PROJ/I&DI/CI&DEI/001 | LITERACIA MEDIÁTICA NO ENSINO SUPERIOR: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO COM ALUNOS DE COMUNICAÇÃO SOCIAL

Duração: 2021 – 2023

Joana Martins

Nídia Salomé Morais
Miguel Midões

UI&D: CI&DEI

A literacia mediática é uma área fundamental e atualmente, dada a proliferação de fake news no espaço digital, torna-se imperativo combater a desinformação e dotar o indivíduo de competências que lhe permitam, não só identificar informação, mas também escapar às tentativas de manipulação presentes em rumores, notícias falsas ou mentiras visando objetivos económicos, políticos ou outros.
Sendo certo que os profissionais de comunicação social são um dos grupos da sociedade que tem de enfrentar este desafio diariamente, parece-nos pertinente avaliar o grau de literacia dos alunos desta área de formação, no momento da chegada e da saída de um curso na área das Ciências da Comunicação, bem como aferir a forma como este grau de literacia evolui em cada ano da licenciatura. Assim, partindo do caso do curso de Comunicação Social, lecionado na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viseu, este projeto tem como principal finalidade perceber a evolução quanto ao grau de literacia que os alunos apresentam no 1.º ano, no 2.º ano e no 3.º ano do curso.
Em termos metodológicos, trata-se de um estudo exploratório. Numa fase inicial, será desenhado um inquérito por questionário com a intenção de se avaliar três áreas fundamentais: (1) conhecimentos acerca do setor da comunicação social em Portugal e no mundo; (2) capacidade de diferenciação entre informação e opinião; e (3) capacidade de distinção entre informação jornalística e fake news. O referido inquérito por questionário será aplicado aos alunos inscritos no curso de Comunicação Social, no início do 2.º semestre dos anos letivos de 2020/2021, 2021/2022 e 2022/2023. Na tentativa de aprofundar questões que venham a ser levantadas após a aplicação do questionário, prevê-se também a realização de grupos focais junto de estudantes de cada ano letivo.
As fases que se identificam no âmbito deste projeto são: (1) Realização da revisão da literatura; (2) Construção e validação do instrumento de recolha de dados; (3) Recolha de dados; (4) Análise dos resultados; (5) Divulgação de resultados.
No que respeita à divulgação de resultados, prevê-se a redação de 2 artigos com base nos resultados do estudo para publicação em revista científica, a participação em pelo menos 2 encontros científicos e publicação de 1 relatório final com todos os resultados obtidos no projeto.
Em termos dos resultados esperados, pretende-se com este projeto traçar uma linha evolutiva da literacia mediática dos alunos de um curso de Comunicação Social ao longo da sua formação académica. Pretende- se, posteriormente, estender o mesmo estudo a outros cursos e a outras instituições de ensino superior.