PROJ/CI&DETS/CGD/0012 | EATMOT MOTIVAÇÕES PSICO-SOCIAIS ASSOCIADAS ÀS ESCOLHAS E PRÁTICAS ALIMENTARES

Duração: 2017 – 2018

Raquel Guiné

Ana Paula Cardoso

78 investigadores em 18 países:
Portugal (8)

UI&D

CI&DETS/IPV

Parceiros Institucionais e Empresariais

Instituto Politécnico de Viseu; School of Nutrition. Faculty of Health Sciences. Maimonides University; UFVJM. FCBS. Departamento de Nutrição, Campus JK, Diamantina, Minas Gerais, Brasil; Faculty of Food Technology and Biotechnology, University of Zagreb, Croatia; Limassol College, Department of Nutrition and Clinical Dietetics, Nicosia, Cyprus; Molecular Biology Dep., Genetic Eng. and Biotechnology Institute, University of Sadat City, Egypt; Alexander Technological Educational Institute, Dept. of Food Technology, Thessaloniki, Greece; HCA, Directorate of Food Industry, Budapest, Hungary; Department of Food Science, University of Parma, Italy; LLU, Faculty of Food Technology, Latvia; Department of Food Safety and Quality, Lithuanian University of Health Sciences, Kaunas, Lithuania; Ministry of Health, Macedonia; Wageningen University & Research, The Netherlands; Wroclaw University of Environmental and Life Sciences, Chełmooskiego 37, 51-630 Wrocław, Poland; Dep. Community Nutrition and Food Safety, University of Medicine and Pharmacy Tirgu-Mures, Romania; Faculty of Health Sciences, University of Primorska, Slovenia; Faculty of Agriculture – University of Belgrade, Republic of Serbia; Long island University, USA

Entidades Financiadoras

IPV/CGD

O papel da alimentação como um valioso aliado para manter um bom estado de saúde e prevenir ou tratar doenças tem sido amplamente estabelecido hoje em dia, através de inúmeros estudos científicos. O excesso de gorduras, particularmente gorduras saturadas e trans, açúcares ou sal tem sido associado a inúmeras doenças crónicas. Além disso, a ingestão insuficiente de frutas e legumes, como resultado das tendências modernas para o consumo de níveis elevados de alimentos de conveniência processados, resulta em carências de vitaminas, minerais, fibras alimentares, substâncias bioativas, tais como, por exemplo, antioxidantes, entre outros constituintes extremamente importantes dos alimentos. Os comportamentos humanos em relação aos alimentos estão ligados a uma série de factores, quer de natureza sociológica ou de natureza psicológica. Assim, o objetivo deste projeto é realizar um estudo sobre as diferentes motivações psíquicas e sociais que determinam os padrões alimentares das pessoas, seja em relação às suas escolhas ou hábitos alimentares. Para levar a cabo esse propósito, fatores ligados a escolhas alimentares serão avaliados nas seguintes áreas principais: motivações de saúde; fatores económicos; aspectos emocionais; influências culturais; marketing e publicidade ou preocupações ambientais. O estudo será baseado num questionário que será preparado propositadamente para o projeto e, portanto, adequado a avaliar os aspectos considerados determinantes para alcançar os objectivos realçados. O alcance do estudo será multinacional, incluindo diferentes países, a fim de reunir informação a uma escala transfronteiriça, e que será extremamente valiosa para produzir resultados científicos relevantes, bem como apontar diretivas que poderiam ser usados em cada um dos países para melhorar os hábitos alimentares no sentido de adotar dietas mais saudáveis.