Maria José Gamboa

Maria José Nascimento Silva Gamboa

POLITÉCNICO DE LEIRIA • 0000-0003-3273-4773 | 2111-DB4D-0F69

PRODUÇÃO CIENTÍFICA

Livros de Edição Internacional

Não foram encontrados artigos.

Capítulos de Livro de Edição Internacional

Gamboa, M. J. (2021). Prefácio. In A. L. Taufer, P. B. Custódio, W. Ramos (Org.), Mediação de leitura literária e formação de leitores: Ensino Fundamental I (Vol. I). Judiaí: Paco Editorial ISBN: 9786558402107

Livros de Edição Nacional

Não foram encontrados artigos.

Capítulos de Livro de Edição Nacional

Henriques, C., Felizardo, A., leal, R. Gamboa, M. J. (2023). Exploração da história A Lagartinha Muito Comilona: uma proposta integradora na educação pré-escolar. In Oliveira, A. M. Proença, H. Menino, J. Amoroso, M. J. Gamboa, R. Leal (Eds.), Didáticas no Jardim de Infância – Propostas de Integração curricular na formação de educadores (pp71-92). Escola Superior de Educação e Ciências Sociais de Leiria.

Menezes, C., Gamboa, M. J., Oliveira, M. (2023). A leitura em jovens do ensino superior: cartografia de oportunidades e riscos. In J. Sousa, M. J. Santos, L. G. Magueta, M. S. P. Lopes, L. Brites (Coords.), Emoções, Artes e Intervenção: crianças e jovens em risco (pp.343-363). Coimbra, Portugal: Edições Almedina, S.A. Retrieved from https://iconline.ipleiria.pt/bitstream/10400.8/84570em%20risco_DL.pdf

Pitau, J. Santos, T., Menino, H. Gamboa, M. J. (2023). Aprendizagens matemáticas no contexto de uma experiência integradora em jardim de infância. In Oliveira, A. M. Proença, H. Menino, J. Amoroso, M. J. Gamboa, R. leal (Eds.), Didáticas no Jardim de Infância – Propostas de Integração curricular na formação de educadores (pp. 93-109). Escola Superior de Educação e Ciências Sociais de Leiria

Oliveira, M., Proença, A. P., Menino, H., Reis, S., Amoroso, J. P., Leal, R., Gamboa, M. J., Leal, R. (2023). Por uma abordagem integradora da didática no Jardim de Infância. In Didáticas no Jardim de Infância. Propostas de Integração Curricular na Formação de Educadores (pp. 12-17). Leiria: Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Leiria

Martins, D., Mesquita, N., Gamboa, M. J. (2022). Príncipes e princesas… castelos e dragões. In M. Oliveira, M. Rodrigues, S. Milhano (Orgs.), A voz e agência da criança – abordagem de projeto na formação de educadores de infância. Leiria, Portugal: Associação de Profissionais de Educação de Infância & Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Leiria. ISBN: 978-989-8797-83-4

Rodrigues, R., Bugalhão, T., Gamboa, M. J. (2022). Crescer e aprender com as sementes. Uma aventura nos trilhos da germinação. In M. Oliveira, M. Rodrigues, S. Milhano (Orgs.), A voz e agência da criança – abordagem de projeto na formação de educadores de infância. Leiria, Portugal: Associação de Profissionais de Educação de Infância & Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Leiria. ISBN: 978-989-8797-83-4

Martins, D., Mesquita, N., Castro, M., Gamboa, M. J. (2022). Projeto I – Príncipes e Princesas… Castelos e Dragões. In M. Oliveira, M. Rodrigues, S. Milhano (Orgs.), A voz e a agência da criança: Abordagem de Projeto na Formação de Educadores de Infância (pp. 19-32). Associação de Profissionais de Educação de Infância Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Leiria. DOI: https://doi.org/10.25766/7016-ax18

Menezes, C. & Gamboa, M. J. (2021). Entre o impacto da pandemia na cultura e o impacto da cultuta na pandemia: Narrativas jornalísticas sobre o sector cultural em tempos de covid-19. In J. Sousa, M. J. Santos, L. Magueta, M. Lopes, L. Brites (Coord.), Emoções, Artes e Intervenção – Perspetivas Multidisciplinares (pp. 225-239). Portugal: Almedina. ISBN: 978-989-40-0182-9

Artigos em Revistas Indexadas | Scopus e/ou WoS

Menezes, C., Gamboa, M. J., & Oliveira, M. (2024). Leituras transmedia: o podcast na construção de comunidades leitoras. In Revista Conhecimento Online: 4.ª Conferência Internacional Emoções, Artes e Intervenção, 2. https://doi.org/10.25112/rco.v2.3866

Artigos em Revistas

Tavares Pitau, J., & Gamboa, M. J. (2024). Descubriendo la naturaleza para protegerla mejor – Un proyecto de aprendizaje por Metodología de Proyectos. Educación, 33(64), 202-220. https://doi.org/10.18800/educacion.202401.A005

Gamboa, M. J. (2023). Literacia crítica, literatura e formação inicial de professores do 1.º ciclo do ensino básico: educar para a construção de uma cidadania crítica. Aprender. Revista da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, 46, 32-45. DOI: https://doi.org/10.58041/aprender.199

Martins, D. F. da C., Mesquita, N. A. P., & Gamboa, M. J. N. S. (2021). Aprender y crecer con STEAM: una experiencia de diseño en el jardín de infancia. Didacticae: Revista De Investigación En Didácticas Específicas, (10), 21–36. DOI: 10.1344/did.2021.10.21-36

Menezes, C., Gamboa, M. J., Brites, L., & Oliveira, M. (2021). Dez minutos de conversa: Podcasting como recurso de formação multidimensional. Comunicação Pública, 16(31). DOI: 10.34629/cpublica.65

Mesquita, N., Martins, D. & Gamboa, M. J. (2021). Desenvolver o pensamento crítico em jardim de infância com e através de recursos digitais. Revista Iberoamericana de Educación, 85(1), 101-116. DOI: 10.35362/rie8513984

Pimentel, L., Pedrosa, B., Rodrigues, C., Maurício, C., Nobre, C., Santos, F., Gamboa, M. J., & Lopes, S. M. (2021). Projeto EN ‐ RED ‐ VERSAD@S – clube de poesia on ‐ line – relato de uma experiência de utilização de um blogue por seniores portugueses e espanhóis. Estudos Interdisciplinares Sobre O Envelhecimento, 25(3). DOI: https://doi.org/10.22456/2316-2171.118139

PROJETOS
Não foram encontrados artigos.
Projetos internos
Scroll to Top