IPL/2021/MCA_VAL_ESELx | [MCA_VAL] Fiabilidade inter-observador e validade concorrente do instrumento “Motor Competence Assessment” de crianças dos 6 aos 10 anos

Duração: 2021 – 2022

Carlos Luz

Educação para a Saúde e Qualidade de Vida

Competência motora (CM) apresenta-se como variável crucial para o desenvolvimento do movimento humano, da atividade física, da participação desportiva e de um estilo de vida ativo, atuando diretamente na aptidão física relacionada com a saúde dos indivíduos e na alfabetização motora (Stodden et al. 2008). A CM refere-se à qualidade do desempenho do movimento humano e é definida como a capacidade de uma pessoa ser proficiente numa ampla gama de habilidades motoras locomotoras, de estabilidade e manipulativas (Utesch and Bardid 2019). Apesar da importância atribuída à CM, a forma de a avaliar não tem sido unânime e não existia até há pouco tempo nenhum instrumento para a avaliar nas suas três componentes. Assim, a criação e validação de instrumento para avaliar a CM é relevante para um desenvolvimento mais saudável das crianças. Ao longo dos últimos 5 anos, a nossa equipa de investigação criou o Motor Competence Assessment (MCA), um instrumento de avaliação da CM, tendo já sido estabelecida a sua validade de constructo (Luz et al. 2016) e tendo posteriormente sido publicados os valores normativos para a população portuguesa dos 3 aos 23 anos (Rodrigues et al. 2019). Entretanto, o MCA tem sido usado pela nossa equipa de investigação em vários estudos de caracterização e comparação (Luz et al. 2019; Luz, Cordovil, et al. 2017; Luz, Rodrigues, et al. 2017; Sá et al. 2021) e muito recentemente na avaliação dos efeitos da inatividade forçada pelo confinamento do COVID-19 em crianças portuguesas (Pombo et al. 2021). O objetivo deste projeto passa por expandir a nossa investigação atual, completando a validação concorrente e a fiabilidade inter-observador do MCA dos 6 aos 10 anos de idade.
Assim, iremos avaliar 100 crianças dos 6 aos 10 anos. Numa primeira fase e para aferir a validação concorrente do MCA, pretendemos avaliar e comparar os resultados em 3 instrumentos de avaliação da CM, nomeadamente no MCA, no movement ABC e no Dragon Challenge. A escolha destes instrumentos como instrumentos de comparação para o MCA deve-se ao facto de um instrumento avaliar as 3 componentes da competência motora (movement ABC) e do outro instrumento ser recentemente concebido para a avaliação da componente motora da literacia física sob a forma de circuito com alguma aceitação na comunidade científica (Dragon Challenge). Numa segunda fase, e tendo como objetivo avaliar a fiabilidade inter-observador do MCA iremos usar dois avaliadores em simultâneo, na avaliação deste instrumento.