Ana Paula Mendes Correia Couceiro Figueira

Universidade de Coimbra • 0000-0001-5998-3046 | E01A-C348-1C65

PRODUÇÃO CIENTÍFICA

Livros de Edição Internacional

Figueira, A. P., Pinto, M. A., Ojeda, N. (2019). Consciência metalinguística e linguagem figurativa. Novas Edições Académicas. ISBN: 978-613-9-76781-6

Figueira, A. P., Vieira, D. (2018). Autismo. Novas Edições Académicas. ISBN: 978-613-9-67696-5

Capítulos de Livro de Edição Internacional

Figueira, A. P., Marques, B. (2023). Compreensão de metáforas. Resultados preliminares com crianças dos 9-14 anos. In I. Marinez, F. H. Veiga (Coords.), Engagement de los alumnos en la escuela: Perspectivas sociales y psicológicas (pp. 345-352). Cuenca, Espanha: Ediciones de la Universidad de Castilla- La Mancha. ISBN: 978-84-9044-581-5

Figueira, A. P., Santos, C. (2023). Compreensão de metáforas: Um estudo com crianças dos 4-6 anos, portuguesas. In I. Marinez, F. H. Veiga (Coords.), Engagement de los alumnos en la escuela: Perspectivas sociales y psicológicas (pp. 353-360). Cuenca, Espanha: Ediciones de la Universidad de Castilla- La Mancha. ISBN: 978-84-9044-581-5

Couceiro, A. P. C. (2022). Metaphor comprehension tests: TCM and junior TCM. In M. I. Tovar-Gálvez, M. A. Alvarez-Serrano, M. Montiel-Troya, S. Toribio-Martinez, M. Olmedo-Alguacil (Coords.), Investigación y transferencia del conocimiento en la ciudad autónoma de Ceuta durante el año 2020 (pp. 159-170).

Ribeiro, A., Azevedo, E., Figueira, A., Lobo, V. (2020). Transport Phenomena of Electrolytes in Aqueous Solutions: Concepts, Approaches, and Techniques. In S. Kulkarni, N. Rawat, A. Haghi (Eds.), Green Chemistry and Green Engineering Processing, Technologies, Properties, and Applications. Apple Academic Press. ISBN: 9781003057895

Livros de Edição Nacional

Pinto, M. A., Figueira, A. P. (2020). A compreensão dos textos de problemas matemáticos. Psiclínica. ISBN: 9789898176837

Patriarca, S., Figueira, A. P. (2019). O meu livro das Profissões. Psiclínica. ISBN: 9789898176806

Figueira, A. P., Pinto, M. A. (2018). Consciência Metalinguística. teoria, desenvolvimento e instrumentos de avaliação. Psiclínica. ISBN: 9789898176622

Capítulos de Livro de Edição Nacional

Não foram encontrados artigos.

Artigos em Revistas Indexadas | Scopus e/ou WoS

Couceiro, A. P. C. (2023). Psychoeducational module on Neurocognitive impairments – Mild and Severe. Module of the neuropsychological intervention program for the elderly, REHACOG. Estudos de Psicologia (Campinas), 40. DOI: https://doi.org/10.1590/1982-0275202340e210071

Couceiro Figueira, A. P., Gameiro, P., Ribeiro, Celia. (2020). Metalinguistic awareness in 9 year-old Portuguese children: a pilot study with the Portuguese THAM-2. Rivista di psicolinguistica applicata, XX(1): 45-61. DOI: 10.19272/202007701003

Figueira, A. P. M. C. C., & Pinto, M. A. (2020). O que serão os tham’s? Avaliar/intervir a consciência metalinguística. Práxis Educacional, 16(38), 352-364. DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v16i38.6013

Artigos em Revistas

Figueira, A. P., Antunes, C., Ribeiro, C. (2024). Mesmo com/em covid, as crianças compreendem: estudo como o tcm. Revista INFAD De Psicología. International Journal of Developmental and Educational Psychology, 1(2), 123–128. DOI: https://doi.org/10.17060/ijodaep.2023.n2.v1.2583

Santana, A. P., Figueira, A. P. (2023). Avaliação dinâmica: encontros e desencontros na educação inclusiva. Teias, 24(73), 70-84. DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2024.73979

Vieira, D., Figueira, A. P. C. (2023). Autism spectrum disorder-from genetics to intervention. Journal of Microbiology & Experimentation, 11(4), 115‒118. DOI: 10.15406/jmen.2023.11.00398

Figueira, A. P. C. (2021). Compreensão da linguagem figurativa. Avaliar e intervir: dois recursos. International Journal of Developmental and Educational Psychology: INFAD Revista de Psicología, 2(1), 315-317. Retrieved from https://dehesa.unex.es/bitstream/10662/14206/1/0214-9877_2021_2_1_315.pdf

Lopes Neta, N., Figueira, A. P. (2021). A violência simbólica contra os alunos em vulnerabilidade social durante a pandemia. Revista Tópicos Educacionais, 27(1), 22-34. DOI: https://doi.org/10.51359/2448-0215.2021.250234

Figueira, A. P. C., Rita, S. S. (2020). Consciência metalinguística analisada com o THAM-3: Estudo com adultos portugueses. Psicologia, Educação e Cultura, XX IV(1), 47-67. Retrieved from https://comum.rcaap.pt/bitstream/10400.26/32381/1/PEC%20Maio%202020.pdf

Figueira, A. P. C. (2019). Dynamic assessment/intervention its gross balue. Neuro Research, 1(1), 5. DOI: https://doi.org/10.35702/nrj.10005

Figueira, A. P. C., (2019). The Portuguese Version of Neuropsychological Intervention Program RECHACOG. Journal of Community Medicine and Health Research, 1(1), 102. DOI: https://doi.org/10.36266/JCMHR/102

Figueira, A. P. C., & Ferreira, T. (2019). A linguagem figurativa, compreensão e expressão. Estudo comparativo: alunos de classe regular e alunos referenciados com necessidades educativas especiais. Gestão e Desenvolvimento, (27), 197-210. DOI: https://doi.org/10.7559/gestaoedesenvolvimento.2019.381

Figueira, A. P. C., & Rocha, F. (2019). Potenciar a atenção/concentração pelo REHACOG. Gestão E Desenvolvimento, (27), 315-335. DOI: https://doi.org/10.7559/gestaoedesenvolvimento.2019.386

Figueira, A. P. C., Pinto, A., Ribeiro, R. (2019). The Tham’s, Portuguese Version of Mat’s – Assessment/Intervention Metalinguistic Awareness Resource. Journal of Community Medicine and Health Research, 1(1), 101. DOI: https://doi.org/10.36266/JCMHR/101

Figueira, A. P. C., Pinto, M. A., Ribeiro, C. (2019). If you don’t know, why don’t you ask? What are the THAM’s?. Psychology & Psychological Research International Journal, 4(5), 000224. DOI: 10.23880/pprij-16000224

Figueira, A. P., Ribeiro, C., Campos, S. (2019). The psychological intervention with Young People: Educational perspective. Archives of Neurology and Neuro Disorders, 2(1), 9-15. DOI: 10.22259/2638-504X.0201003 . Retrieved from https://www.sryahwapublications.com/archives-of-neurology-and-neuro-disorders/pdf/v2-i1/3.pdf

Couceiro, A. P. (2018). Avaliação/Intervenção Dinâmica: o seu valor interno bruto (VIB). Educação e Realidade, 43(1). DOI: https://doi.org/10.1590/2175-623661470

Figueira, A. P. C., Rodrigues, R. C. (2018). (Ex)pressões dramáticas no desenvolvimento: um estudo sobre as representações de alunos, pais e docentes acerca dos benefícios da expressão dramática. Repertório, 21(30), 333-364. Retrieved from https://periodicos.ufba.br/index.php/revteatro/citationstylelanguage/get/harvard-cite-them-right?submissionId=20665&publicationId=16941

Lobo, R., Figueira, A. P. C. (2018). Bateria SICOLE-R: Versão portuguesa para avaliação dos processos cognitivos envolvidos na leitura. Revista psicologia, educação e cultura, 22(1), 309-316. Retrieved from https://comum.rcaap.pt/bitstream/10400.26/23077/1/PEC%20maio%2018.pdf

Neta, N. A. L., Figueira, A. P. C., Bidarra, M. G. A. (2018). Representações sociais: Zona muda. Contributos do Modelo de Estratégia Argumentativa. Revista Educação e Cultura Contemporânea, 15(38), 375-387. Retrieved from http://periodicos.estacio.br/index.php/reeduc/article/viewArticle/1172

Rodrigues, A. Ribeiro, C., Figueira, A. P. C. (2018). Perturbación del Aprendizaje Específico con déficit en Lectura en alumnos de 1º y 2º ciclo de enseñanza básica. Profesores de educación especial y padres en colaboración. Revista Iberoamericana de Educacion, 78(2), 97-121. DOI: https://doi.org/10.35362/rie7823182.

PROJETOS
Projetos internos
Scroll to Top