Sara Mónico Lopes
POLITÉCNICO DE LEIRIA • 0000-0002-6607-9677 | 3517-B12B-D0F3
PRODUÇÃO CIENTÍFICA
Oliveira, Z., Lopes, S. (2023). A importância da intervenção na capacitação e envolvimento de jovens na sociedade. In J. Sousa, M. J. Santos, L. G. Magueta, M. S. P. Lopes, L. Brites (Coords), Emoções, Artes e Intervenção: crianças e jovens em risco (pp.67-82). Coimbra, Portugal: Edições Almedina, S.A. Retrieved from https://iconline.ipleiria.pt/bitstream/10400.8/8457/1
Bento, S., Lopes, S. M. (2022). Contributos dos programas de educação ao longo da vida no exercício de uma cidadania ambiental ativa e sustentável. In S. M. Lopes, J. G. Sousa (Eds.), O lugar da educação ao longo da vida, das práticas e dos intervenientes num mundo em (trans)formação (pp. 255-275). Coimbra, Portugal: Almedina. ISBN 978-989-40-0790-6
Neto, F., Lopes, S., Pimentel, L. (2022). A aprendizagem da língua inglesa como oportunidade de inclusão e participação dos seniores na sociedade. In C. Mangas & J. Sousa (Coord.), Educação inclusiva e acessível: oportunidades e sinergias (pp. 169-188). Almedina.
Pimentel, L., Lopes, S., Maurício, C. (2022). Modelo inovador e inclusivo de aprendizagem para seniores no ensino superior: o exemplo do Programa 60+. In C. Mangas & J. Sousa (Coord.), Educação inclusiva e acessível: oportunidades e sinergias (pp. 151-167). Almedina.
Lopes, S. M., Beato, I., Pimentel, L. & Maurício, C. S. (2021). The adaptation to distance learning contexts by senior students of a Portuguese higher education institution, in a pandemic environment | A adaptação a contextos de ensino a distância por estudantes seniores de uma instituição de ensino superior Portuguesa, numa conjuntura pandémica. Revista Conhecimento Online, 1(2021), 193-215. DOI: 10.25112/rco.v1i0.2407
Savvides, N., Milhano, S., Mangas, C., Freire, C. & Lopes, S. (2021). Failures in a failing education system: comparing structural and institutional risk factors to early leaving in England and Portugal. Journal of Education and Work, 34(7-8), 789-809. DOI: 10.1080/13639080.2021.2002831
Mangas, C., Lopes, S., Ferreira, P., Beato, I. (2019). Accessing higher education after 23 years old: Opportunities and motivations. Cadernos de Pesquisa, 49(172), 36-52. DOI: https://doi.org/10.1590/198053145943
Lopes, S., Sousa, J., Barreto, A. (2023). Educação Permanente, Intervenções e Desenvolvimentos, no Ensino Superior. Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade, 32(70), 32-48. Retrieved from http://educa.fcc.org.br/pdf/faeeba/v32n70/pt_2358-0194-faeeba-32-70-0032.pdf
Pimentel, L., Pedrosa, B., Rodrigues, C., Maurício, C., Nobre, C., Santos, F., Gamboa, M. J., & Lopes, S. M. (2021). Projeto EN ‐ RED ‐ VERSAD@S – clube de poesia on ‐ line – relato de uma experiência de utilização de um blogue por seniores portugueses e espanhóis. Estudos Interdisciplinares Sobre O Envelhecimento, 25(3). DOI: https://doi.org/10.22456/2316-2171.118139
Beato, I., Ferreira, P., Lopes, S. M., Mangas, C. (2020). Ensino Superior depois dos 23 anos: capacitação pessoal, social e profissional. Revista Contemporânea de Educação. 15(33), 236-255. https://doi.org/10.20500/v15i33.30195
Pimentel, L., Lopes, S., Pedrosa, B., Maurício, C. (2019). Da multigeracionalidade à intergeracionalidade: refletindo sobre a aprendizagem intergeracional no ensino superior. Revista INFAD De Psicología. International Journal of Developmental and Educational Psychology, 3(2), 307–322. DOI: https://doi.org/10.17060/ijodaep.2019.n2.v2.1921
Santos, V., Lopes, S. M. & Lobão, C. (2018). O contributo da Universidade Sénior de Pombal na promoção do envelhecimento ativo dos seus estudantes. Res Net Health 4, 1-4.