2022.05347.PTDC | IC Senior X – Impacto da Informação e da comunicação na experiência do sénior na comunidade online miOne

Duração: 2023 – 2023

Ana Isabel Veloso

Sónia Ferreira

Entidades Financiadoras

DigiMedia – Universidade de Aveiro

Na Sociedade da Informação e em Rede tem havido um rápido crescimento na utilização de comunidades online e uma elevada dependência da sua utilização para ultrapassar as fronteiras do distanciamento social e da solidão. O IC Sénior X investiga a forma como diferentes serviços comunitários podem ajudar e incorporar nas atividades de vida diária dos participantes, incluindo atividades relacionadas com os objetivos de desenvolvimento sustentável e dimensões do envelhecimento ativo e saudável. Em detalhe, pretende estudar o impacto da comunidade online miOne na experiência de utilização dos idosos para um envelhecimento ativo e saudável. Conceituar, implementar e testar um conjunto de serviços gamificados de comunicação e informação e jogos sociais digitais pretende-se através de atividades de sociabilidade e cicloturismo. O projeto está também articulado com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas para 2030, a Estratégia para um Envelhecimento Ativo e Saudável, a Agenda Europeia de Competências, a Estratégia para a Mobilidade Ativa Ciclável, a Parceria Europeia de Inovação para um Envelhecimento Ativo e Saudável e o RIS3 Centro.