13862389 | [COMentoria] Análise SWOT da Comunicação do Programa Mentori@IPL. Contributos para Maior Adesão dos Estudantes

Duração: 2021 – 2022

Maria Alexandra Romão Dias de Mendonça David

Ana Gama

Os Programas de Mentoria – com base na relação interpares – têm vindo a afirmar-se como estratégia de apoio à integração dos estudantes (maioritariamente geração Z) nas instituições de ensino superior (IES) apresentando vantagens ao nível académico, social, e pessoal que, no seu conjunto, contribuem para o sucesso académico e para a prevenção do abandono. As tecnologias da informação e da comunicação vieram possibilitar o aumento exponencial dos canais de comunicação, permitindo aos utilizadores acederem a vários tipos de informação. No entanto, verifica-se um aumento do isolamento face ao mundo real, a designada “solidão digital”, que após a pandemia por Covid-19 se intensificou. Nas IES, reflete-se na falta de adesão dos estudantes às atividades presenciais, na falta de compromisso e envolvimento, ainda que estas atividades sejam especificamente dirigidas à satisfação das suas necessidades, como é o caso do Programa Mentori@IPL.
A comunicação utilizada e os próprios conteúdos poderão relacionar-se com esta realidade. Desta forma, o objetivo geral é identificar as perceções dos diferentes stakeholders sobre o processo de comunicação efetuado ao Programa Mentori@IPL e os objetivos específicos são mapear os canais que têm vindo a ser utilizados na comunicação do Programa Mentori@IPL, bem como os seus timings; conhecer a perceção de mentores e mentorandos sobre as forças, oportunidades, fraquezas e ameaças associadas ao processo comunicativo do Programa, nas UO em que o programa está ativo, e conhecer a perceção dos restantes stakeholders, sobre quais os canais e os formatos considerados mais adequados para comunicar o Programa Mentori@IPL.
A metodologia adotada é mista, estando contemplada na metodologia qualitativa a análise documental, a análise SWOT e o focus group. Na metodologia quantitativa será utilizado o inquérito por questionário.
Os resultados que esperamos obter terão grande relevância académica e social para as UO do IPL, que aderiram ao Programa desde a primeira edição, assumindo o ponto de partida para a mudança na estratégia de comunicação e, consequentemente, contribuir para uma melhor integração dos estudantes no ES, para maior adesão aos programas propostos, contribuindo, desta forma, para o aumento do sucesso escolar, para a redução das taxas de abandono e de insucesso escolar.