IPL/IDI&CA2023/Red(E)Prac_ESELx | [Red(E)Prac] Red(E)Prac – Formação e Investigação em Educação de Infância

Duração: 2023 – 2024

Rita Margarida de Aquino Friães Neves da Silva

Investigador Responsável do CI&DEI

Clarisse Nunes

Políticas Educativas, Didáticas e Formação

A literatura no âmbito da formação de educadores/professores tem vindo a destacar o practicum como componente basilar na construção da profissionalidade docente (Flores et al., 2009; Friães et al., 2020), destacando a supervisão como um dos fatores que mais influencia a qualidade da aprendizagem do futuro educador/ professor durante esse período. Este processo requer dos formadores diretamente nele envolvidos (supervisor institucional e orientador cooperante) saberes específicos, tempo para apoiar e orientar o percurso de aprendizagem do estagiário, formação especializada para o desempenho da função e um referencial para a formação e para a supervisão que clarifique os papéis dos membros da tríade, sustente a comunicação entre os mesmos e sugira formas de ultrapassar desafios e dificuldades inevitáveis num contexto formativo tão exigente (Zeichner, 2010). O estudo realizado por Ruz (2023) destaca a importância de se estabelecer relações entre pares para partilha de práticas e a necessidade de existirem espaços para o acompanhamento, observação e feedback dos pares. Também os resultados do estudo de Navarro e Norambuena (2023) sustentam o carácter dialógico da construção do saber desencadeado pela participação em rede.
Neste sentido, o projeto tem como objetivo central projetar uma rede colaborativa no âmbito da formação conducente à habilitação profissional para a docência na educação pré-escolar, com foco no practicum, e baseado na evidência empírica. Parte-se do pressuposto, sustentados na literatura, de que esta rede colaborativa é um dispositivo facilitador da promoção da colaboração entre os diferentes atores envolvidos no practicum (supervisores, orientadores cooperantes e stakeholders), constituindo-se como um espaço favorável à cooperação e à partilha de saberes (Feiman-Nemser, 2008; Hargreaves & Fulan, 2012; Bolívar, 2011). Considerando os seus propósitos, o projeto decorrerá em três fases: na 1.ª fase, far-se-á uma revisão sistemática da literatura e análise documental; na 2.ª fase proceder-se-á à realização de entrevistas (individuais e focus group) e à construção e aplicação de um questionário; na 3.ª fase proceder-se-á ao desenho da rede colaborativa e à disseminação dos resultados.
Como principal resultado destaca-se a construção de uma proposta de rede colaborativa, apoiada na evidência empírica, e ajustada aos modelos de funcionamento do practicum das três IES participantes e às necessidades dos diferentes intervenientes.
O projeto envolve vários docentes da Escola Superior de Educação (ESE) do Politécnico de Lisboa e parceiros do Instituto de Educação da Universidade do Minho e da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Leiria.