Lina Maria Amador Brunheira Assunção
INSTITUTO POLITÉCNICO DE LISBOA • Escola Superior de Educação • 0000-0002-5027-1867 | 6711-F603-EFEB
SCIENTIFIC PRODUCTION
Santos E. L. Martins I. Serra S. Brunheira L. (2023). Aprendizagens Essenciais em Matemática para o Ensino Básico – Coletânea de tarefas 6.º ano de escolaridade.
Almeida P. Brunheira L. Sarreira P. (2022). A resolução de problemas no ensino da matemática e das ciências físicas e naturais. In Dias A. Loureiro C. Práticas de Integração Curricular nos 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico. (pp. 115-144). Escola Superior de Educação de Lisboa Instituto Politécnico de Lisboa. https://doi.org/10.34629/ipl.eselx.cap.livros.161
Brunheira L. Serrazina L. Rodrigues M. (2022). Preservice and In-Service Primary Teachers’ Knowledge of Mathematical Reasoning Processes in the Context of a Geometry Task. Acta Scientiae 24(8) 567-591. DOI: https://doi.org/10.17648/acta.scientiae.7122
Rodrigues M. Brunheira L. Serrazina L. (2021). A framework for prospective primary teachers knowledge of mathematical reasoning processes. International Journal of Educational Research 107 101750. DOI: https://doi.org/10.1016/j.ijer.2021.101750
Brunheira L. & Ponte J. P. (2019). From the classification of quadrilaterals to the classification of prisms: An experiment with prospective teachers. Journal of Mathematical Behavior 53 65-80. Doi: https://doi.org/10.1016/j.jmathb.2018.06.004
Brunheira L. & Ponte J. P. (2019). Justificando generalizações geométricas na formação inicial de professores dos primeiros anos. Bolema: Boletim de Educação Matemática 33(66) 88-108. doi: http://dx.doi.org/10.1590/1980-4415v33n63a05
Brunheira L. Cruz Almeida P. (2024). Mapeamento de competências nas Aprendizagens Essenciais de Matemática para o 1.º ciclo. Educação e Matemática 171 39-43. https://em.apm.pt/index.php/em/article/view/2950
Brunheira L. (2022). Representações no ensino e aprendizagem da geometria – potencialidades e desafios. Educação e Matemática 166 57-61. Retrieved from https://em.apm.pt/index.php/em/article/view/2836
Brunheira L. (2020). Raciocínio espacial e pensamento algébrico: o estabelecimento de conexões na formação inicial de professores. Da Investigação às Práticas: Estudos De Natureza Educacional 10(2) 69-89. DOI: https://doi.org/10.25757/invep.v10i2.208
Brunheira L. & Ponte J. P. (2018). Desenvolvendo o raciocínio espacial na formação inicial de professores dos primeiros anos. Zetetiké 26(3) 464-485. doi: http://dx.doi.org/10.20396/zet.v26i3.8652882