PROJ/I&DI/CI&DEI/003 | IERIPES • INTELIGÊNCIA EMOCIONAL, EMPATIA, RELAÇÕES INTERPESSOAIS, E PERCEÇÃO DE BEM-ESTAR EM ESTUDANTES DO ENSINO SUPERIOR

Duração: 2021 – 2023

Sofia Campos

Manuela Ferreira
Ana Paula Cardoso
Eduardo Santos
Emilia Coutinho
Andreia Pereira
Margarida Cunha
Célia Ribeiro
Ana Paula Couceiro

UI&D: CI&DEI

A avaliação que cada indivíduo faz relativamente às suas experiências emocionais positiva e negativas” influencia o modo como se relaciona com os outros e se posiciona na sua vida. Os estudantes do Ensino Superior, em função da sua Inteligência Emocional e Empatia poderão sentir um maior ou menor bem-estar e/ou satisfação com a vida o que vai ter impacto não só no seu percurso académico mas também na construção do seu self tão importante nesta fase do desenvolvimento. Pretendemos Identificar quais as variáveis que influenciam o bem-estar dos Estudantes do Ensino Superior. É um estudo misto, numa amostra de estudantes a frequentar o ensino superior português (Instituto Politécnico de Viseu, Universidade Católica de Viseu e Universidade de Coimbra). Na primeira fase efetuar-se-á um estudo exploratório/descritivo e correlacional, dos dados colhidos através da aplicação do protocolo constituído por Questionário sociodemográfico; Escala de medida de manifestação de bem-estar psicológico; Índice de Reatividade Interpessoal; EIES-Escala de Inteligência Emocional; Numa segunda fase será complementado com dados colhidos através de uma entrevista semiestruturada a um grupo de estudantes que se voluntariem para o efeito. Conhecer estas dimensões de vida dos estudantes permite às Instituições de Ensino Superior intervenções de forma planeada para um maior sucesso.