POCH-02-53I2-FSE-000014 | [A4] IPV Equitativo

Entidades Financiadoras

POCH; PORTUGAL2020; UNIÃO EUROPEIA Fundo Social Europeu

Educação, Cidadania e Inclusão

Esta atividade tem como foco o Estudante com Necessidades Educativas Específicas (ENEE) visando a sua adaptabilidade à vida académica e ingresso no Ensino Superior (ES), através do desenvolvimento da sua autonomia, do sucesso académico, acautelando a melhoria da qualidade de vida em todo o percurso académico e dotando-o de competências facilitadoras para o ingresso na vida ativa. Pretende-se assim criar mecanismos e ferramentas que contribuem para o aumento do acesso destes alunos ao ES bem como garantir o seu sucesso académico e preparação para a vida ativa e mercado de trabalho. Ou seja, a solução alavanca, inequivocamente, o conhecimento e a aceitação da diferença; a autoestima e valorização pessoal; o sentimento de proficiência académica; o grau de satisfação com o curso; a capacidade de decisão autónoma e informada, bem como reduzir taxas de retenção e de abandono escolar, capacitar e autonomizar o ENEE para a inserção na vida ativa melhorando a empregabilidade.
Ora, trabalhando em rede com parceiros que se uniram ao projeto STEAM, a proposta é um agente precursor para o estabelecimento de uma rede empresarial de apoio ao emprego bem como para estabelecimento de pontes entre a vertente académica e vertente empresarial, na perspetiva de realização de estágios dos ENEE do Politécnico de Viseu (ENEEPV). Desta forma, o respetivo impacto social traduz-se nas suas 4 dimensões: i. acesso à informação (reduzindo assimetrias entre classes sociais e acesso a serviços básicos); ii. autonomia, iniciativas independentes que promovam a acessibilidade de pessoas com deficiência a tecnologias que lhes proporcionem uma vida autónoma/independente; iii. transparência (disponibilidade da informação a todos os que se possam interessar de forma a participarem ativamente enquanto cidadãos e contribuir para melhores decisões coletivas, ou seja, tornar as ações sociais mais relevantes e assertivas; iv. escala (objetiva-se que a solução alcance globalidade, tanto por replicação como por abrangência, tornando-a futuramente uma solução de baixo custo e universal).
Neste âmbito foram dinamizadas 3 conferências direcionadas para a comunidade académica e comunidade em geral, as quais focaram a realidade do ENEE no ES, a realidade do ENEEPV, políticas governamentais e legislação direcionada ao ENEE, alternativas, ações, medidas e modelos de implementação urgentes para a verdadeira inclusão e equidade no ES.
Atualmente a capacidade de resposta do Politécino de Viseu no que respeita ao acompanhamento do ENEEPV é insatisfatória, para além de não ser transversal às Unidades Orgânicas (UO) que o constituem. A falta de um sistema informatizado dificulta o acompanhamento, eficiente e eficaz, do ENEEPV. A implantação e operacionalização de uma plataforma de gestão integrada do ENEEPV automatiza todo o processo do ENEEPV, de forma expedita e fácil manuseamento. Estará acessível aos intervenientes do processo de integração e inclusão do ENEEPV, agilizando procedimentos, medidas, apoios e outras necessidades, traduzindo-se na implementação dos seguintes perfis: Informativo (divulgação de legislação e outra informação relevante sobre NEE, garantindo a gestão centralizada e acessível da informação e agilizando procedimentos e medidas de apoio); Académico (registo e atualização de dados sobre o ENEEPV); Técnico de Avaliação e Acompanhamento (registo de avaliação processual do ENEEPV, com envio automático de pareceres técnicos para utilizadores autorizados).
No que respeita a subjacente produção científica, um artigo foi aceite num congresso internacional para comunicação oral e publicação pela Elsevier como um volume da série Procedia Computer Science em volume de acesso livre e outro artigo está a ser ultimado para submissão de publicação em revista internacional indexada.