IPL/2019/COZI_AP_ESELx | [COZI_AP] Cozinhar a aprender: Recurso educativo digital para o desenvolvimento integrado de competências no 1.º Ciclo do Ensino Básico

Duração: 2019 – 2020

Adriana Cardoso

Investigador Responsável do CI&DEI

Margarida Rodrigues

TIC e Multimédia na Educação

Tendo como objetivo geral a promoção de práticas inovadoras no 1.º Ciclo do Ensino Básico com recurso a tecnologias digitais, o projeto visa desenvolver, implementar e avaliar um recurso educativo digital que apresenta simulação de situações reais com o propósito de auxiliar o processo de aprendizagem em diferentes áreas (Português, Matemática e Estudo do Meio). O recurso educativo disponibiliza um ambiente com características dialógicas, não lineares e interativas para recriar um universo de imersão sensorial num espaço de restauração em que o utilizador se depara com práticas de produção alimentar. A partir desta metáfora, é oferecida uma experiência que procura quebrar a tradicional compartimentação do currículo em diferentes áreas, promovendo a integração curricular a partir da exploração de receitas culinárias. Neste contexto, são exploradas situações relacionadas com a saúde alimentar, a origem dos ingredientes em termos biogeográficos, a escolha de ingredientes em termos da sustentabilidade do planeta, quantidades e preços, léxico associado à gastronomia e características multimodais e linguísticas do género textual receita culinária. De forma a envolver os alunos numa experiência lúdica e estimulante, recorre-se a estratégias de gamificação associadas a fatores de satisfação dos participantes no ato de jogar (desafio, tomada de decisão, recompensa) e à imersão num mundo fictício com experimentação de novas identidades. Tendo em vista a integração do recurso educativo digital no processo de ensino/aprendizagem, é desenvolvida uma interface que permite monitorizar a progressão dos alunos através da apresentação de informação relativa ao nível em que o aluno se encontra, ao tempo de resolução das tarefas e ao tipo de tarefas que este realizou com/sem sucesso. É ainda disponibilizado um guião orientador para o professor com informação relativa ao recurso educativo, às estratégias a adotar para a sua introdução no contexto de ensino/aprendizagem e às formas de auto e heteroavaliação disponibilizadas. A investigação a desenvolver no âmbito da conceção, desenvolvimento, implementação (em contexto de sala de aula) e avaliação do recurso insere-se numa lógica de investigação-ação, adotando-se o modelo Análise, Desenho, Desenvolvimento, Implementação e Avaliação (ADDIE). Como resultados do projeto, prevê-se a disponibilização do recurso educativo digital numa plataforma online de acesso livre e a divulgação do recurso e da investigação desenvolvida no projeto.