Sandrina Milhano

Sandrina Diniz Fernandes Milhano

POLITÉCNICO DE LEIRIA • 0000-0001-6747-9472 | 4E12-804B-3E3F

SCIENTIFIC PRODUCTION

International Edition Books

Lã, F. B., Castilla, P. M., Quero-Gervilla, M., Milhano, S., Ferrari, H., Jesús, M. González-Lourenço, Seco, R. N., Nunez, R. R., Schinca, M. (2023). Didáctica de la Música y la Expresión Corporal en Educación Infantil. Madrid, Espanha: Narcea, S.A. de Ediciones

International Edition Book Chapters

Cadima, R., Milhano, S., Jerónimo, M., Pinto, H. (2024). Experiencias y propuestas sobre la organización y gestión universitaria de la ia en portugal. In La gestión de la inteligencia artificial en los contextos universitarios iberoamericanos, (pp. 221-237). Barcelona, Espanha: EDO-Serveis – Universitat Autònoma de Barcelona.

Milhano, S., Cadima, R., Jerónimo, M., & Pinto, H. (2023). La participación de los diferentes actores en la gestión educativa de Portugal. In La participación de los diferentes actores en la Gestión Educativa en Iberoamérica (pp. 181-200). EDO – Serveis – Universitat Autònoma de Barcelona. Retrieved from https://ddd.uab.cat/record/286801

Rueda, P., Sallan, J., Moreno, J. L., Díaz-Vicario, A., Milhano, S., Cadima, R., & Harberts, V. (2023). Innovar en la forma como se practica la formación profesional: Explorando estrategias de orientación para mejorar la permanencia y evitar el abandono. In E. Álvarez-Arregui (Ed.), Organización y Gestión de Edusistemas en Transformación: retos, visiones y propuestas de mejora (pp. 109-136). Oviedo: Universidad de Oviedo.

Jerónimo, M., Cadima, R., Milhano, S. (2022). La gestión educativa de programas formativos híbridos universitarios en Portugal. In J. Gairín-Sallán, A. Barrera-Corominas (Eds.), La gestión y funcionamiento de programas formativos híbridos en la universidad en Iberoamérica (pp. 207-224). Barcelona, Espanha: EDO-Serveis-Universitat Autònoma de Barcelona. ISBN: 978-956-6040-33-0

Milhano, S., Nogueira, F., Correia, M. (2022). Educação artística: lugar de confluência do direito à educação, à cultura e às artes? Um olhar pré e pós crise pandémica. In F. G. Alonso, A. V. Vega (Eds.), La dimensión transformadora del Derecho Educativo (pp.77-90). San José, Costa Rica: Rede Internacional Investigação em Direito Educativo. 978-9968-03-017-5

Freire, C., Mangas, C., Milhano, S. & Lopes, S. (2021). Una mirada sobre las dinâmicas para la inclusión de jóvenes en riesgo de abandono escolar temprano: el contexto portugués. In L. Ortiz Jiménez, J. A. Torres González, J. J. Carrión Martínez, S. Fernández Larragueta, M. A. Peña Hita, E. Pérez Navío (Coords.), Organización Educativa para todas las personas. Almeria, Espanha: Wolters Klumer.

National Edition Books

Mangas, C., Freire, C., Milhano, S., Lopes, Mónico, S. (2022). Processos e Estratégias de inclusão para jovens em risco de abandono escolar precoce no ensino profissional. Resultados do projeto Orienta4YEL no contexto português. Leiria, Portugal: Escola Superior de Educação e Ciências Socais, Politécnico de Leiria.

National Edition Book Chapters

Teixeira, S., Milhano, S., Leão, C. (2024). Em torno do imaginário «Do Lapedo a Santa Eufémia» — experiências criativas com a comunidade. In Emoções, artes e intervenção – abordagens colaborativas e participação em espaços educativos (pp. 177-190). Coimbra, Portugal: Almedina.

Valência, M. F. M., Milhano, S., Leão, C. (2024). Nuevas corporeidades en la vejez — una mirada a través de la danza creativa en el convento. In Emoções, artes e intervenção – abordagens colaborativas e participação em espaços educativos (pp. 13-26). Coimbra, Portugal: Almedina

Mangas, C. F., Lopes, S. M., Milhano, S., Freire, C. (2023). Estratégias de Intervenção para a Inclusão de jovens em risco de abandono escolar precoce: promoção de competências emocionais. In J. Sousa, M. J.Santos, L. Magueta, M. Lopes, L. Brites (Coords.), Emoções, artes e intervenção: crianças e jovens em risco (pp. 209-228). Almedina

Milhano, S. (2022). Práticas artísticas participativas – pedagogias de transformação para uma educação mais inclusiva. In J. Sousa, C. Mangas (Eds.), Inclusão sociocultural e intervenção comunitária (pp.143-158). Portugal: Almedina.

Milhano, S. (2022). Processos e estratégias de educação musical ao longo da vida: continuidades e descontinuidades. In S. Lopes, J. Sousa (Org.), O lugar da educação ao longo da vida, das práticas e dos intervenientes num mundo em (trans)formação (pp. 87-101). Coimbra, Portugal: Almedina. ISBN 978-989-40-0790-6

Oliveira, M., Rodrigues, M., Milhano, S. (2022). Introduzindo a abordagem de projeto na formação inicial de professores. In M. Oliveira, M. Rodrigues, S. Milhano (Eds.), A voz e a agência da criança – Abordagem de Projeto na Formação de Educadores de Infância (pp. 15-18). Leiria: Politécnico de Leiria

Magueta, L. G., Milhano, S., Sousa, J. G. (2022). O papel da intervenção e animação artísticas no desenvolvimento individual e coletivo. In C. Mangas, J. G. Sousa (Eds.), Inclusão sociocultural e intervenção comunitária (pp. 131-142). Portugal: Almedina.

Milhano, S. (2021). Pensar a ação em investigação e intervenção musical – cruzamentos entre ação pedagógica, participação, prática artística e produção científica. In L. G. Magueta, J. Sousa, S. Milhano & M. S. P. Lopes (Orgs.), 2º Caderno de Intervenção Cultural e Educação Artística – Pensar a ação em investigação e intervenção artística (pp.17-30). Leiria, Portugal: Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Instituto Politécnico de Leiria. ISBN: 978-989-8797-69-8

Milhano, S. (2021). Prática musical: lugar de encontro e confluência de processos artísticos e pedagógicos no ensino superior. In J. Sousa, M. J. Santos, L. Magueta, M. Lopes & L. Brites (Coord.), Emoções, Artes e Intervenção – Perspetivas Multidisciplinares (pp. 169-183). Portugal: Almedina. ISBN: 978-989-40-0182-9

Articles in Indexed Journals | Scopus and/or WoS

Milhano, S. (2024). A composição musical coletiva na formação de professores generalistas: Uma abordagem qualitativa e interpretativa. Música Hodie, 24. DOI: 10.5216/mh.v24.79588

Cantú, W. A., Milhano , S., & Magueta, L. (2024). Emotions, arts and intervention: Trends, synergies and perspectives through a bibliometric analysis. Revista Conhecimento Online, 2, 48-69. https://doi.org/10.25112/rco.v2.3852

Magueta, L., Sousa, J., Milhano, S. (2023). Educação artística no ensino superior – cenários pedagógicos durante e após a pandemia. Revista Contemporânea de Educação, 18(43), 1-16. http://dx.doi.org/10.20500/rce.v18i43.59270

Milhano, S., Reis, S. & Mangas, C. (2021). Inclusion and innovation in schools: contributions of an intermunicipal project to promote the successful learning. Millenium, 2(ed espec nº9), 261-269. DOI: 10.29352/mill029e.23767

Savvides, N., Milhano, S., Mangas, C., Freire, C. & Lopes, S. (2021). Failures in a failing education system: comparing structural and institutional risk factors to early leaving in England and Portugal. Journal of Education and Work, 34(7-8), 789-809. DOI: 10.1080/13639080.2021.2002831

Journal Articles

Sandrina, M. (2021). Fostering Meaningful and Creative Connections in Higher Education: Contributions from Music Education. European Scientific Journal, ESJ 17(26), 27-43. DOI: 10.19044/esj.2021.v17n26p27

PROJECTS
Internal Projects
Scroll to Top