PROJ/CI&DETS/2016/0016 | SUPERVISÃO, APOIO E REGULAÇÃO DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM: UMA ANÁLISE DE PRATICAS PEDAGÓGICAS E DIDÁTICAS EM CONTEXTO DE SALA DE AULA

Duração: 2016 – 2018

CI&DETS/IPV

Entidades Financiadoras

IPV/CI&DETS

Este projeto de investigação parte de uma situação-problema colocada pelos órgãos de gestão de uma instituição de ensino básico do concelho de Viseu, referente aos baixos índices evidenciados nos resultados académicos dos alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico (1.º CEB) nas provas de avaliação externa. A entidade proponente visa circunscrever os fatores que podem ajudar a explicar esta situação, com vista à sua modificação e melhoria dos resultados académicos dos alunos que frequentam a instituição. Em termos metodológicos, a investigação contempla processos de supervisão pedagógica e de investigação sobre as práticas de ensino, tendo em vista a análise e recolha de informação relevante que possibilite dar uma resposta fundamentada sobre potenciais soluções para o problema.