Hugo Alexandre Lopes Menino
POLITÉCNICO DE LEIRIA • 0000-0002-0072-4274 | 4D1A-DB05-DF6F
PRODUÇÃO CIENTÍFICA
Menino, H. (2023). Números e Operações. Leiria: Escola Superior de Educação e Ciências Sociais de Leiria. ISBN 978-989-35410-0-5
Menino, H. (2023). Números e operações para a educação básica. Leiria, Portugal: Escola Superior de Educação e Ciências Sociais. Instituto Politécnico de Leiria. https://doi.org/10.25766/a7m7-4j25
Pitau, J. Santos, T., Menino, H. Gamboa, M. J. (2023). Aprendizagens matemáticas no contexto de uma experiência integradora em jardim de infância. In Oliveira, A. M. Proença, H. Menino, J. Amoroso, M. J. Gamboa, R. leal (Eds.), Didáticas no Jardim de Infância – Propostas de Integração curricular na formação de educadores (pp. 93-109). Escola Superior de Educação e Ciências Sociais de Leiria
Crespo, D., Prudêncio, R., Leal, R., Menino, H. (2023). Evidenciar o pensamento geométrico e espacial no jardim de infância: Vamos construir duas maquetes. In Didáticas no Jardim de Infância – Propostas de Integração Curricular na Formação de Educadores (pp. 53-70). Leiria, Portugal: Politécnico de Leiria.
Menino, H.,Tavares, D. (2023). A importância do feedback na aprendizagem da matemática numa experiência de ensino a distância. In Metodologias e práticas educativas no ensino superior visões multidisciplinares (pp. 135-153). Coimbra, Portugal: Livraria Almedina.
Oliveira, M., Proença, A. P., Menino, H., Reis, S., Amoroso, J. P., Leal, R., Gamboa, M. J., Leal, R. (2023). Por uma abordagem integradora da didática no Jardim de Infância. In Didáticas no Jardim de Infância. Propostas de Integração Curricular na Formação de Educadores (pp. 12-17). Leiria: Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Leiria
Inácio, A., Fernandes, I., Menino, H. (2022). Projeto – A Ambineza. In M. Oliveira, M. Rodrigues, S. Milhano (Orgs.), A voz e agência da criança – abordagem de projeto na formação de educadores de infância (pp. 43-55). Leiria, Portugal: Associação de Profissionais de Educação de Infância & Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Leiria. ISBN: 978-989-8797-83-4
Menino, H. (2019). Álgebra e a resolução de problemas. In Desafios matemáticos, 20 anos de problemas para os primeiros anos (pp. 99-106). Leiria, Portugal: Escola Superior de Educação e Ciências Sociais de Leiria.
Menino, H., Rodrigues, M. (2019). Resolução de Problemas, Raciocínio e Comunicação Matemática. In D. Tavares, H. Pinto, H. Menino, I. Rochas, N. Rainho, M. Rodrigues, R. Cadima, R. Costa (Eds.), Desafios Matemáticos – 20 anos de problemas para os primeiros anos (pp. 13-23). ESECS, Politécnico de Leiria. ISBN: 978-989-8797-32-2
Menino, H., Reis, S., Oliveira, A. (2024). Portuguese students’ perceptions of the flipped classroom: a case study in didactics of mathematics in higher education. Journal of Global Business and Technology, 20(2), 20-33. https://gbata.org/wp-content/uploads/2024/07/JGBAT-Volume-20-Number-2.pdf
Lisboa, P., Santos, M. J. S. P., Menino, H. A. (2023). Os estereótipos de género numa turma do 1º ano de escolaridade. Revista Conhecimento Online, 2, 3–21. DOI: https://doi.org/10.25112/rco.v2.3390
Menino, H., Tavares, D., Oliveira, A. (2024). Pensamento computacional: uma experiência de formação de professores dos primeiros anos. Educação & Matemática, 173