PROJ/I&DI/CI&DEI/002 | LITERACIA MEDIÁTICA NO ENSINO BÁSICO

Catarina Menezes
Marta Oliveira

UI&D: CI&DEI

O projeto Literacia Mediática no Ensino Básico – destinado a professores do 1.º CEB, alunos e famílias, centra-se na área da literacia mediática e da educação para os media.
O projeto desenvolve-se no quadro teórico dos Novos Estudos de Literacia (Gee, 2000; New London Group, 2000; Street, 2001) e dos modelos pedagógicos da literacia crítica (Comber, 2001; Freebody, 2008; Pereira, 2009) – em particular da literacia para os media (Brites, M. J., Amaral, I. e Silva, M.T., 2019; Kellner, D. & Share, J., 2019; Pereira et al, 2014) – e visa, num paradigma de investigação-ação, estudar e agir sobre os contextos educativos e familiares, numa tríade criança/aluno-escola-família.
Após a realização de revisão da literatura, pesquisa de referências bibliográficas em torno do quadro teórico que sustenta o projeto – literacia crítica, literacia mediática, prevê-se, numa primeira fase, a caracterização de práticas de consumo de media e biografias mediáticas de professores, alunos e pais.
Numa segunda fase, prevê-se o desenvolvimento e implementação de um conjunto de atividades de educação mediática, envolvendo alunos do 1.º ciclo, nomeadamente alunos do 3º e 4º anos do ensino básico (cerca de 23 elementos), num conjunto de 9 a 12 sessões, com a abordagem à literacia mediática e educação para os media através de suportes de comunicação de áreas específicas (comunicação estratégica, ficção e entretenimento e jornalismo).
Na terceira fase, pretende-se avaliar a intervenção realizada.
O projeto teve já aceitação por parte de uma Instituição de Ensino, onde será concretizada uma fase exploratória do estudo.
Por se tratar de uma área vasta, relevante e cada vez mais atual, pretende-se que esta investigação e intervenção no campo da literacia mediática se ramifique e se converta em vários outros projetos para a produção de conhecimento, nomeadamente através do seu alargamento à educação pré-escolar, a outros níveis do Ensino Básico e à rede pública de escolas do 1.º CEB, envolvendo educadores, professores, crianças e suas famílias.