[EPOPS] CAPACITANDO ORGANIZAÇÕES DE PAIS PARA PREVENIR O USO DE SUBSTÂNCIAS

Cátia Magalhães

Erasmus +

mais

O projeto EPOPS envolveu três paises – Portugal, Espanha e Alemanha (e diferentes entidades em cada país). O consumo de drogas pelos adolescentes está no centro de muitos problemas estruturais que a política da UE está a trabalhar para erradicar. No entanto, as principais práticas de prevenção na Europa continuam a ser dominadas por atividades que apelam a processos cognitivos persuasivos (OEDT, 2015). É necessária mudança para alargar o âmbito dos programas comunitários, envolvendo novos grupos-alvo, promovendo intervenções baseadas em evidências e políticas ambientais que visem principalmente o consumo de álcool e de drogas por menores.O objectivo deste projecto é adaptar e avaliar uma implementação piloto do programa FERYA em dois países europeus países. A FERYA foi concebida para capacitar organizações de pais para prevenir riscos relacionados com o uso de substâncias que afetam os seus filhos. O programa teve uma implementação experimental em três regiões espanholas durante os últimos três anos com resultados muito promissores em termos de envolvimento dos pais na realização de ações preventivas a nível local.A elaboração de um programa de prevenção com uma abordagem contextual, incluindo um modelo de avaliação para examinar o empoderamento das organizações, a avaliação da sua preparação para a mudança e o fortalecimento das suas bases para envolvê-las activamente na prevenção, representará um avanço importante no campo da abordagem orientada para a comunidade. capacitação para a prevenção do abuso de substâncias.
Pais treinados, como agentes proativos, agirão como sementes ampliando a prevenção e impactando em três níveis:
i) família, integrando conhecimentos de estilos parentais para melhorar o desempenho familiar;
ii) comunidade, envolvendo outros pais, promovendo programas na escola baseados em evidências para estudantes e famílias, e sensibilizando e envolvendo a comunidade em geral nos objectivos e metas do projecto;
iii) nível social e político, introduzindo mudanças ambientais orientadas para a prevenção do álcool e das drogas.