Antonino Pereira

Antonino Manuel de Almeida Pereira [coordenador CI&DEI]

POLITÉCNICO DE VISEU • Escola Superior de Educação • 0000-0002-3088-8413 | 3F1A-82A9-79DA

PRODUÇÃO CIENTÍFICA

Livros de Edição Internacional

Junior, R. R., Silva, R. & Pereira, A. (2021). Sport and social inclusion in contexts of vulnerability: an ethnographic approach. Belo Horizonte, Brasil: Editora Dialética. ISBN: 9786559563036

Capítulos de Livro de Edição Internacional

Auzani, A.S., Leonido, L., Pereira, A., Morgado, E. G. (2024). Innovation and Creativity in Extension Projects: The Role of Art in UTFPR Engineering Courses. In C. Silva, S. Silva, D. Mota, P. Peres (Eds.), Smart Learning Solutions for Sustainable Societies. Lecture Notes in Educational Technology (pp. 203-217). Springer, Singapore. https://doi.org/10.1007/978-981-97-0661-7_15

Pereira, A., Figueiredo, A., Mendes, F. (2024). Implementation of educational adaptations. In A. Leiva-Arcas, M. J. Maciá-Andreu, R. Vaquero-Cristóbal, M. D. Nadal, L. Meroño (Eds.), Beyond barriers: Fostering social inclusion through dual career for student-athletes with disabilities (pp. 73-89). Editorial Aula Magna, 2024. McGraw-Hill Interamericana de España S.L.

Pereira, A., Figueiredo, A., Mendes, F. (2023). Individual inclusion, mentoring and single needs. In T. Comyns, H. Ege (Eds.), European Handbook “Para-Limits, Dual Career, Disability And Sport” (pp. 79-94). Murcia, Espanha: Universidad Católica San Antonio de Murcia.

Pereira, A., Mendes, F., Figueiredo, A. (2023). Governance in sports organizations: a gender approach. In S. Amin, O. Mbah, A. Mateo-Orcajada, M. Albaladejo-Saura, R. Vaquero-Cristóbal (Eds.), European handbook for gender Equality, equity, inclusion in sport: A perspective through the Erasmus + women-up project. Madrid, Espanha: Editorial DYKINSON, S.L.. DOI: 10.14679/2213

Coelho, E., Nogueira, A.R., Gomes, I., Fonseca, S. & Pereira, A. (2021). (Des)motivação dos docentes de educação física: Um estudo na ilha terceira – Açores (Portugal). In P. A. Cavalcanti (Org.), Educação: Teorias, Métodos e Perspectivas (vol I, pp. 45-54). Brasil: Editora Artemis. DOI: 10.37572/EdArt_1704213095

Livros de Edição Nacional

Pereira, A. & Garcia, R. P. (2021). Ética no Desporto. Desafios atuais e futuros. Portugal: Instituto Português do Desporto e Juventude e Edições Afrontamento.

Pereira, A., Celestino, T. (2019). Mário Trindade: História de vida de um atleta paralímpico de excelência. Portugal: Comité Paralímpico de Portugal. ISBN 978-989-97990-1-1

Capítulos de Livro de Edição Nacional

Pereira, A., Garcia, R. (2023). A ética, o desporto e os progressos científicos e tecnológicos. In R. Garcia (Ed.), Questões em aberto na ética desportiva (pp. 125-137). Porto: Quântica Editora.

Pereira, A. (2023). A narrativa do desporto pelos pais dos jovens atletas. O conto dos pais: um apelo à dedicação. In R. Garcia, A. M. Mestre (Eds.), Contributo para um direito centrado na ética do desporto (pp. 195-208). Porto: Afrontamento.

Duque, R., Pereira, A., Quaresma, L., Gonçalves, F. (2018). Ocupação do Tempo de Lazer e Prática de Atividades de Natureza: Relação do Bem-Estar, Lazer e Saúde. In Petrica, J., Paulo, R., Serrano, J., Silva, N. (Eds.), Abordagens sobre desporto de natureza (pp. 179-199). Idanha-a-Nova: Câmara Municipal de Idanha-a-Nova. ISBN 978-989-8936-02-8.

Celestino, C., Pereira, A. (2018). Orientação: Uma Opção na Promoção de Estilos de Vida Ativos. In Petrica, J., Serrano, J., Faustino, A. et al. (Eds.), Abordagens sobre desporto de natureza (pp. 31-40). Idanha-a-Nova: Câmara Municipal de Idanha-a-Nova. ISBN 978-989-8936-02-8.

Celestino, C., Pereira, A. (2018). Orientação: um Desporto de Inclusão. In Petrica, J., Serrano, J., Faustino, A. et al. (Eds.), Desporto Adaptado (pp. 83-91). Idanha-a-Nova: Câmara Municipal de Idanha-a-Nova. ISBN 978-989-8936-04-2.

Artigos em Revistas Indexadas | Scopus e/ou WoS

Vaquero-Cristóbal, R., Mateo-Orcajada, A., Ekmekçi̇, Y. A. D., Pereira, A., Amin, S., Meroño, L., González-Gálvez, N., Ballı, Ö. M., Mendes, F., Mbah, O., Abenza-Cano, L., Leiva-Arcas, A., Doğan, Y. İ., Figueiredo, A., Ponce-Ramírez, C. M., Esparza-Ros, F., Albaladejo-Saura, M. (2024). Gender equity in sport from the perspective of European women athletes and sport managers, physical education teachers and sport coaches. Frontiers in Psychology, 15. https://doi.org/10.3389/fpsyg.2024.1419578

Pereira, A. M. de A., Silva, M. I., Celestino, T. F. S., Sarmento, H. M. B., & Leitão, J. C. G. C. (2023). Factores que influyen en la excelencia deportiva: un estudio centrado en atletas brasileños con medallas olímpicas(Factors influencing sport excellence: a study focused on Brazilian athletes olympic medal winners). Retos, 47, 539–546. https://doi.org/10.47197/retos.v47.95730

Pereira, A. M. A., Leitão, J., Celestino, T., Sarmento, H., & Silva, M. I. (2023). Determinantes para la excelencia deportiva: estudio centrado en profesores de educación física brasileños. Retos, 49, 54–60. https://doi.org/10.47197/retos.v49.97929

Pereira, A. M. A., Celestino, T. F. de S., & Ribeiro, E. do R. J. (2023). Determinantes para una Educación Física Inclusiva: percepción de un grupo de docentes especialistas en inclusión (Determinants for an Inclusive Physical Education: perception of a group of specialist teachers in inclusion). Retos, 47, 282–291. https://doi.org/10.47197/retos.v47.94755

Marracho, P., Rocha , E. M. T. C. C., Pereira, A. M. A., & Nery, M. V. G. (2023). Comportamientos de maltrato en la relación Deportista-entrenador (Mistreatment behaviours in the Athlete-coach relationship). Retos, 50, 790-798. https://doi.org/10.47197/retos.v50.98143

Leonido, L., Pereira, A., Mendes, L., Rodrigues, J. B., Morgado, E. M. G. (2023). Art Education: Two Decades of Creation, Evaluation and Application of an Interdisciplinary Method of Artistic Literacy. Education Sciences, 13(6), 589. http://dx.doi.org/10.3390/educsci13060589

Celestino, T., Ribeiro, E., Morgado, E. G., Leonido, L., Pereira, A. (2023). Physical Education Teachers’ Representations of Their Training to Promote the Inclusion of Students with Disabilities. Education Sciences, 14(1), 49. http://dx.doi.org/10.3390/educsci14010049

Maciá-Andreu, M. J., Vaquero-Cristóbal, R., Meroño, L., Abenza-Cano, L., García-Roca, J. A., Cánovas-Álvarez, F. J., Díaz-Aroca, A., Capranica, L., Stanescu, M., Pereira, A., Doupona, M., Mendes, F., Figueiredo, A., Isidori, E., Sánchez-Pato, A., Leiva-Arcas, A. (2023). Self-perception of dual career barriers and athletic identity in student-athletes with disabilities according to disability type and level of professionalization. Scientific Reports, 13, 20531. https://doi.org/10.1038/s41598-023-47881-4

Celestino, T., Pereira, A., & Ribeiro, E. (2022). Formação de professores de educação física para a inclusão: representações de professores universitários. Cadernos de Educação Tecnologia e Sociedade, 15(se1), Artigo se1. https://doi.org/10.14571/brajets.v15.nse1.47-64

Auzani, A., Silva, L. L., Morgado, E. M., Pereira, A. (2022). A arte e o processo criativo na formação de engenheiros: estudo centrado na UTFPR, Brasil. Cadernos de Educação Tecnologia e Sociedade, 15(se1), 199-213. http://dx.doi.org/10.14571/brajets.v15.nse1.199-213

Auzani, A. S., Fernandes da Silva, L. L., Pereira, A., Morgado, M. G. (2022). Artistic-Cultural Perspectives in Technical-Professional Training at UTFPR-Brazil. Motricidade, 18(4), 1-8. https://revistas.rcaap.pt/motricidade/article/view/25790/19781.

Marracho, P., Pereira, A., Nery, M., Rosado, A. & Coelho, E. (2021). Is young athletes’ bullying behaviour different in team, combat or individual sports?. Motricidade 17(1), 70-78. DOI: 10.6063/MOTRICIDADE.21129

Marracho, P., Coelho, E., Pereira, A., Nery, M. & Rosado, A. (2021). Young people and bullying in sports—Exploratory research in an inland Northern region of Portugal. Journal of Physical Education and Sport, 21(4), 1904-1912.

Marracho, P., Coelho, E., Nery, M. & Pereira, A. (2021). Comportamentos de bullying em jovens praticantes de desporto (Bullying behaviours in young athletes). Retos, 42, 861-871. DOI: 10.47197/retos.v42i0.87189.

Celestino, T. F. de S., Leitão, J. C. G. de C., & Pereira, A. M. de A. (2019). Determinantes para a excelência na Orientação: as representações de treinadores e atletas de elite. Retos, 35, 91–96. https://doi.org/10.47197/retos.v0i35.59118

Sarmento, H., Anguera, M.T., Pereira, A., Araújo, D. (2018). Talent Identification and Development in Male Football: A Systematic Review. Sports Medicine, 48, 907-931. https://doi.org/10.1007/s40279-017-0851-7

Artigos em Revistas

Rocha, P. G. L., Simim, M. A. M., Pereira, A., Aranha, Á. (2024). A prática da capoeira modifica a noção de corpo de pessoas com deficiência intelectual?. Conexões. https://doi.org/10.20396/conex.v21i00.8674547

Rocha, P., Pereira, A., Simim, M., Aranha, Á. (2023). The neuropsychomotor impact of capoeira on people with intellectual disabilities: a case study. Journal of Sport Pedagogy & Research, 9(2), 33-40. http://dx.doi.org/10.47863/vkmw6194

Franca, F., Pereira, A., Leitão, J., Costa, R., Silva, M. (2022). Fatores determinantes para a excelência no vôlei de praia: representações de atletas de elite. Motrivivência, 34(65), 01-18. https://doi.org/10.5007/2175-8042.2022.e84706.

Celestino, T., Pereira, A., Ribeiro, E. (2022). Towards an Inclusive Ethics in Physical Education. The Scientific Journal of the FPDD – Sport and Physical Activity for All, 8(8), 6-12. https://fpdd.org/wp-content/uploads/2022/12/2_ID512022_Celestino-et-al_versa%E2%95%A0ao-final.pdf

Celestino, T., Pereira, A., Ribeiro, E. (2022). Perspetivas éticas de professores portugueses do ensino básico e secundário perante a inclusão em Educação Física. Journal of Sport Pedagogy and Research, 8(2):24-31. DOI: 10.47863/BUTT4533

Pereira, A. (2021). Desporto e a busca da condição humana. Olimpianos – Journal of Olympic Studies 5, 59-78. http://dx.doi.org/10.30937/2526-6314.v5.id125

Lima, E., Leitão, J. C., Alencar, D., Fillho, J. B., Pereira, A. (2021). A excelência no desporto paralímpico brasileiro: um estudo de caso. Coleção Pesquisa em Educação Física, 20(01), 7-14. Retrieved from https://repositorio.ipv.pt/bitstream/10400.19/6751/1/05449d1e1597ec1ba080c7d69c2f852b.pdf

Celestino, T., Pereira, A., Ribeiro, E. (2021). Perfil do Professor de Educação Física Inclusivo: Contributos para uma reflexão. Journal of Sport Pedogogy & Research, 7(4), 14-22. DOI: 10.47863/GNQX7442

Alencar, D. L., Leitão, J. C. G. C., Oliveira, A. R. C., Lima, D. L. F., Pereira, A. M. A. (2020). O contributo do associativismo para a valorização da educação física no estado do Ceará – Brasil. Coleção Pesquisa em Educação Física, 19(01), 61-69. Retrieved from https://docplayer.com.br/192873905-O-contributo-do-associativismo-para-a-valorizacao-da-educacao-fisica-no-estado-do-ceara-brasil.html

Celestino, T., Pereira, A. (2019). A Inclusão e a Formação de Professores de Educação Física: um estudo exploratório. Desporto e atividade física para todos, 5(5), 49-54. https://fpdd.org/wp-content/uploads/2019/12/6_Paper-6-pa%CC%81ginas-49-a-54.pdf

Gonçalves, F., Lima, R., Garrido, N., Mendes, F., Pereira, A., Figueiredo, A., & Albuquerque, A. (2018). Processos cognitivos para a escolha da avaliação na regulação do ensino. Revista Sul-Americana De Psicologia, 6(1), 68–83. Retrieved from http://ediciones.ucsh.cl/index.php/RSAP/article/view/1711

Celestino, T., Pereira, A. (2018). Em busca da excelência no desporto adaptado: um estudo de caso. Desporto e atividade física para todos, 4(1), 25-37. https://fpdd.org/wp-content/uploads/2019/01/Em-busca-da-excel%C3%AAncia-no-desporto-adaptado-um-estudo-de-caso.pdf

Rossi Junior, R., Pereira, A., Alencar, R. de, Rossi, M. S., & Azevêdo, P. H. (2018). A fundação de apoio e mobilização social (FAMFS), o esporte e a inclusão social. Revista Brasileira de Educação Física E Esporte, 32(4), 483-495. Doi: 10.11606/issn.1981-4690.v32i4p483-495

PROJETOS
Projetos internos
Scroll to Top