Sara Mónico Lopes
POLITÉCNICO DE LEIRIA • 0000-0002-6607-9677 | 3517-B12B-D0F3
SCIENTIFIC PRODUCTION
Lopes S. Magalhães F. (2024). O ensino da antropologia num curso de relações humanas e comunicação organizacional os desafios do regime a distância. In S. M. Lopes S. Faria S. S. Monteiro (Coords.) Metodologias e práticas educativas no ensino superior: visões multidisciplinares (pp. 101-114). Portugal: Almedina.
Oliveira Z. Lopes S. (2023). A importância da intervenção na capacitação e envolvimento de jovens na sociedade. In J. Sousa M. J. Santos L. G. Magueta M. S. P. Lopes L. Brites (Coords) Emoções Artes e Intervenção: crianças e jovens em risco (pp.67-82). Coimbra Portugal: Edições Almedina S.A. Retrieved from https://iconline.ipleiria.pt/bitstream/10400.8/8457/1
Mangas C. F. Lopes S. M. Milhano S. Freire C. (2023). Estratégias de Intervenção para a Inclusão de jovens em risco de abandono escolar precoce: promoção de competências emocionais. In J. Sousa M. J.Santos L. Magueta M. Lopes L. Brites (Coords.) Emoções artes e intervenção: crianças e jovens em risco (pp. 209-228). Almedina
Bento S. Lopes S. M. (2022). Contributos dos programas de educação ao longo da vida no exercício de uma cidadania ambiental ativa e sustentável. In S. M. Lopes J. G. Sousa (Eds.) O lugar da educação ao longo da vida das práticas e dos intervenientes num mundo em (trans)formação (pp. 255-275). Coimbra Portugal: Almedina. ISBN 978-989-40-0790-6
Neto F. Lopes S. Pimentel L. (2022). A aprendizagem da língua inglesa como oportunidade de inclusão e participação dos seniores na sociedade. In C. Mangas & J. Sousa (Coord.) Educação inclusiva e acessível: oportunidades e sinergias (pp. 169-188). Almedina.
Pimentel L. Lopes S. Maurício C. (2022). Modelo inovador e inclusivo de aprendizagem para seniores no ensino superior: o exemplo do Programa 60+. In C. Mangas & J. Sousa (Coord.) Educação inclusiva e acessível: oportunidades e sinergias (pp. 151-167). Almedina.
Catela J. & Mónico S. (2024). Notas etnográficas sobre práticas de cidadania ativa numa escola multicultural. Revista Conhecimento Online 2(16) 181-206. https://doi.org/10.25112/rco.v2.3859
Lopes S. M. Beato I. Pimentel L. & Maurício C. S. (2021). The adaptation to distance learning contexts by senior students of a Portuguese higher education institution in a pandemic environment | A adaptação a contextos de ensino a distância por estudantes seniores de uma instituição de ensino superior Portuguesa numa conjuntura pandémica. Revista Conhecimento Online 1(2021) 193-215. DOI: 10.25112/rco.v1i0.2407
Savvides N. Milhano S. Mangas C. Freire C. & Lopes S. (2021). Failures in a failing education system: comparing structural and institutional risk factors to early leaving in England and Portugal. Journal of Education and Work 34(7-8) 789-809. DOI: 10.1080/13639080.2021.2002831
Mangas C. Lopes S. Ferreira P. Beato I. (2019). Accessing higher education after 23 years old: Opportunities and motivations. Cadernos de Pesquisa 49(172) 36-52. DOI: https://doi.org/10.1590/198053145943
Lopes S. Mangas C. Pimentel L. & Sousa J. (2024). Pensando a educação e a cidadania no envelhecimento e na velhice: o caso do projeto ProAlfa. Revista Interdisciplinar Em Cultura E Sociedade 77–100. https://doi.org/10.18764/2447-6498.v10n1.2024.5
Lopes S. Sousa J. Barreto A. (2023). Educação Permanente Intervenções e Desenvolvimentos no Ensino Superior. Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade 32(70) 32-48. Retrieved from http://educa.fcc.org.br/pdf/faeeba/v32n70/pt_2358-0194-faeeba-32-70-0032.pdf
Pimentel L. Pedrosa B. Rodrigues C. Maurício C. Nobre C. Santos F. Gamboa M. J. & Lopes S. M. (2021). Projeto EN ‐ RED ‐ VERSAD@S – clube de poesia on ‐ line – relato de uma experiência de utilização de um blogue por seniores portugueses e espanhóis. Estudos Interdisciplinares Sobre O Envelhecimento 25(3). DOI: https://doi.org/10.22456/2316-2171.118139
Beato I. Ferreira P. Lopes S. M. Mangas C. (2020). Ensino Superior depois dos 23 anos: capacitação pessoal social e profissional. Revista Contemporânea de Educação. 15(33) 236-255. https://doi.org/10.20500/v15i33.30195
Pimentel L. Lopes S. Pedrosa B. Maurício C. (2019). Da multigeracionalidade à intergeracionalidade: refletindo sobre a aprendizagem intergeracional no ensino superior. Revista INFAD De Psicología. International Journal of Developmental and Educational Psychology 3(2) 307–322. DOI: https://doi.org/10.17060/ijodaep.2019.n2.v2.1921
Santos V. Lopes S. M. & Lobão C. (2018). O contributo da Universidade Sénior de Pombal na promoção do envelhecimento ativo dos seus estudantes. Res Net Health 4 1-4.