[apoios especiais IPV] FAZER A DIFERENÇA, NÃO FAZENDO DIFERENÇA

Sara Felizardo

IPV

mais

No universo de estudantes com Necessidades Educativas Específicas, cabe às Instituições do Ensino Superior (IES) adequar e proporcionar os meios necessários para uma aprendizagem que garanta educação de qualidade e equidade. Para atingir tais objetivos, urge sensibilizar a comunidade académica para as diferentes particularidades com que se confrontam no espaço académico. Por outro lado, a informação deve ser veiculada de modo a ser interpretada por todos, tal como as atividades do foro institucional. Da mesma forma, as condições sociais que enfrentamos no dia a dia, fruto da pandemia que nos assola, as dificuldades financeiras, por esta agravadas, a responsabilidade individual da gestão diária, a eventual ausência de suporte familiar e dificuldades de adaptação ao meio académico são variáveis que afetam o desempenho académico e estão relacionadas com problemas de saúde mental, nomeadamente a depressão e o suicídio, um novo paradigma a enfrentar nas IES.
Neste âmbito foram dinamizados 3 webminares abordando a temática das Necessidades Educativas Específicas no Ensino Superior; 1 ciclo de conferências sobre a temática da Saúde Mental nas Unidades Orgânicas do IPV; 1 curso de Língua Gestual Portuguesa; 1 evento cultural alusivo ao Dia Internacional da Pessoa com Deficiência e cujos intervenientes foram estudantes e ex-estudantes do IPV com Necessidades Educativas Específicas e 1 sessão cinematográfica e debate direcionado à comunidade em geral. Para além do exposto foi contratado 1 psiquiatra para atender a comunidade académica e uma intérprete de LGP para legendar vídeos institucionais.