José António Ferreira Pinto Sargento
POLITÉCNICO DE VISEU • Escola Superior de Educação • 0000-0003-3498-1735 | 7F19-394E-2004
PRODUÇÃO CIENTÍFICA
Delplancq, V., Costa, A. M., Pereira, J., Gillain, R., Fidalgo, S. (2024). Using Digital Tools to Innovate in Higher Education. In Digital Literacy at the Intersection of Equity, Inclusion, and Technology, (pp. 198-223). Estados Unidos: IGI Global. DOI: 10.4018/979-8-3693-2591-9.ch009
Fernandes, R., Martins, E., Mendes, F., Sargento, J. (2024). Empreendedorismo social em estudantes do ensino superior. In J. Jardim, E. V. Rodrigues (Coords.), Educação Empreendedora e Cidadania: Novos Paradigmas para um Futuro Colaborativo (pp. 171-177). SkillsResearch
Sargento, J., Oliveira, S. (2024). A relação Professor-Aluno como motor da Educação. In J. Souza-Silva (Org). Temas Contemporâneos em Psicologia: Ensino, Ciência e Profissão – Vol. 6 (pp. 113-122). Bagai Editora. DOI: 10.37008/978-65-5368-500-0.13.11.24
Sargento, J., Oliveira, S. (2024). Infância: Ordem para Brincar. In G. Machado & I. Folmer (Org.). Além dos limites: educação e pesquisas contemporâneas (vol. 3, pp. 126-135). Arco Editora. doi: 10.48209/978-65-5417-381-A
Alves, A., Carraça, B., Sargento, J., Magalhães, C. (2022). Autocuidado e Mindfulness em profissionais do contexto social. In Silva, A., Vieira, A. (Org.), Ciências humanas: Desafios metodológicos e resultados empíricos 2 (pp. 36-49). Atena Editora. DOI: 10.22533/at.ed.0222209065
Magalhães, C., Alves, A. B., Carraça, B. & Sargento, J. (2021). Recursos para crianças, jovens, famílias e profissionais na pandemia de COVID-19. In C. Bianchessi (Org.), Diálogos sobre a Educação: saberes, contextos e experiências pedagógicas (pp. 129-136). Brasil: Editora Bagai.
Sargento, J. & Oliveira, S. (2021). Emoção e afeto na educação: O olhar relacional dos modelos psicanalíticos. In Educação em foco: Dilemas e desafios contemporâneos (pp. 70-81). Brasil: Arco Editores. DOI: 10.48209/978-65-89949-20-5
Martins, E., Gomes, L., Silva, V., Fernandes, R., Mendes, F., Ribeiro, E., Felizardo, S., Sargento, J. (2023). EMPREGABILIDADE INCLUSIVA: MANUAL DE APOIO Igualdade no acesso, permanência e progressão no emprego. Viseu, Portugal: Instituto Politécnico de Viseu. Retrieved from https://repositorio.ipv.pt/bitstream/10400.19/7971/1/Manual%20-%20empregabilidade_FINAL-digital.pdf
Sousa, F., Magalhães, C., Sargento, J., Alves, A. B., Fonseca, S. (2024). Adolescência e comportamentos aditivos sem substância: do Gaming ao Gambling. In J. Brinca, H. Luz, V. Nunes, J. Barbosa, C. Magalhães, F. Coelhoso (Coords.), Modelos e Práticas nos Comportamentos Aditivos e Dependências: da Prevenção à Reinserção Social (pp. 73-102). Portugal: Edições Esgotadas. Retrieved from https://www.edicoesesgotadas.com/catalogo/modelos-e-praticas-nos-comportamentos-aditivos-e-dependencias/
Cabral, C., Fernandes, R., Sargento, J., Martins, E., Mendes, F. (2023). Psicomotricidade e multideficiência: uma investigação-ação. In S. Felizardo, E. Ribeiro, E. Martins & R. Fernandes (Eds.), Apontamentos de Educação Especial e Inclusiva @ 2023 (pp. 13-22). Portugal: Escola Superior de Educação de Viseu
Magalhães, M., Carraça, B., Alves, A. B., Sargento, J. (2022). Trinka e João no combate ao grande vírus: um recurso para crianças, famílias, e profissionais na pandemia de COVID-19. Egitania Sciencia, II Edição Especial: Educação (pp. 107-121). DOI: https://doi.org/10.46691/es.vi.72
Sargento, J., Oliveira, S. (2019). Ataco com fúria para me proteger: o comportamento disruptivo e o olhar relacional da clínica psicodinâmica – um estudo de caso. Revista de Psicologia da Criança e do Adolescente, 10(2), 315-322. Retrieved from http://revistas.lis.ulusiada.pt/index.php/rpca/article/view/2787/3040