PROJ/I&DI/CI&DEI/010 | ADAPTAÇÃO E SUCESSO ACADÉMICO NO ENSINO SUPERIOR: A “VOZ” DOS ESTUDANTES

Duração: 2022 – 2023

Sofia Campos

Ana Paula Cardoso
Manuela Ferreira
Hélia Pinto
Graça Seco
Andreia Pereira
Leandro Almeida
Maria Adelina Guisande
Joaquim Ferreira
Sofia Campos

UI&D: CI&DEI

A entrada no Ensino Superior (ES) representa um período determinante e transformacional na vida de estudantes jovens-adultos. É um marco na sua vivência muitas vezes associado à “passagem” para a vida adulta, uma vez que muitos destes estudantes adquirem uma maior autonomia, um maior peso de responsabilidades pessoais e académicas, e uma maior necessidade de flexibilização e gestão da sua nova rotina. Com isto, os estudantes debatem-se muitas vezes com diferentes constrangimentos decorrentes destas mudanças, podendo influenciar a sua transição e a adaptação ao ES. Assume-se, portanto, que diferentes fatores poderão condicionar este delicado processo, com possíveis repercussões no seu sucesso académico, na sua vida pessoal e nas suas relações interpessoais. Dada a relevância social e académicas desta problemática, o presente estudo pretende “ouvir” os estudantes do ES, mais concretamente do 1º ano de licenciatura, afim de apurar as dificuldades, nos diferentes domínios, com que os estudantes lidam neste período de adaptação e transição entre o ensino secundário e o ensino superior, quais as suas estratégias emocionais e coping, quais os métodos de ensino-aprendizagem preferenciais, quais os serviços institucionais e atividades extracurriculares valorizados, quais as expetativas face ao ES e ao seu futuro profissional entre outros. Esta abordagem holística pretende um entendimento in-depth destas problemáticas sob a perspetiva dos estudantes do ES.