APRESENTAÇÃO

O CERNAS-IPV é uma Unidade de Gestão do centro de investigação CERNAS, Centro de Recursos Naturais, Ambiente e Sociedade, Unidade de Investigação reconhecida pela Fundação para a Ciência e Tecnologia e avaliada com a classificação de Muito Bom no presente ciclo avaliativo.

O CERNAS tem três unidades, uma no Instituto Politécnico de Coimbra (Unidade de Gestão Principal), outra no Instituto Politécnico de Castelo Branco e a do Instituto Politécnico de Viseu, agregando as intuições do ensino agrário da Região Centro do país. Mais informação pode ser consultada em https://cernas.org/pt-pt.

O CERNAS-IPV tem por objetivos e missão os definidos para o CERNAS, produzindo investigação nos domínios das Ciências Agrárias, Ciência e Engenharia Alimentar e Ambiente e Sociedade, promovendo, assim, o desenvolvimento sustentável de base regional como parte de uma intervenção global.

ACOLHIMENTO

No instituto Politécnico de Viseu, o CERNAS-IPV envolve áreas de duas das suas unidades orgânicas: A Escola Superior Agrária de Viseu, nos domínios das ciências agrícolas e alimentares, e a Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viseu, no domínio das ciências do ambiente.

ESAV
Escola Superior Agrária de Viseu

A ESAV, criada oficialmente em 19 de Dezembro de 1994 (DL n.º 304/94), é uma das unidades orgânicas do Instituto Politécnico de Viseu, integrando-se na rede de ensino superior público português, ao nível do ensino politécnico. Assim deu-se continuidade à tradição, pois a Cidade de Viseu teve o privilégio de ser pioneira no Ensino Agrícola em Portugal através da criação da Escola Prática de Agricultura de Viseu, por Decreto de 16 de Dezembro de 1852.

A ESAV pretende transmitir e divulgar o conhecimento, com vista à formação de estudantes com elevado nível de competências nas áreas das ciências agrárias, alimentares e veterinárias; promover a investigação aplicada e sua divulgação, o intercâmbio cultural, científico e tecnológico com instituições congéneres, nacionais e internacionais e o relacionamento com o tecido empresarial, de forma a contribuir para o desenvolvimento da região e do país.

A ESAV localiza-se numa zona nobre da cidade de Viseu, na Quinta da Alagoa, com cerca de 23 hectares. Possuindo inúmeras culturas, destacando-se a vinha, o pomar e o olival. Contando ainda com estruturas de produção pecuária de ovinos, caprinos, bovinos, aves e coelhos, bem como um Centro de Enfermagem Veterinária e laboratórios, com tecnologias que permitem aquisição de competências em vários domínios técnico-científicos.

ESTGV
Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viseu

A ESTGV é uma unidade orgânica de ensino e de investigação integrada no IPV. Foi criada por Decreto-Lei n.º 46/85, de 22 Novembro, sendo o curso de Gestão o primeiro a funcionar no ano letivo de 1987/1988. Tem sete departamentos, incluindo o Departamento de Ambiente, e uma oferta formativa muito variada incluindo CTESP, Licenciaturas e Mestrados.

O Departamento de Ambiente desenvolve as suas atividades no âmbito das ciências e tecnologias do ambiente, da Terra e da energética.

ESTGL
Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Lamego

A ESTGL é uma unidade orgânica do Instituto Politécnico de Viseu dotada de autonomia Administrativa, Científica e Pedagógica.

Vocacionada para a formação inicial, em domínios científicos que mais diretamente possam intervir na atividade dos setores económico-produtivos da sua área de abrangência, incluindo oferta formativa na área do Turismo, e investigação aplicada ao turismo natureza, turismo rural e desenvolvimento regional.