 978-989-53495-1-7
Xavier, P., Amante, M. J., Araújo, L., Fonseca, S., Magalhães, C., Silva, C., Cordeiro, L. (2021). Pandemia COVID-19 e Qualidade de Vida: Perceções de Estudantes de Ensino Superior Portugueses. In C. Magalhães, M. J. Amante, P. Xavier, S. Fonseca (Eds.), Reflexões em torno da COVID-19: Famílias, Crianças e Jovens em Risco | Thoughts on COVID-19: Families, Children and Youth at Risk (pp. 44-58). Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viseu, Viseu, Portugal
Loureiro, S., Felizardo, S., Xavier, P., Ribeiro, E. (2020). Sentido de competência e dificuldades na parentalidade em cuidadores de crianças com perturbação do espectro de autismo. In S. Felizardo, E. Ribeiro, E. Martins (Eds.), Apontamentos de Educação Especial e Inclusiva @2020 (pp. 41-50). Viseu, Portugal: Escola Superior de Educação de Viseu. ISBN: 978-989-54743-5-6
Xavier, P. (2019). Apontamentos em torno da autodeterminação: da conceção às práticas no contexto escolar. In S. Felizardo, E. Ribeiro, E. Martins (Eds.), Apontamentos de Educação Especial e Inclusiva @2019 (pp. 59-72). Viseu, Portugal: Escola Superior de Educação de Viseu. ISBN: 978-989-54036-8-4
Araújo, L., Fonseca, S., Amante, M.J., Xavier, P., Silva, C., Cordeiro, L., Magalhães, C. (2022). Saúde mental em estudantes do ensino superior politécnico na pandemia COVID-19. Revista de Enfermagem Referência, VI(1), e21109. doi: 10.12707/RV21109
Fernández-Simo, D., Campos, E., Amante, M. J., Fernández, M. V. C., Xavier, P., Fernández, X. M. C., & Fonseca, S. (2021). Comparative analysis of the child welfare systems of Portugal and Galician. Millenium, 2(16), 23-30. DOI: 10.29352/mill0216.23795
Xavier, P., Alberto, I., Mendes, F. (2020). Narratives about experiences and reflections around same-sex parenting: a portuguese study. Millenium – Journal of Education, Technologies, and Health, 2(5e), 65–73. DOI: https://doi.org/10.29352/mill0205e.05.00291
Xavier, P., Alberto, I., Mendes, F. (2020). Pensando a Homoparentalidade: Um Estudo Qualitativo com Jovens Adultos Portugueses sem Filhos. Psicologia: Teoria E Pesquisa, 36, e3646. DOI: https://doi.org/10.1590/0102.3772e3646