[RUN-UP STUDY] Desvendando o papel do estado nutricional na competência motora real e percebida e na atividade física em crianças portuguesas: um estudo transversal interdisciplinar

Duração: 2023 – 2025

Gabriela Almeida

Investigador Responsável do CI&DEI

Carlos Luz

Educação para a Saúde e Qualidade de Vida

O objetivo principal deste projeto de pesquisa é estudar a relação entre o índice de massa corporal das crianças e o status de iodo em sua competência motora (real e percebida), aptidão física relacionada à saúde, comportamento relacionado à saúde, saúde mental, aceitação social e biomarcadores de saúde. Além disso, este projeto de investigação pretende realçar a importância de direcionar, monitorizar e promover a competência motora, hábitos alimentares saudáveis e atividade física em simultâneo, tanto em ambiente escolar como comunitário, para ajudar as crianças a alcançar um estado nutricional mais saudável e um estilo de vida saudável fisicamente ativo. Os participantes neste estudo transversal serão crianças dos 6 aos 10 anos residentes no concelho de Évora que frequentam o ensino básico. O tamanho da amostra necessário foi determinado usando a fórmula de cálculo do tamanho da amostra da QualtricsXM. Com um nível de confiança de 95%, uma margem de erro de 5% e um tamanho populacional de 1.095, o tamanho mínimo da amostra exigido é de 285 crianças. A Universidade de Évora já tem protocolos de investigação com dois agrupamentos de escolas do concelho de Évora, envolvendo 12 escolas diferentes do 1.º ao 4.º ano. A coleta de dados durará aproximadamente 16 semanas. Todas as crianças serão avaliadas em diversas variáveis: i) Aptidão física relacionada à saúde; ii) Competência motora; iii) Psicossocial; iv) Comportamento relacionado com a saúde; v)Biomarcadores de saúde (HB) e estado nutricional.