PROJ/CI&DETS/CGD/0003 | PRINT DIMENSÕES, PRINCÍPIOS E OBJETIVOS DE PRÁTICAS INTERDISCIPLINARES NO ENSINO SUPERIOR

Duração: 2017 – 2018

Investigador Responsável

António Ribeiro

Membros da Equipa

Agostinho Ribeiro
Ana Capelo
Ana Patrícia Martins
Anabela Novais
António Ribeiro (IR)
Cristiana Mendes
Helena Margarida Gomes
João Nunes
Lucimara Santos
Luís Menezes
Maria Cristina Gomes
Maria Dalila Rodrigues
Maria Isabel Abrantes
Maria João Silva
Maria Paula Carvalho
Soeli Monte Blanco

Parceiros Institucionais e Empresariais

Escola Superior de Educação de lisboa-Portugal/Universidade Estadual de Santa Catarina-Brasil/Museu Nacional Grão Vasco-Portugal

Entidades Financiadoras

IPV/CGD

Este projeto tem como objetivo identificar, caracterizar e partilhar, ao nível de Instituições de Ensino Superior (IES), iniciativas desenvolvidas nos cursos de formação de professores, que potenciem a promoção de competências de planificação, implementação e avaliação de práticas interdisciplinares (PIs), incluindo as que incentivem ligações com contextos formais e não formais. Inúmeros trabalhos (1,2,3) sublinham a importância de se promover PIs nas IES de formação de professores, como forma destes profissionais explorarem, da melhor maneira e mais ampla possível, as suas competências académicas e contribuírem para a melhoria da qualidade dos processos de ensino e de aprendizagem.
Este projeto de investigação pretende contemplar IES portuguesas, como a Escola Superior de Educação (ESE) de Viseu e brasileiras, como a Universidade Estadual de Santa Catarina, que ofereçam cursos de formação de professores fomentadores de PIs, numa perspetiva de que a cooperação internacional permita enriquecer o conhecimento sobre tais práticas. Pretende ainda contemplar parceria com instituições públicas de cariz cultural (IPCC) (4), como via enriquecedora de articulação interdisciplinar. Para alcançar os objetivos a que se propõe, o projeto assenta, fundamentalmente, numa metodologia qualitativa,
complementada por métodos quantitativos. Tendo como ponto de partida algumas iniciativas de formação de profissionais da educação e de investigação de âmbito interdisciplinar, que têm vindo a ser desenvolvidas por elementos da equipa de investigação, o projeto compreenderá três fases (Fase I, II e III).
A FASE I compreenderá a clarificação concetual e terminológica dos termos sobre e/ou associados a PIs.
A FASE II implicará a monitorização das iniciativas de planificação, implementação e avaliação de PIs.
A FASE III pretende reunir, divulgar e propiciar uma reflexão sustentada e continuada sobre boas práticas em interdisciplinaridade no ES, através da criação de uma associação em rede de investigadores e professores do IES que sugerirão recomendações para a inovação e/ou reajustamento de tais práticas, aliando investigação, formação e educação.
Em síntese, este projeto constitui uma oportunidade única para reunir e partilhar em contexto de cooperação nacional e internacional, PIs desenvolvidas em IES, reforçando as relações entre os investigadores e os implementadores das práticas formais e não formais. Espera-se também que o conhecimento produzido sirva de background e estímulo a outros projetos de cariz interdisciplinar, dentro e fora da mesma IES.

1 http://pendientedemigracion.ucm.es/info/eurohum/docs/dea.pdf
2 http://www.palgrave-journals.com/articles/palcomms20151
3 http://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1002/aehe.3502/epdf
4 http://www.patrimoniocultural.pt/pt/museus-e-monumentos/rede-portuguesa/m/museu-grao-vasco/

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