PROJ/CI&DETS/2015/005 | HUMAT HUMOR NO ENSINO DA MATEMÁTICA

Pablo Flores
Véronique Delplancq

Parceiros Institucionais e Empresariais

Universidade de Granada (Espanha)
Universidade de Mendoza (Argentina)
Universidade do Minho (Portugal)

IPV/CI&DETS

mais

Este projeto estuda o humor no ensino de Matemática nos primeiros anos, analisando as práticas dos professores de Matemática e faz propostas de desenvolvimento curricular. Assim, o projeto coloca as seguintes questões: Os professores dos primeiros anos de escolaridade usam nas suas aulas tarefas ou situações que apresentam, de maneira humorística, ideias matemáticas? Que recursos usam eles? Como selecionar, adaptar ou construir textos e tarefas que tenham, de maneira humorística, ideias matemáticas com potencial didático para a educação nos primeiros anos de escolaridade?

Este projeto de investigação pretende abordar estas questões, focando:

(i) a avaliação das práticas e conhecimentos dos professores relativos ao uso de textos com ideias matemáticas apresentadas de forma humorística;
(ii) a seleção, adaptação e construção de tarefas e textos que apresentam, de maneira humorística, ideias matemáticas com potencial didático na educação para os primeiros anos de escolaridade; e
(iii) a integração e uso, por professores dos primeiros anos, de textos que apresentar, de maneira humorística, contextos para o ensino da Matemática.

O projeto, com forte componente de desenvolvimento curricular, baseia-se no conhecimento sobre o ensino exploratório da Matemática, no qual os alunos trabalham com tarefas matemáticas desafiadoras, e também no conhecimento atual sobre o potencial didático do humor em diversos tipos de textos. Em relação ao primeiro ponto, há investigação considerável, mas em relação ao segundo, o conhecimento disponível é mais escasso.