O CI&DEI

O Centro de Estudos em Educação e Inovação (CI&DEI), avaliado com a classificação de Bom no presente ciclo avaliativo pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia, foi criado em 2017 com o intuito de fomentar investigação de qualidade no domínio da educação.

O CI&DEI é uma Unidade de Investigação e Desenvolvimento (UI&D) que integra o Instituto Politécnico de Viseu (IPV) (Instituição de gestão principal), o Instituto Politécnico da Guarda (IPG) e o Instituto Politécnico de Leiria (IPL) (Instituições de gestão).

Atualmente, possui mais de uma centena de investigadores integrados, divididos em equipas multidisciplinares organizadas em 5 linhas de investigação.

MISSÃO

Desenvolver a investigação em educação, assumindo-se como uma estrutura organizativa de coordenação e apoio aos projetos de investigação e de intervenção socioeducativa.

Incentivar atividades interdisciplinares de investigação em rede, através da utilização de diversas tecnologias de informação e comunicação, a fim de desenvolver a cooperação integrada dos seus investigadores, estabelecer uma interface de transferência de conhecimento e tecnologia, promover a ciência e a cultura, bem como a prestação de serviços à comunidade.

DIRETRIZES ESTRATÉGICAS

trending_flat Aproximação à comunidade
trending_flat Aumento da produção científica indexada
trending_flat Melhoria da qualidade do ensino e da articulação formação/investigação

A atividade científica desenvolvida assume, tendencialmente, uma perspetiva de investigação aplicada, em consonância com a missão do ensino superior politécnico, contribuindo para o fortalecimento de redes e parcerias, seja com a região, seja ao nível internacional.

Constitui objetivo estratégico do CI&DEI, reforçar as linhas de investigação com um enfoque abrangente sobre os grandes debates contemporâneos da educação ao nível da inovação pedagógica, da educação para a equidade e inclusão, do sucesso académico e promoção da cidadania num contexto de lifelong learning.

OBJETIVOS

trending_flat Desenvolver atividades de investigação nos vários domínios da educação, com particular ênfase na investigação aplicada
trending_flat Promover a cooperação e intercâmbio interinstitucional, tendo em vista a internacionalização da investigação e o desenvolvimento de projetos de I&D transversais
trending_flat Fomentar a inovação pedagógica e a qualidade em educação
trending_flat Contribuir para a atualização dos processos de formação dos agentes de educação
trending_flat Apoiar o desenvolvimento de competências empreendedoras
trending_flat Promover o conhecimento e a integração das TIC em vários contextos de ensino-aprendizagem
trending_flat Produzir conhecimento passível de gerar mudanças educativas e sociais numa perspetiva de promoção da equidade e inclusão
trending_flat Permitir que os alunos dos politécnicos participem em projetos de I&D, conduzindo a um aumento da produção científica
trending_flat Aumentar a produção científica dos investigadores do CI&DEI e possibilitar a sua constante atualização
trending_flat Promover o emprego científico

Scroll to Top