PRODUÇÃO CIENTÍFICA
Ramalho, H., Araújo, F. (2023).
Topicidades da conceção reformista do regime da educação inclusiva: uma abordagem sociológica.
In S. Felizardo, E. Ribeiro, E. Martins & R. Fernandes (Eds.), Apontamentos de Educação Especial e Inclusiva @ 2023 (pp. 23-37).
Portugal: Escola Superior de Educação de Viseu
Ramalho, H. (2021).
A educação inclusiva na narrativa dos projetos de intervenção da escola dos candidatos a diretor: uma análise de sete experiências.
In S. Felizardo, E. Ribeiro, E. Martins, R. Fernandes (Eds.), Apontamentos de educação especial e inclusiva @2021 (pp. 33-56).
Viseu: ESEV. ISBN: 978-989-53495-1-7
Ramalho, H. (2020).
A educação inclusiva na narrativa dos projetos de intervenção na escola dos candidatos a diretor: Proposta de um modelo de análise.
In S. Felizardo, E. Ribeiro, E. Martins (Eds.), Apontamentos de Educação Especial e Inclusiva @2020 (pp. 27-39).
Viseu, Portugal: Escola Superior de Educação de Viseu. ISBN: 978-989-54743-5-6
Ramalho, H. (2020).
Entre Participações Convergentes e Divergentes em Sala de Aula: um ensaio sociológico sobre a interação escola-sociedade-professor-aluno.
In H. Ramalho, A. P. Cardoso, C. Lacerda, J. Rocha, M. Figueiredo (Eds.), Aprender é Coisa Séria: contributos para a construção do saber escolar I (pp.26-36).
Viseu, Portugal: Escola Superior de Educação. ISBN: 978-989-54743-0-1
Ramalho, H. (2020).
O Contrato de Sala de Aula entre Transgressões, Ruturas e Dialogicidades: uma análise sociopedagógica.
In H. Ramalho, A. P. Cardoso, C. Lacerda, J. Rocha, M. Figueiredo (Eds.), Aprender é Coisa Séria: contributos para a construção do saber escolar I (pp. 37-45).
Viseu, Portugal: Escola Superior de Educação. ISBN: 978-989-54743-0-1
Ramalho, H. (2019).
A dialética exclusão-inclusão no quadro da atual planificação social: breve ensaio hermenêutico sobre o papel da educação inclusiva numa sociedade excludente.
In S. Felizardo, E. Ribeiro, E. Martins (Eds.), Apontamentos de Educação Especial e Inclusiva @2019 (pp. 15-30).
Viseu, Portugal: Escola Superior de Educação de Viseu. ISBN: 978-989-54036-8-4
Ramalho, H. (2019).
Escolas Democráticas sem Eleitos: A (pseudo)democracia escolar entre “recrutados”, “designados/indicados” e “cooptados”.
In 25 anos do Forum Português de Administração Educacional – Edição Comemorativa (pp. 83-87).
Lisboa, Portugal: Forum Português de Administração educacional. ISBN: 978-989-8912-08-4
Ramalho, H. (2018).
O Ofício de Aluno na Contemporaneidade: o problema do humano na escolarização do projeto político pedagógico atual.
In PAIDEIA & HUMANITAS Formar e educar ontem e hoje (pp. 573-596).
V. N. Famalicão, Portugal: Edições Húmus. ISBN: 978-989-755-386-8
Magalhães, M., Rocha, J., Ramalho, H. (2021).
Assessement tests in the 5th year of schooling – perceptions of students and teachers of portuguese and history and geography of Portugal.
Millenium, 2(ed espec nº9), 271-279.
DOI: doi.org/10.29352/mill029e.23740
Brown, M., McNamara, G., Cinkir, S., Fadar, J., Figueiredo, M., Vanhoof, J., O’Hara, J., Skerritt, C., O’Brien, S., Kurum, G., Ramalho, H., & Rocha, J. (2021).
Exploring parent and student engagement in school self-evaluation in four European countries.
European Educational Research Journal, 20(2), 159–175.
DOI: https://doi.org/10.1177/1474904120961203
Ramalho, H. (2024).
Formação de professores, educação inclusiva e desenvolvimento: contributos para a construção de um quadro crítico-analítico e compreensivo.
Saber E Educar, 33.
https://doi.org/10.25767/se.v33iGeral.35161
Ramalho, H. M. P. (2024).
Organização e administração escolar: análise ao discurso oficial da participação, da colegialidade e da eleição em escola pública de Portugal.
Teoria E Prática Da Educação, 26(1), e70193.
Retrieved from https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/70193
Ramalho, H. M. P. (2022).
Políticas de educação superior e de formação de professores no vulto ideológico da Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES).
Revista Educação E Políticas Em Debate, 11(1), 421–437.
DOI: https://doi.org/10.14393/REPOD-v11n1a2022-60809
Ramalho, H. M. (2021). O governo da educação e os direitos humanos: Uma análise crítica às interseções e (des)conexões das narrativas oficiais. Revista Inclusiones, 8(Esp.), 281-308. Retrieved from https://revistainclusiones.org/index.php/inclu/article/view/1110
Ramalho, H. M. (2021). Entre o ato de governar e o exercício da cidadania: Exercer a cidadania para influenciar a governação ou governar para normalizar a cidadania?. Revista Inclusiones, 45-73. Retrieved from https://revistainclusiones.org/index.php/inclu/article/view/2484
Ramalho, H. (2021). Direções atuais da autonomia, administração e gestão das escolas em Portugal: Apontamentos Freireanos. Linguagens, Educação E Sociedade, 26(48), 5-38. Retrieved from https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/2450
Ramalho, H. P.(2021). Processos Contemporâneos de Escolarização e seus Efeitos na Fabricação de Identidades Juvenis: um Ensaio de Sociologia da Educação. Educação Em Revista, 22(esp), 41–58. DOI: https://doi.org/10.36311/2236-5192.2021.v22nesp.p41-58
Ramalho, H. (2020). Meritocracia Escolar e Suas Influência(s) na Condição de Jovem Centralmente Normalizada dos Alunos da Escola Pública Portuguesa: uma análise às narrativas e racionalidades oficiais. Revista da Associação Portuguesa de Sociologia, 24, 27-63. DOI: https://doi.org/10.30553/sociologiaonline.2020.24.2
Ramalho, H. M. (2020). O Conselho Geral como antinomia do regime de autonomia da escola pública. Linhas Críticas, 26, 1-17. Doi: 10.26512/lc.v26.2020.32060
Ramalho, H., Rocha, J., Lopes, A. (2020). Interações aluno-professor: Percepções sobre o feedback pedagógico. Psicologia em Pesquisa, 14(1), 76-95. Doi: 10.34019/1982-1247.2020.v14.29010
Ramalho, H. (2019). Arquiteturas da habilitação profissional para a docência e as bases da formação e profissionalização em contexto Europeu. Educação em Revista, 35. https://doi.org/10.1590/0102-4698203223
Ramalho, H. (2019). Revisitando a definição operacional de currículo na linha da flexibilidade curricular: uma análise à atual conceção complexa de currículo no quadro das agências professor, aluno e competência. Saber e educar, 26(2019), 1-10. DOI: 10.17346/se.vol26.346